Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Runas

+3
LadyFeluryan
Aredhel
Kwannon
7 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Runas Empty Runas Ter Nov 13, 2012 11:12 am

Kwannon

Kwannon

Hoje venho dar também um contributo para o Fórum Smile Vou falar-vos da minha experiência com as Runas (que não é muita, sinceramente) e do que fui aprendendo sobre este tema através dos livros, mas sem me aprofundar muito.
As runas foram em tempos o alfabeto sagrado dos povos Germanicos e, simultaneamente, um método divinatório. Tinha muitos usos, fosse para escrever texto propriamente dito, para gravar em talismãs e utilizar em feitiços e, como é hoje utilizado, para adivinhação. Os mestres de runas eram nessa época muito respeitados e a sua sabedoria passava oralmente, numa cadeia que terminou com o último mestre no séc. XVII. Só com o revivalismo do séc. XIX recomeçou um interesse genuíno por recuperar esta arte.
A forma mais típica do alfabeto das runas contém 24 figuras e é chamado de Futhark Antigo (Elder Futhark). A palavra Futhark, como acontece com o alfabeto grego, deriva dos nomes das 6 primeiras figuras. Supostamente devem ser guardadas dentro de um saquinho de pano, para evitar más vibrações (eu guardo as minhas dentro de um amarelo, cor relacionada com a adivinhação) e são lançadas em cima de um pano branco, como forma de respeito e simbolizando a sua pureza. Tradicionalmente o ideal é cada um fazer as suas próprias runas, em pedaços de madeira de uma árvore de fruto ou em pedra, com os símbolos pintados/gravados a vermelho. Como pessoa impulsiva que sou, fiz as minhas runas antes de ter este conhecimento, e acabaram por ser criadas a partir de uma massa de moldar que se usa no artesanato, pintadas a preto. Mas honestamente, nunca me "funcionaram mal", por isso deixo ao vosso critério.
Cada runa está relacionada com muitos aspectos e, tal como no tarot, a interpretação desses aspectos vai-nos dar um panorama sobre a questão/tema abordado, quase nunca uma resposta directa. Para terem uma noção das inúmeras informações que cada uma pode providenciar, há que considerar:
- A letra/som que pertence à runa (por ser também um alfabeto)
- O deus/deusa nórdico com o qual está relacionado, sua parte na mitologia e os seus atributos
- A ideologia por trás dessa runa e consequentes relacionamentos (por exemplo, a runa Fehu é a primeira do Futhark, portanto está relacionada com inícios; mas como representa uma vaca, é principalmente sinónimo de riqueza e prosperidade, forma como o gado era visto por estes povos).

Podem-se lançar de imensas formas diferentes, mais ou menos elaboradas. Há que ter em atenção, quando se tira uma só runa, que ela tanto pode mostrar o passado, como o presente ou futuro. Há até quem lance todas as runas de uma vez e faça a interpretação baseada nas suas posições (se bem que essa forma para mim é bem confusa). Também têm significado invertido ou direito, como as cartas.

Enfim, espero que tenha sido útil nesta pequena explicação Wink

2Runas Empty Re: Runas Ter Nov 13, 2012 12:11 pm

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Obrigada Kwannon (missbone57) tão foufa (missbone229) obrigada pelo teu contributo!! Adorei e aprendi mais sobre runas. Por acaso, em principio vou-me mudar de casa (vou viver mais pertinho do rio e da natureza) e vou fazer as minhas runinhas lá, estou ansiosa!!

3Runas Empty Re: Runas Ter Nov 13, 2012 1:18 pm

Kwannon

Kwannon

Kyoko escreveu:Obrigada Kwannon (missbone57) tão foufa (missbone229) obrigada pelo teu contributo!! Adorei e aprendi mais sobre runas. Por acaso, em principio vou-me mudar de casa (vou viver mais pertinho do rio e da natureza) e vou fazer as minhas runinhas lá, estou ansiosa!!

Ora, de nada Wink Fazes bem em fazer lá as runas. Também me mudei para o campo, tanto para viver como para trabalhar, e tem sido uma lufada de ar fresco, sinto-me mesmo mais feliz Very Happy

4Runas Empty Re: Runas Ter Nov 13, 2012 1:39 pm

LadyFeluryan

LadyFeluryan

Gostei muito deste tópico, obrigada pela explicação Kwannon

5Runas Empty Re: Runas Ter Nov 13, 2012 7:11 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Está realmente fantástico. É um oráculo que não me diz muito e que nunca aprofundei. Quem sabe um dia. Tenho uma amiga que foi ela que fez as runas também, mas ela imporvisou. Tal como tu, fez de um material moldavel e fez uma especie de dado com vários lados. Então quando ela pergunta algo lança o "dado" e aquela que tiver voltada para cima é a resposta. Ela tinha também um livrinho com significados de cada uma, mas não tinha noção que podiam variar tanto. Às vezes o que acontece com o tarot e que pode acontecer com as runas também uma vez que funcionam da mesma forma, é que nos deixam mais confusas pelas suas respostas multiplas e por isso a intuição é fundamental em qualquer leitura.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

6Runas Empty Re: Runas Qua Nov 14, 2012 10:54 am

Kwannon

Kwannon

Sailor Moon escreveu:Está realmente fantástico. É um oráculo que não me diz muito e que nunca aprofundei. Quem sabe um dia. Tenho uma amiga que foi ela que fez as runas também, mas ela imporvisou. Tal como tu, fez de um material moldavel e fez uma especie de dado com vários lados. Então quando ela pergunta algo lança o "dado" e aquela que tiver voltada para cima é a resposta. Ela tinha também um livrinho com significados de cada uma, mas não tinha noção que podiam variar tanto. Às vezes o que acontece com o tarot e que pode acontecer com as runas também uma vez que funcionam da mesma forma, é que nos deixam mais confusas pelas suas respostas multiplas e por isso a intuição é fundamental em qualquer leitura.

Sim, a intuição é essencial para "filtrar" a informação necessária. Eu confesso que ainda não sei todos os significados de todas de cor, por isso também ando sempre com os apontamentos atrás Embarassed mas foi o método de adivinhação com que mais me identifiquei e tem saído bastante certeiro Very Happy

7Runas Empty Re: Runas Sáb Dez 22, 2012 6:25 pm

greenlove92

greenlove92

Runas, runas, runas ^^ Para quem venera os Deuses Nórdicos, este tópico vem mesmo a calhar. Nunca lancei as runas, mas é uma vertente da divinação que irei certamente experimentar um dia. No entanto, acho um pouco mais confuso que as cartas, acho que quando quiser aprender, terei mesmo de arranjar um mestre. Adoro os símbolos e os seus significados. É lindo *-*

Então mas tu praticas muito?

http://paganismolivre.blogspot.pt

8Runas Empty Re: Runas Qua Dez 26, 2012 1:46 pm

Kwannon

Kwannon

greenlove92 escreveu:
Runas, runas, runas ^^ Para quem venera os Deuses Nórdicos, este tópico vem mesmo a calhar. Nunca lancei as runas, mas é uma vertente da divinação que irei certamente experimentar um dia. No entanto, acho um pouco mais confuso que as cartas, acho que quando quiser aprender, terei mesmo de arranjar um mestre. Adoro os símbolos e os seus significados. É lindo *-*

Então mas tu praticas muito?

è tudo uma questão de prática, greenlove e decididamente não precisas de um mestre. Apenas de um bom guia escrito e de te ires familiarizando com as runas. Depois é só deixares que a tua intuição te guie. Pode parecer confuso, mas isso são pontos de vista. No meu caso o Tarot parece-me confuso a mim, mas acredito que se o experimentasse durante algum tempo, acabaria por deixar de ser confuso.
Confesso sinceramente que não tenho praticado muito os métodos de adivinhação. Primeiro porque ando com tantas actividades simultâneas, que algumas coisas acabam por ficar para trás. E depois, porque não sinto muita necessidade de os consultar, senão de certeza que os usaria (ctblk92)

9Runas Empty Re: Runas Dom Dez 30, 2012 12:22 pm

greenlove92

greenlove92

Esta conversa toda de runas motivou-me a fazer as minhas próprias (já que nem as comprar posso porque não há lojas dessas nos arredores). Enfim, como não tenho possibilidade de fazê-las em pedra ou madeira, tive de me render a criar um baralho de runas. Estou a personalizá-las e torná-las bonitas, para de uma certa forma carregá-las com a minha energia.

O que fiz foi dividir duas folhas A3 em rectângulos de 10,5 x 6 cm. Cortei-as cuidadosamente, e pintei-as com um lápis de cor castanho muito clarinho, tipo madeira interior de uma árvore. Estou agora na fase de desenhar as runas com um lápis de castanho mais escuro, tipo castanho tronco ou castanho chocolate. Escrevi também o nome das runas por baixo do símbolo, para me envolver mais no seu significado.

Até agora tem um ar bastante interessante, secalhar depois ponho fotos. É claro que terei de as usar um pouco como cartas de Tarot, mas a verdade é que me sinto muito mais ligada às runas do que ao Tarot. Por isso deve de fazer o mesmo efeito.

Também me ocorreu criar o meu próprio oráculo personalizado, talvez baseado nos significados pessoais que os Deuses nórdicos, e animais têm para mim. De essa forma, de certeza que não me iria enganar na interpretação, pois teriam significados só meus.

http://paganismolivre.blogspot.pt

10Runas Empty Re: Runas Dom Dez 30, 2012 8:14 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

greenlove92 escreveu:
Até agora tem um ar bastante interessante, secalhar depois ponho fotos. É claro que terei de as usar um pouco como cartas de Tarot, mas a verdade é que me sinto muito mais ligada às runas do que ao Tarot. Por isso deve de fazer o mesmo efeito.

O mais importante é realmente sentires-te ligada à runas e forma como as fazes. Assim é algo intimo, é algo teu! Seria optimo se depois podesses por fotos para nós vermos.

greenlove92 escreveu:Também me ocorreu criar o meu próprio oráculo personalizado, talvez baseado nos significados pessoais que os Deuses nórdicos, e animais têm para mim. De essa forma, de certeza que não me iria enganar na interpretação, pois teriam significados só meus.[/justify][/color]

Isso seria realmente fantástico e acredita que não serias a primeira pessoa a fazê-lo. Nem tens que te guiar pela forma do tarot mais conhecido (78 arcanos, 22 maiores e 56 menores). Existem muitos tarots interessantes com uma estrutura completamente diferente. O importante é ter significado para ti e te identificares com ele. Por isso boa sorte e bom trabalho

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

11Runas Empty Re: Runas Seg Dez 31, 2012 11:52 am

greenlove92

greenlove92

Quanto às fotos, terão de esperar um bocado :p Estou agora a conhecê-las e a sincronizar-me com elas. Já fiz algumas tiradas simples (uma runa, em que pergunto "o que preciso de saber neste momento", e três runas em que aprofundo uma pergunta ou uma situação); duas tiradas a mim e duas ao meu namorado (mwahaha ^^ coitado, olha quem tem de me aturar) e deram resultados que se relacionam com a pergunta e com o presente, o que me leva a crer que as minhas energias e o carinho com que as fiz bastou para já me ter sincronizado com elas.
Antes da leitura, peço sempre que as cartas me emprestem a sua sabedoria e que me ajudem para que eu possa ajudar os outros. Peço também a Freyja que me guie e partilhe comigo o seu conhecimento das runas, já que foi esta Deusa que ensinou a Odin a arte das runas.
Estou tão empolgada hahaha *-*
Desculpem lá a descrição super precisa, mas sinto necessidade de partilhar isto com pessoas que me possam ajudar ou pelo menos que não gozem comigo hahaha

http://paganismolivre.blogspot.pt

12Runas Empty Re: Runas Qua Nov 20, 2013 12:26 am

Enarta

Enarta

Sailor Moon escreveu:Está realmente fantástico. É um oráculo que não me diz muito e que nunca aprofundei. Quem sabe um dia. Tenho uma amiga que foi ela que fez as runas também, mas ela imporvisou. Tal como tu, fez de um material moldavel e fez uma especie de dado com vários lados. Então quando ela pergunta algo lança o "dado" e aquela que tiver voltada para cima é a resposta. Ela tinha também um livrinho com significados de cada uma, mas não tinha noção que podiam variar tanto. Às vezes o que acontece com o tarot e que pode acontecer com as runas também uma vez que funcionam da mesma forma, é que nos deixam mais confusas pelas suas respostas multiplas e por isso a intuição é fundamental em qualquer leitura.

Ahhaa yah fui eu que fiz esse dado nos meus tempos áureos, e foi incrivel a sensação na noite em que o esculpi. Eu sei que este tópico já tem um ano mas estamos aqui é para partilhar as nossas experiências não é... Colhi o barro numa floresta aqui perto de casa e deixei sal como agradecimento, já nem me lembro bem porque usei sal. Treinei primeiro a forma do dado com 24 faces várias vezes em plasticina e quando já dominava minimamente a coisa preparei o ambiente no meu quarto com velas e música calma, vesti-me com vestes mais de "bruxa" vá para entrar melhor no espirito, e depois esculpi o barro com o meu athame, cozi-o num pequeno forninho, pintei-o e energizei-o, depois de seco, com representantes dos elementos, deixei-o ao sol e ao luar e depois analisei cada runa tentando aprender o seu significado. Fui também escrevendo o significado de cada runa num livrinho. Creio que não fiz tudo isto numa noite mas lembro-me que no fim da primeira noite quando dei por ela nem tinha velas, a cera escorreu por todo o lado, para o chão e para a mobília... enfim depois foi um castigo para limpar, mas valeu a pena. Estive concentrada sem grande esforço o processo todo e achei incrível o facto de as respostas que obtia faziam realmente sentido. Como é que uma coisa que eu criei sem saber bem o que fazia pode realmente funcionar assim?? Espantei-me eu na altura ^^

13Runas Empty Re: Runas Qua Nov 20, 2013 1:32 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Ah é muito melhor ouvir o relato na primeira pessoa. Já não me lembrava bem como o tinhas criado e ouvir este teu relato foi... mágico!

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

14Runas Empty Re: Runas Qui Nov 21, 2013 6:40 pm

beatrizg



Toda esta conversa sobre runas abriu minha curiosidade, gostei de ler o tópico e acho que vou pesquisar um pouco mais. Talvez quem sabe faça as minhas. Laughing Laughing 

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos