Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Dicas para aprender a ler tarot

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Dicas para aprender a ler tarot Empty Dicas para aprender a ler tarot Qui Jan 16, 2014 8:35 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Bem sei que já estou em divida com este post a algum tempo, mas vale mais tarde que nunca. Quero que mantenham presente que escrevi isto com base na minha opinião e experiência e que estou a dar-vos o meu ponto de vista, o que vale aquilo que vale. Ainda assim espero que ajude quem está a dar os primeiros passos no tarot.

O primeiro passo é escolher qual o tarot que se quer trabalhar. Existem mais de 160 baralhos diferentes por isso é importante escolher um baralho com quem nos identificamos uma vez que a leitura de cartas requer estudo e dedicação. Deve ser algo que nos motive e com que tenhamos alguma ligação.

Sei que ao inicio existe muita tentação de ler interpretações dos arcanos de diversos autores. Eu não aconselho muito isso. Podem ler mas sempre com o sentido crítico de que é uma opinião, uma visão apenas, um lado da verdade ou realidade. O importante a ler cartas é desenvolver a intuição e por isso o melhor é primeiro olharem para as cartas e verem o que elas lhe transmitem antes de lerem opinião de outras pessoas. O que sentem em cada carta?

É importante criar uma relação com o tarot e isso requer treino. O que recomendo é tirarem uma carta diária, ou começarem pela carta do louco por exemplo. Durante esse dia estudam essa carta apenas e só. Primeiro a intuição, depois o significado do arcano, a numerologia, dependendo do contexto do tarot estudam a sua representação (no caso do meu tarot é sempre uma Deusa). Se fizerem isso diariamente em cerca de 3 meses já percorreram todas as cartas.
Outra coisa importante é estudar a relação entre as cartas. Experimentem fazer sequências de cartas e ver como elas se relacionam.

Os arcanos maiores são mais complexos e cada um tem a sua representação. Podem ser semelhantes em alguns baralhos ou completamente diferentes de baralho para baralho. Já os arcanos menores têm sempre pontos em comum. O significado de cada naipe é sempre bastante relevante. Cada naipe está conectado com um elemento assim: espadas, elemento ar logo conectado com a racionalidade, o pensamento; paus está ligado com elemento fogo, logo intuição; copas está ligado ao elemento água logo sentimentos e por fim ouros está ligado ao elemento terra e por isso plano físico ou material, saúde, dinheiro.

A numerologia é também importante. Por exemplo às (1) está ligado a inícios, já o 10 representa ciclos completos, o valete representa juventude e o rei o máximo de sabedoria, depois é só associá-los ao naipe e ao elemento em questão.
Muitas vezes as cartas vão além disso, dai a importância da intuição. Existem cartas com mensagem bem específicas e bem definidas, mas que num contexto de uma tirada pode significar algo completamente diferente.

A posição das cartas também é bastante importante e é assim que interpretamos a “história” que ele nos mostra. Eu faço algumas tiradas que aprendi, mas por vezes deixo-me levar pela intuição. Costumo fazer tirada em ferradura, ou cruz celta, depois “criei” umas intuitivamente para tiradas gerais e campos específicos, 3 cartas para passado, presente e futuro ou 3 cartas para situação, bloqueio e conselho.

A informação é mais que muita e sinto que fui um pouco confusa. Talvez seja melhor ir por partes e começar a analisar cada dúvida.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

2Dicas para aprender a ler tarot Empty Re: Dicas para aprender a ler tarot Sex Jan 17, 2014 8:18 pm

adri114



Obrigada... pela explicação n esta nada confuso.
nos arcados menores e mais fácil seguir a intuição e tentar perceber os significados dos desenhos nos arcados menores e mais difiçil....
Mas consigo ver as melhorias...
Eu nao sei o que perguntar mas quando me lembrar digo se n te importares!
 (ctblk92) 

3Dicas para aprender a ler tarot Empty Re: Dicas para aprender a ler tarot Sex Jan 17, 2014 8:37 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Sim claro Adril.

Isso depende muito do tarot em si também, daí ser de extrema importância sentires uma boa conexão inicial com o tarot que irás utilizar. Para mim por exemplo os arcanos menores do tarot de Marselha são completamente intragáveis. Só consigo trabalhar com os arcanos maiores nesse tarot. Depois à tarots que faz sentido dividires, onde podes só trabalhar com os maiores ou só com os menores. Há quem faça a divisão e use os maiores para respostas mais importantes e os menores para pequenos detalhes ou conselhos. Tudo depende do tarot também. No caso do meu não me faz sentido dividi-lo de forma nenhuma, trabalho sempre com os 78 arcanos em conjunto.

Mas tal como dizes a prática leva à perfeição. Tarot requer treino e dedicação.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

4Dicas para aprender a ler tarot Empty Re: Dicas para aprender a ler tarot Dom Jan 19, 2014 10:20 pm

adri114



Eu tenho um tarot que a minha mãe comprou a uns anos as nunca usou....
Nos temos de ficar sempre como mesmas castas tarot?
Por exemplo se alguma vez encontrar um baralho e gostar dele n posso deixar o antigo como funciona?
Obrigada por responderes

5Dicas para aprender a ler tarot Empty Re: Dicas para aprender a ler tarot Seg Jan 20, 2014 12:10 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Claro. Há quem trabalhe com mais do que um baralho diferente. Aliás se não sentes muita afinidade com o tarot que tens agora deves mesmo procurar um baralho que te motive mais e que sintas uma maior ligação com ele. Por exemplo tens interesse em quê? Tens tarots sobre tudo desde Deusas, fadas, bruxaria, animais, até mesmo sobre histórias como o Casanova.

Vê por exemplo aqui no Castelo de Asgard. http://castelodeasgard.blogspot.co.uk/2010/04/tarot-of-witches.html Do lado direito tens tarots e oráculos e cada um dos oráculos tem algumas cartas disponíveis onde podes ver as imagens e perceber se pelo menos te identificas com elas ou não. Estes são muito densos e podes gostar de tarots mais leves Mas mesmo que não gostes de nenhum desse site existem uma infinidade de tarots, basta pensares naquilo que mais te desperta curiosidade e pesquisar na net se há algum tarot relacionado.

Podes ver imagens do meu também que está no meu blog. É só veres as cartas semanais e tens lá uma infinidade de cartas para teres uma ideia. http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/search/label/Tarot%20-%20cartas%20semanais

Tudo depende de ti

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

6Dicas para aprender a ler tarot Empty Re: Dicas para aprender a ler tarot Seg Jan 20, 2014 10:30 pm

adri114



Obrigada...ja vi uns quantos baralhos tao bonitos parecem quase uma obra de arte..eu não sei porque n gosto muito quando as cartas sao muito finas..
Quando começaste a usar o baralho fizeste algum ritual para limpar energias ou ter uma relação mas próxima?
O que gostava de saber e como ganhaste afeição com as cartas?
E tudo uma questão de pratica.. a mas a algumas pergunta que n podem ser respondidas lendo a definição temos de seguir o instinto mas como sabemos que estamos certos.....

7Dicas para aprender a ler tarot Empty Re: Dicas para aprender a ler tarot Ter Jan 21, 2014 2:28 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Bem eu e o meu tarot temos uma história engraçada. Antes de começar com os oráculos, pensava em comprar o tarot de Marselha por ser aquele que tinha grande informação disponível tanto na net como em livros (lá está o erro de principiante), até que me foi aconselhado a não o fazer e tal como te disse, aconselharam-me a pensar no que gostava e com o que mais me identificava. Na altura não fazia ideia que existiam tantos tarots diferentes, nem me tinha dado ao trabalho de procurar. Até que tive um sonho que ainda me lembro bem. Estava numa feira medieval onde havia uma barraquinha de oráculos, desde tarot's, pêndulos, runas,... Eu comecei a ver e houve um tarot que me despertou enorme atenção, fiquei apaixonada pelas suas imagens e a sua intensidade. Quando perguntei o nome do tarot responderam-me "é o tarot da Deusa". Achei aquilo um pouco estúpido pois se eu era pagã acreditava que as mensagens vinham dos Deuses, logo todos os tarots para mim seriam o tarot da Deusa.

Quando acordei fiquei a pensar no sonho, tinha sido tão vivo, tão intenso. Pesquisei na net sobre tarots da Deusa e apareceram dois na altura. O primeiro não me dizia nada e fiquei desiludida, mas quando vi as imagens do segundo fiquei em choque. Era precisamente o que tinha sonhado, fiz logo a encomenda e pronto foi assim que soube que aquele seria o "meu" tarot.

Não fiz nenhum ritual especifico. Apenas o consagrei com incenso, mas a primeira coisa que fiz foi algo que "aprendi" no livro da Brida do Paulo Coelho. Coloquei as cartas por ordem todas voltadas para mim e pedi-lhe que me contassem a sua história. Não é fácil ao inicio abstraíres mas depois entras completamente nas cartas e é como se elas falassem contigo e tivessem vida própria. Claro que na altura ainda tinha muitas dúvidas e não conheci as cartas logo assim de um momento para o outro, mas ganhei logo afeição, aliás desde o sonho que já sentia afeição por elas.

Tu só sabes se o instinto está certo quando os acontecimentos o confirmam. Existem situações que eu tenho a sensação que é aquilo e até me soa estúpido, mas depois acontece algo que me faz lembrar essa tirada e finalmente encaixo as peças. Assim começas a perceber melhor como funciona e a confiar mais no teu instinto. Mas há sempre tiradas confusas e coisas que não é suposto ser-te revelado. Com o tempo e a prática vais percebendo essas coisas, ganhando mais confiança nas tuas capacidades e fortalecendo a tua relação com as cartas.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

8Dicas para aprender a ler tarot Empty Re: Dicas para aprender a ler tarot Qua Jan 22, 2014 6:21 pm

adri114



Que historia inspiradora...só de imaginar como te deves ter sentido  quando percebeste a realidade do teu sonho..
Eu ate tenho sorte porque ate gosto do baralho que a minha mae tinha aqui em casa...o problema e que falta uma carta por isso mas cedo ou tarde tenho de comprar outro mas vou esperar ate encontrar um que goste mesmo..ainda vou e imprimir a carta que falta e plastificar que nem se nota que n e a verdadeira quem sabe...
Este e o tarot que tenho neste momento:
http://home.comcast.net/~loveoftarot/DeckImages/ArtofTarot.jpg
http://www.findyourdestiny.co.uk/images/2276.jpg
O que eu faço quando tiro cartas e tentar seguir a intuição e depois ler o significado..mas vejo que a minha ligaçao com as cartas esta cada vez melhor especialmente quando as tiro para mim o que faço e tentar imaginar a minha duvida como se estive-se la, se for alguma pergunta sobre familia tento imaginar a situação n sei se da para perceber
só para verem  ate para a minha visa-avo tiro as cartas...praticar e importante..
estou a ver este video;
https://www.youtube.com/watch?v=cpMMkimXqxo
que deixo aqui para quem quiser
tambem este texto sobre o significado de casa carta
http://www.astrologosastrologia.com.pt/Tarot_CartasdoTarot_LaminasdoTarot_significadoCartasTarot.htm
Isto e fora do assunto, mas estava eu a pensar que a muito tempo que não meditava com a deusa Bastet e a minha mãe chega-me a casa com uma estátua de madeira de um gato com aqueles olhos característicos...quando ele me perguntou porque trazia aquilo ela encolheu os ombros por falar nisso tenho de lhe perguntar outra vez onde a arranjou..

9Dicas para aprender a ler tarot Empty Re: Dicas para aprender a ler tarot Qua Jan 22, 2014 7:43 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

É bonito e interessante. Apenas não gosto dos arcanos menores numerados. São pouco profundos nas imagens acho. Mas é uma questão de hábito. Eu não te aconselho a trabalhar com o baralho incompleto, não te sei explicar mas não me parece correcto, como se faltasse uma parte importante da energia do baralho. Ainda assim se conseguires arranjar a carta em falta será óptimo.

Sei que estás no inicio e por isso fazes mais tiradas para ti, mas é sempre diferente e mais confuso quando vemos as cartas para nós. O melhor é veres para outras pessoas, quanto menos conheceres dessa pessoa mais objectiva será a tua analise e apenas te concentras no que o tarot te diz, sem te deixares levar por juízos de valor. Por exemplo se quiseres praticar faz uma tirada para mim, sobre como vai ser o meu ano. Fica ao teu critério como fazer se mais geral ou mais particular. Podes tirar uma carta por mês, ou ver por áreas (amor, saúde, dinheiro). Enfim puxa pela tua intuição e deixo ao teu critério. Podes responder por mensagem privada. Não te preocupes se não conseguires ver muito bem, diz-me apenas o que achas e o que sentes em cada carta de como as coisas vão acontecer para mim.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

10Dicas para aprender a ler tarot Empty Re: Dicas para aprender a ler tarot Qua Jan 22, 2014 11:00 pm

adri114



Pois mesmo antes de o contar já sentia que algo estava mal...vou arranjar a carta mais rápido possível!
Quando mais rápido possível vou mandar-te um mp!!
Obrigada pela ajuda..
Pois por isso a minha dificuldade nos arcados menores...mas com o tempo habituo-me

11Dicas para aprender a ler tarot Empty Re: Dicas para aprender a ler tarot Qui Jan 23, 2014 12:52 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Acho que nesses arcanos maiores tens mesmo que ir pelo significado standard dos naipes e da numerologia.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

12Dicas para aprender a ler tarot Empty Re: Dicas para aprender a ler tarot Dom Jan 26, 2014 5:14 am

Enarta

Enarta

Bem comentando vários comentários:

Sailor: não acho que usar o tarot de marselha seja erro de principiante, pelo contrário, acaba por ser uma aprendizagem básica dos arcanos maiores principalmente. Geralmente os outros baralhos mantém mais ou menos o mesmo significado. Pode não ser tão simples de interpretar à primeira vista, mas é o clássico.
Eu comecei com o de marselha mas apenas tinha os arcanos maiores e duas cartas em branco que também utilizava servia como "silêncio" ou "pausa" como numa conversa. Muitas vezes parecia que me dizia, "concentra-te melhor na pergunta" ou quando tirava três cartas duas delas eram brancas porque não havia outra carta que ajudasse a transmitir a mensagem, não havia mais a dizer... enfim. Senti falta de uma face branca no meu dado das runas, na altura não me lembrei quando o fiz. E agora neste baralho já com arcanos maiores e menores não sinto tanto porque como há mais cartas há mais maneiras de me dizer as coisas, mesmo que sejam respostas curtas.

Já agora, será que podes partilhar o significado dos números assim sucintamente como estavas a fazer, pode ser que assim me ajude a memorizar mais facilmente. Smile


Adri: Eu realizei uma espécie de ritual com as minhas cartas. Uma espécie de energização dos quatro elementos e uma apresentação, analisando carta a carta tentando compreende-la e interpretar várias coisas de cada.
De vez em quando, quando acho que devo ou quando o baralho está a ficar "viciado" faço um ritual de limpeza, deixo-o sobre e sob algumas pedras de sal mas também já me lembrei de molhar um pano em água e sal e deixar o pano secar e depois envolver o baralho nele, mas ainda não o fiz. E depois faço um ritual de energização dos elementos outra vez.
Ás vezes sinto necessidade de o limpar quando já muitas pessoas tocaram nele, ou mesmo quando as minhas energias não estão nos melhores dias já há algum tempo e estão sempre a aparecer as mesmas cartas, regra geral cartas não muito boas.

13Dicas para aprender a ler tarot Empty Re: Dicas para aprender a ler tarot Dom Jan 26, 2014 7:00 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Ah lol, não quis dizer que usar o tarot de Marselha seja um erro por si só. Para mim é um erro de principiante querer começar por esse tarot apenas por ser o mais conhecido. No meu caso seria um erro enorme porque detesto o tarot de Marselha, faz-me lembrar a inquisição e até me dá arrepios. Mas para quem tem afinidade com o tarot de Marselha claro que não é um erro.

Em relação à numerologia eu faço de uma forma muito própria e existe muito mais para dizer sobre isso. Para te ser sincera dou mais atenção quando é o às, o 9 e o 10, assim como o valete, cavaleiro, rainha e rei. As restante não olho tanto para a numerologia. Mas eu costumo interpretar assim:

às (1) inicio de ciclo;
2 é dualidade que pode ser benéfica ou antagónica;
3 é a perfeição, junção dos 3 pólos;
4 é os 4 elementos;
5 são os conflitos (imagina que a história começa no às quando chega a meio começam a aparecer os problemas, como num relacionamento, passando aquela fase da paixão, as diferenças surgem pondo o relacionamento à prova)
6 são as decisões tomadas para superar os problemas;
7 são as consequências dessas decisões;
8 é o infinito ou situação prolongada;
9 é ciclo quase completo (falta apenas qualquer coisa para se completar)
10 é ciclo pleno e completo que poderá a dar origem a novo começo;
valete é a juventude, o iniciante, alguém ingénuo, cheio de motivação mas sem experiência;
cavaleiro é a experiência (imagina numa empresa, o valete é o estagiário e o cavaleiro o trabalhador com 10 anos de experiência);
a rainha é sabedoria, poder, feminino;
o rei é o expoente máximo da sabedoria e experiência, é o lado maduro, adulto (no exemplo da empresa é o chefe).

Mas existe muito mais para dizer sobre isso. Aliás não é o teu tarot que tem o significado da numerologia? Podias partilhar connosco Very Happy

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos