Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Outras Formas de Magia - Magia Popular

5 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Outras Formas de Magia - Magia Popular Empty Outras Formas de Magia - Magia Popular Ter Abr 23, 2013 11:27 am

Kwannon

Kwannon

Neste tópico, apesar de também ser uma transcrição de um livro, vou cortar algumas partes (principalmente sobre a evolução histórica da magia), para não ficar demasiado extenso.

Magia Popular – A Magia do Povo

A magia popular nasceu numa época de admiração. Dezenas de milhares de anos atrás, a natureza era uma força misteriosa. Pontos luminosos pairavam nos céus muito acima das nossas cabeças. Forças invisíveis eriçavam os cabelos e iniciavam tempestades de areia. Água caía dos céus. Forças poderosas, inconcebíveis para aqueles antigos humanos, enviavam raios de luz a partir das nuvens, consumindo árvores em labaredas incontroláveis. Milagrosamente, as mulheres geravam crianças. O sangue era sagrado. Os alimentos eram sagrados. A água, a Terra, as plantas, os animais, o vento e tudo o mais que existia era imbuído de poderes.
A magia, assim como as religiões e as ciências, surgiram dos atos dos primeiros humanos que tentavam compreender, contatar e assumir algum controle sobre essas forças. Esses povos antigos eram diferentes de nós. Viviam na natureza e com a natureza, dependendo dela para tirar o seu sustento. Livres de qualquer doutrina materialista, as suas mentes primitivas exploravam o mundo e descobriam um indescritível algo presente em todos os objectos e seres.
Os poderes aparentemente em acção sobre os seres humanos possuíam uma incrível diversidade. Um homem de grande bondade irradiava energia diferente da de outro inclinado à violência. Consequentemente, os rituais foram desenvolvidos como um meio de contatar e utilizar a energia presente nos humanos, bem como as do mundo natural. Esse passo assinalou o surgimento da magia e da religião.
A magia popular lentamente desenvolveu-se num método de se utilizar objectos naturais de modo ritual para fins específicos e necessários, como protecção, fertilidade, partos seguros e caças bem sucedidas. A certa altura, as energias humanas foram introduzidas na magia popular. Rituais complexos desenvolveram-se como meio de integrar o mago à energia do objecto.
Todos os sistemas demagia e de religiões evoluíram a partir dessas antigas práticas. A magia tribal, assim como os rituais religiosos grupais, indubitavelmente surgiram da magia popular, mas a magia individual sobreviveu.
A magia popular não é “obra do demónio”. Não é Satanismo. Não envolve sacrifícios de seres vivos. Não consiste em conversas com espíritos ou elos com demónios. Não é obscura, perigosa, maligna ou sobrenatural. A magia popular não é anti-cristã, anti-religião ou anti qualquer coisa. A magia popular é a favor da vida, do amor, da cura. É um instrumento com o qual as pessoas transformam as suas vidas. É uma relação com a Terra. Assim, a magia popular constitui a maior parte das práticas de magia antiga e moderna praticadas por pessoas para melhorar as suas vidas. Livres de crenças sociais e restrições religiosas, os magos populares moldam os seus próprios destinos através de rituais imemoriais.

Foxglove

Foxglove

Obrigada pelo texto! está bem interessante!
principalmente gostei do último parágrafo, que realmente realça aquilo que toda a gente devia entender sobre estas coisas... infelizmente ainda há muitos que não entendem...
além disso acho que toda a gente devia refletir nestas orígens da magia, pois apesar das religiões e da ciência terem deturpado muito do conceito original, podemos perfeitamente conciliar todas essas coisas, como é referido "A magia popular não é anti-cristã, anti-religião ou anti qualquer coisa. "
no fundo, acho que é algo que devia estar na nossa essência, na nossa natureza, mas infelizmente o Homem de hoje em dia ignorou estas coisas...
no entanto penso que isso poderá mudar e que realmente vamos chegar a um ponto em que vai ser mesmo uma necessidade voltar a olhar para as coisas dessa maneira, respeitando acima de tudo. só é pena ser por necessidade é não por vontade espontânea, mas já é melhor que nada! só espero que se isso acontecer não tenhamos já ido longe demais...

Kwannon

Kwannon

Tenho muitas vezes esse receio também Foxglove, mas pelo menos nós vamos fazendo o que está ao nosso alcance. Se todos fizermos isso, aos poucos a mudança vai-se operando Wink

dadsani



Gostei do texto, embora eu seja um pouco anti-cristão, sofri demasiado na "Igreja" para não o ser.... mas gostava de não o ser, acreditem, e tento mudar isso todos os dias

Foxglove

Foxglove

dadsani, porque és anti-cristão? se não te importares de contrar claro!
eu não sou anti-cristã, mas sim contra as pessoas que deturparam a religião, contra os que são fanáticos e contra os cristãos que se dizem tão puros e tão sem pecados mas só porque fazem as coisas mas depois como rezam o que o padre manda ou pagam ao padre já acham que está tudo bem...
não sou contra a religião em si, pois a mensagem de cristo não é má, o que é mau foi como certas pessoas a interpretam e a seguem... e também não gosto da vertente evangelizadora (não sei se a palavra existe lol) que grande parte dos cristãos têm de acharem que têm de nos arrastar à força para a religião deles...
na minha família todos são cristãos, menos o meu pai acho eu, que é mais para o agnóstico/ateu... mas quando nasci fui baptizada e tive que ir à catequese e isso tudo, mas nunca sofri propriamente com isso... talvez porque, apesar de assumir que não sou católica, também nunca assumi nenhuma outra religião...
mas gostaria de saber a tua experiência, porque dizes que sofreste demasiado, claro, se tu quiseres contar obviamente!

dadsani



Sou anti-cristão por 3 razões:
Fui obrigado a saber a ler e decorar a biblia toda (até gostava de apocalipse XD isso deu-me a alcunha do Sr.Apocalipse, e sempre que no grupo familiar ou grupo de jovens era para se falar disso era eu que falava...)

Tive de ir obrigado á igreja durante oito anos, e ia todos os dias menos ao sabado...

Para quem já tenha lido a biblia, sabe que deus abomina homosexualidade, isso constata-se muito bem na parte que deus destroi Sodoma e Gomorra com fogo e diluvio por haver prostitutas e gays lá, e tambem em Leviticos 18.22 (“Não te deites com homem, como se fosse uma mulher, é abominação.” ), e eu como bissexual, não me posso considerar cristão sendo discriminado, seria a mais dura hipocresia

Foxglove

Foxglove

sim tens razão! eu não conheço a bíblia, nunca li, só ouvi aquelas partes que os padres lêem nos casamentos ou funerais lol
mas sim, agora que falaste nisso lembrei-me que existe essa passagem pois há uns tempos vi um documentário sobre uma família americana que pertence à Westboro Baptist Church, que são basicamente cristãos que seguem à letra a bíblia e odeiam tudo e todos... então vão para os funerais dos soldados americanos com cartazes e a cantar coisas como "graças a deus pelos soldados mortos" "deus odeia os gays" e por aí fora... porque eles dizem que como a américa é um pais que aceita o casamento gay e como os soldados americanos estão a lutar pela américa, dizem que querem que eles morram... enfim aquilo não tem logica nenhuma e são tão ridículos que até mete impressão... mas à conta disso fiquei a saber dessa parte da bíblia...
mas na minha opinião a biblia não é mais do que um livro escrito por homens... as pessoas é que fizeram a religião assim... por exemplo, duvido que Jesus odiasse os homossexuais... mas isso é a minha opinião...

8Outras Formas de Magia - Magia Popular Empty Re: Outras Formas de Magia - Magia Popular Seg maio 20, 2013 3:28 pm

beatrizg



Gostei muito do texto e dos comentários! Bons pontos de vista!! Very Happy

alquimista

alquimista

a biblia foi escrita por homens mas intuidos por não-homens. depois vem a interpretação dos homens mediante a necessidade.

http://www.alquimistadoscristais.org

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos