Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Como fazer runas?

+6
dadsani
LadyFeluryan
Sailor Moon
greenlove92
hugo quer aprender
Aredhel
10 participantes

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

1Como fazer runas? Empty Como fazer runas? Sáb Abr 13, 2013 9:20 pm

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

A greenlove inspirou-me com a leitura das runas que me fez!
Alguém sabe como faze-las em casa? Quero fazer umas runinhas este beltane!
Algum ritual específico que envolva a lua ou assim?

2Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Dom Abr 14, 2013 12:09 am

hugo quer aprender

hugo quer aprender

acho que não mas sei alguns sites sobre runas, mas sim a greenlove é a que melhor te pode falar das runas, mas eu também vou fazer, talves faça mesmo com cartas...ou com rolhas...
sei que tens de tirar 3 runas...

3Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Dom Abr 14, 2013 11:57 am

greenlove92

greenlove92

(jhjhjjk) Bem, haha vocês apoiam-se demais em mim no que toca a runas Surprised Primeiro tens de saber que tipo de runas queres: um baralho de cartas, em pedrinhas ou em madeira, em cortiça....

Eu para já vou explicar como fiz as minhas, em papel.

Material:
Folha A3 espessa (para não se ver de um lado ao outro) ou cartolina.
Lápis de cor
Tesoura
Um ebook ou fotos de runas para saber como desenhá-las (LOL)

Antes de desenharem as runas, tem de escolher se querem usar o antigo Futhark ou o Novo Futhark. Eu uso o antigo. É questão de pesquisarem um pouco, e escolherem o que preferem.
Peguei numa folha A3 (aquelas maiores, de desenho) e dividi-a em 25 rectângulos. Existem 24 runas, e uma runa "branca". Inicialmente, usava as 25, agora só uso as 24 (eu depois posso explicar a razão histórica).
Depois, óbvio, cortei o mais perfeitinho possível e fiquei com 25 cartas iguais.
Eu escolhi pintá-las com lápis de cor em dois tons de castanho: um mais claro para dar cor ao fundo, e um mais escuro para desenhar o símbolo da runa e escrever o seu nome por baixo (assim é mais fácil memorizá-las e associar os nomes com os símbolos, e para depois procurar o significado também é mais fácil se já tivermos o nome na ponta dos dedos).
E pronto, já está u.u Não há ritual especial tirando um detalhe: durante a criação das runas, não se apressem. Tentem estar bem dispostos e fazê-las com gosto. As runas, como os pêndulos e o Tarot, tornam-se conselheiras preciosas e grandes amigas. Devem ser tratadas como tal. Se a um certo momento ficarem cansados de estar a pintá-las e assim, simplesmente deixem de lado para mais tarde, ou estarão a carregá-las com energias menos adequadas. Eu fiz as minhas numa altura em que estava feliz e apaixonada. Pintei as enquanto falava com o meu namorado na altura, e claro, ficaram carregadas de esse sentimento bom. Já depois fiz outro set, em cortiça, mas aí já estava mais chateada, e garanto que não me suportam XD

PS: afinal não sei se peguei numa folha e dividi a em 25, ou se peguei em 2 folhas e dividi-as em 15 cada para ficar com cartas de sobra caso perdesse/estragasse uma. Mas eu acho que foram duas, porque as cartas são grandes.
Spoiler:
Quem olha para elas, parecem simples e "pobrezinhas" mas garanto-lhes que elas são magníficas e simplesmente... *-* Não sei! Acho que não as trocava por mais nenhumas!!! (oldperv61)

http://paganismolivre.blogspot.pt

4Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Dom Abr 14, 2013 12:22 pm

greenlove92

greenlove92

Ahhh tive a ver assim ao de cima os sites que tem em português sobre criação de runas e vou ser lhes sincera: BESTEIRA!!! As runas não necessitam de rituais complicados ou de ter um altar! Os símbolos das runas em si já são mágicos e poderosos, não é necessário fazer um ritual para lhes "conceder" o poder mágico. Quanto mais, são as runas que nos abençoam com a sua sabedoria e poder, garanto que mais depressa nos dão magia que nós a elas (   yyy  h) tristeza o que se diz!!!!!
Para quem perceber de inglês, deixo aqui um link sobre criação de runas e se quiserem mesmo, rituais de consagração. Mas acho um pouco doido dizer que um ritual vai transformar runas que já são poderosos símbolos por si só, em instrumentos divinatórios u.u Mas também, eu não sei tudo sobre runas, e só porque eu não precisei não quer dizer que não seja adequado para outras pessoas.
NO ENTANTOOOOOO, percebo que pedras e madeira já trazem consigo uma energia própria, por isso fazer um ritual no caso em que se use esse material não é assim tão tolo, sobretudo se for purificação. E isto foi só a minha opinião 0=)


Link 1, em inglês

Site em português que tem técnicas para diferentes materiais

http://paganismolivre.blogspot.pt

5Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Dom Abr 14, 2013 3:02 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Bem ao ler isto deu-me vontade de fazer runas (6587) ; Só que queria fazer em cortiça e encontrar rolhas de cortiça neste país é mais dificil (missbone204)
Ao pensar nisso comecei a imaginar como faria. Para purificar usava fumo de incenso que resulta sempre, associada a uma boa visualização de ver as energias a sairem do material uritlizado. É assim que purifico também os meus utensilios de altar. Simples e não estraga nada, como por exemplo algumas pedras quando são purificadas em água podem alteral.
Em relação ao ritual, também não me parece que fosse fazer algo muito complexo, apenas a minha "exigência" seria fazê-lo numa lua cheia, que para mim é sempre altura de grande poder e por si só uma altura mágica. Abria o circulo normalmente e fazia uma liagação à terra para libertar todas as minhas energias e concentrar-me apenas e só no meu objecitvo.

Greenlove onde aprendes-te o significado das runas? Recomendas algum site em especial? Ou funciona género tarot que tem uma componente muito intuitva associada bastando olhar para a carta? Se bem que não sei se irei conseguir ver algumas coisa apenas olhando para os simbolos.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

6Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Dom Abr 14, 2013 4:43 pm

greenlove92

greenlove92



As runas estão associadas a entidades e "objectos" se assim se pode dizer. A primeira runa, por exemplo, é Fehu. Fehu quer dizer "gado". É a runa da prosperidade e da abundância (se fores a ver no tempo dos Vikings, ter gado era ter riqueza). Por isso, tem uma grande vertente de intuição. Eu quando comecei a estudar as runas uma por uma, descobri que havia muito mais por detrás delas do que apenas as definições pré-concebidas. Não ajuda muito olhar para o símbolo, o que ajuda é saber o significado do nome da runa ou a sua associação.
Eu aprendi sobretudo por um ebook EXCELENTE, mas en inglês. Estou agora a criar conta no Mediafire para o por aqui. Tem explicações sobre o significado de cada runa, assim como tipos de tiradas que se podem fazer, e como usar runas para criar um amuleto pessoal ou para meditação. Eu baseei me nele para toda a minha aprendizagem, e continuo a usá-lo e a consultá-lo. Posso também comprovar pelas minhas tiradas, que os significados que ele dá estão em sintonia com o verdadeiro significado das runas. Depois podem também pesquisar na net para aprofundar cada runa individualmente.
A intuição, no entanto, é um factor importante, porque uma runa pode ter vários significados, e apenas ouvindo o nosso coração é que podemos saber se a runa está a dizer (por exemplo) que se vai entrar numa fase de traições e enganos ou se apenas vamos entrar numa fase de espera (exemplo baseado na runa Isa, significado: gelo, que podem aprofundar neste artigo:Isa: runa das falsas aparências).

http://paganismolivre.blogspot.pt

7Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Dom Abr 14, 2013 6:18 pm

hugo quer aprender

hugo quer aprender

eu encontrei um site que gostei sobre runas...se quiseres eu ponho aqui é só dizer

8Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Dom Abr 14, 2013 8:52 pm

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Ok, fiquei super hiper mega entusiasmada. Isso da lua, foi o que eu ouvi dizer, que faziam um ritual e bla bla... sei que há quem faça runas com o cabo de uma vassoura de madeira! Serram e saem direitinhas, pequenas rodinhas.

E Greenlove tu foste a minha grande inspiração para fazer runas! xD É que acertaste tanto que agora tb quero fazer!

Benditas imagens e docs que mandaste agora. Vou fazer umas runinhas todas jeitosas...
Como o meu namorado tem pai carpinteiro, tem muitas máquinas para fazer coisas foufas em madeira!
Caso não dê, vou mesmo fazer em cartas, nem que seja para ter uma noção. ESTOU SUPER ANSIOSA!

Thank you master greenlove! Vou ver se guardo tudinho e imprimo xD
Acho que me ando a virar uma runólica xD

9Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Seg Abr 15, 2013 9:45 am

greenlove92

greenlove92

Oh Kyoko *-* orgulho me de ti meu passarinho que estás a ganhar asas LOL fico muito feliz por te ter inspirado a estudar as runas Smile Estou agora mesmo a meter o ebook no mediafire para vos por aqui o link (não percebo nada destas modernices u.u pft)


The runes for beginners - Sarah Segar

http://paganismolivre.blogspot.pt

10Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Seg Abr 15, 2013 12:25 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Já dei uma olhadela ao livro e é mesmo muito interessante!!!
Fiquei mesmo com vontade de aprofundar, mas não ando com muito tempo de momento. Além disso cismei que quero fazer as minhas runas em cortiça, apesar da ideia do cabo da vassoura ser muito interessante.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

11Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Seg Abr 15, 2013 1:03 pm

greenlove92

greenlove92

Em cortiça também é muito fixe Sailor Moon, sobretudo por ser um material natural!!! Quando chegar a casa logo vou postar fotos das runas de cortiça que tenho e explico como fazer. O que é bom com a cortiça é que é muito maleável e fácil de cortar. No entanto foi difícil fazer os símbolos das runas por ser muito mole e irregular, ficaram feias :p és capaz de querer cortar as "fatias" de cortiça no sentido obliquo em vez de vertical, assim ficam mais grandinhas. As minhas são minúsculas e feias, lol, deram me muito trabalho e acho que não valeu a pena.
Tens de pensar bem como as vais fazer.

http://paganismolivre.blogspot.pt

12Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Seg Abr 15, 2013 1:36 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Cortas-te a partir do quê? De rolhas de cortiça?

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

13Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Seg Abr 15, 2013 5:21 pm

greenlove92

greenlove92

Sim, peguei algumas rolhas de cortiça e "cortei-as" em 4 (das quatro sobram apenas duas porque as extremidades são descartadas). Tentei gravar os símbolos com uma agulha, e depois pintar as gravuras de preto, mas é um material mole, como já referi. Se descobrires alguma técnica melhor, diz!!
(A minha queixa é que ficam muito pequeninas.)

http://paganismolivre.blogspot.pt

14Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Seg Abr 15, 2013 5:32 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Por acaso a ideia que tinha do tamanho das rolhas é que eram exactamente o tamanho das runas que costumo ver, mas tava a pensar nas rolhas dos garrafões, não sei se ainda existem, mas o meu avô costumava ter muitos garrafões de vinho com rolhas de cortiça. Acho que só quando as tiver na mão é que sei.

Por acaso não tava a pensar em nada para gravar. Tava a pensar em apenas escrever as runas com aquelas canetas tipo de acetato vermelha. Mas não sei se resulta, só experimentando.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

15Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Seg Abr 15, 2013 5:36 pm

greenlove92

greenlove92

Eu acho um pouco pequeno (mas lá está, é a minha opinião e verdade se lhe diga, nunca vi runas de pedra ou madeira). Mas experimenta e depois diz como ficou! Até pode te sair melhor do que a mim :p

http://paganismolivre.blogspot.pt

16Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Seg Abr 15, 2013 7:12 pm

hugo quer aprender

hugo quer aprender

ui sinto-me tao bem!tenho umas ideias fantasticas...
1-rolhas de cortiça eu comecei a fazer mas acho que não vou acaba-las...o que é triste:(
mas se um dia conseguir era fixe, a minha ideia é pegar em rolhas de vinho do porto acho que são as melhores pois não se mete o saca-rolhas e não a estraga depois corto com uma faca a parte que toca no vinho e tiro-a e depois arranco a rolha daquela tampinha preta e divido-a em 3, depois dou um pormenor e já está mas estou a pensar escrever com marcador...
2-talvez faça por cartas, vi numa livaria umas folhas grossas que sao super resistentes e boas, depois escrevo o simbolo a marcador..e assim não necessito de emplastificar deste modo estou a nao utilizar o plastico Smile e por detrás faço o simbolo da triplice três luas jà que tenho um pouco de jeito para as artes.

17Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Seg Abr 15, 2013 9:03 pm

greenlove92

greenlove92

Hugo a tua ideia é super boa mas vou te dar uma pequena dica: se fores a fazer cartas, é melhor não desenhares nada por traz. Digamos se fizeres o desenho um bocadinho diferente numa das cartas, quando fores a tirar vais saber que aquele carta é a carta de tal runa, e depois pode influenciar.

http://paganismolivre.blogspot.pt

18Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Seg Abr 15, 2013 9:43 pm

hugo quer aprender

hugo quer aprender

bem visto.mas se fizer faço com o compasso mas concordo agora que penso tens razao

19Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Ter Abr 16, 2013 1:07 am

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Pessoal! Já fiz as minhas runas!!! Amanhã vou ver se coloco uma foto para verem. Runas é lindo! Estou a gostar bastante do que leio (oldperv61)

20Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Ter Abr 16, 2013 9:59 am

greenlove92

greenlove92

Queremos verrrrr Very Happy Que material usaste??? Depois posta o procedimento também :3

http://paganismolivre.blogspot.pt

21Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Ter Abr 16, 2013 10:12 am

hugo quer aprender

hugo quer aprender

ia...tambem quero ver

22Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Ter Abr 16, 2013 2:14 pm

LadyFeluryan

LadyFeluryan

também quero ver xD

23Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Ter Abr 16, 2013 5:50 pm

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Pessoal! Fiz as minhas runas!!!!! fiz com madeira de nogueira e fiz os simbolos com um ferro quente!!

Aqui vai:

Como fazer runas? 163561_453513631393341_354490214_n

Como fazer runas? 544183_453513968059974_659451302_n

Deu uma trabalheira!! Coloquei até os nomes atrás, não sei se era permitido mas o fiz xD Já fiz leituras!! Estou a adorar as runas!

24Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Ter Abr 16, 2013 5:53 pm

dadsani



*-------* LINDO!!!!

25Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Ter Abr 16, 2013 6:15 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Bem tão um máximo!!!

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

26Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Ter Abr 16, 2013 7:04 pm

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Sailor, se gostares da ideia, até podemos começar a fazer passatempos para membros do forum! Não sei muito bem que tipo de passatempo, mas tenho para oferecer runas, colares, brincos, eu faço essas coisitas quando não tenho nada para fazer lol! podia até atrair mais pessoal para cá, não sei!! Depois diz o que achas! xD

27Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Ter Abr 16, 2013 7:07 pm

hugo quer aprender

hugo quer aprender

estão mesmo muito fixes!

28Como fazer runas? Empty Re: Como fazer runas? Ter Abr 16, 2013 7:41 pm

greenlove92

greenlove92

*-* Kyoko, já as elogiei no outro post, mas continuo a elogiar. Tem mesmo um aspecto profissional! Se pensas vendê-las/oferecê-las/usá-las muito, aconselho-te a fazer como li na Net e lhes aplicar uma camada de verniz. Neste caso o verniz seria à base de cera de abelha ou de um óleo qualquer. Vou fazer uma pequena pesquisa para deixar aqui depois mais informação sobre envernizar as runas com vernizes naturais.
Para responder a uma pergunta do Hugo: O Futhark e o alfabeto no qual as runas está escrito. São as 6 primeiras runas que lhe dão esse nome:
F - Fehu
U- Uruz
Th- Thurisaz
A - Ansuz
R - Raidho
K - Kenaz
Existe o Antigo Futhark, que é o Futhark original, e o Novo Futhark, que contém simbolos descobertos depois do Antigo Futhark (se não me engano, não tenho 100% certeza).

Segunda pergunta: usar ou não a runa branca, ou runa de Odin.
Antes de tudo temos de perceber duas coisas: a runa de Odin foi uma adição recente, e segundo, já existe uma runa (Perthro) que tem o mesmo significado. Diz-se que usar a runa de Odin apenas baralha as runas. Perthro é a runa do destino, das coisas que estão por mão de uma força maior. A runa de Odin é uma runa que significa destino, o que não pode ser mudado e está fora da nossa mão. Eu antes usava a runa de Odin, mas depois pensei melhor e concluí que tendo Perthro, não precisava de uma runa supérflua.
Espero ter respondido às tuas perguntas.
E bom trabalho Kyoko ^^

http://paganismolivre.blogspot.pt

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos