Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Medidas ecológicas

+7
Kwannon
Foxglove
Aredhel
hugo quer aprender
greenlove92
dadsani
Sailor Moon
11 participantes

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

1Medidas ecológicas Empty Medidas ecológicas Ter Abr 16, 2013 3:33 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Muito se tem falado aqui no fórum sobre vegetarianismo e o impacto ambiental de comer carne (ou não fosse este um fórum dedicado à natureza). Contudo eu gostava de chamar a atenção para outros pontos.

Acredito que quando alguém se diz vegetariano, não esteja apenas a falar da sua alimentação, mas sim do seu modo de vida. Acho que não faz qualquer sentido uma pessoa deixar de comer carne pela sua saúde, por aquilo que faz aos animais e principalmente pelo impacto ambiental mas depois não toma outras acções que tenham em linha de conta a preservação da natureza.

Não me posso considerar vegetariana na minha alimentação, mas posso considerar-me "vegetariana" em muitas das minhas acções, isto porque existe um longo trabalho a ter para além da nossa alimentação para preservar o meio ambiente. Normalmente fala-se nisso na escola onde toda a gente acha uma seca, mas de facto trocar os sacos de plástico por sacos reutilizáveis, fechar a torneira quando esta não é necessária, ou fazer reciclagem em casa, são todos um conjunto de medidas que podemos aplicar no nosso dia a dia.

Sei que muitos de vocês ainda vivem com os vossos pais e ainda não se preocupam muito com a lida doméstica, mas desde cedo foi algo que me preocupou a utilização de certos detergente pouco amigos do ambiente. Foi por esse motivo que troquei todos os detergentes que uso em casa por detergentes ecológicos, desde ao detergentes da roupa, da loiça e limpeza da casa. Utilizo uma marca de produtos ecológicos e concentrados que não só é biodegradável como tenta concentrar o máximo possível nas embalagens para permitir uma redução de numero de embalagens e custos de transporte (já falei sobre isso nos classificados, porque também sou revendedora dessa marca). Publicidade à parte, acredito que quem seja realmente vegetariano ou pelo menos preocupado com a natureza, deva ter em linha de conta esta componente. Sei que isso nem sempre é fácil e por vezes dispendioso. Penso nisso por exemplo nas fraldas descartáveis, quero adquirir fraldas reutilizáveis, mas os preços assustam um pouco e agora ao inicio o uso de fraldas é bastante superior do que nos anos vindores, por isso o investimento seria enorme, contudo pretendo aos pouco ir inserindo algumas fraldas reutilizáveis ao meu filho, pelo menos as vezes que as utilizar são menos essas fraldas que vão para a lixeira.

Gostava que dessem algumas sugestões de como podemos adoptar hábitos simples e mais amigos do ambiente. Se pelo menos cada um de nós substituir alguns hábitos menos ecológicos por acções mais ecológicas já valeu a pena a abertura deste tópico e já é um pequeno contributo que damos para o nosso lindo planeta. Deixo aqui algumas das alterações que fiz:

  • Desde os meus 12 anos que fecho sempre a torneira quando lavo os dentes e quando passo shampoo e gel de banho, tanto que neste momento faz-me diferença sempre que vejo uma torneira aberta para o boneco e tenho que a fechar, já cheguei a fazer isso em casa de amigos, quando eles deixam a torneira aberta para nada;

  • Substitui todos os detergentes da roupa, liquido da loiça e detergentes de lavar chão, cozinha e casa de banho por detergente ecológicos, o que ajudou bastante na minha saúde pois sou muito dada a irritações de pele e consigo ter resultados fantásticos e com um cheiro bem mais agradável que a lixívia;

  • Nunca deixo o frigorífico aberto mais tempo que o necessário, assim como a luzes ligadas;

  • Faço reciclagem;



Estes são alguns exemplos que me lembro de momento, mas acredito que tenho mais. E vocês o que fazem para reduzirem o impacto ambiental??

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

2Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Ter Abr 16, 2013 3:48 pm

dadsani



Re-utilizo tudo,
faço a reciclagem no meu quarto (meus pais não "estão com o trabalho para uma coisa tão infantil) -.-"
não uso a luz do quarto mas sim a de um pequeno candeeiro,
fecho todas as torneiras,
não despejo o autoclismo todo
apanho agua nas fontes, em vez de na torneira
e agora que me lembre é so, para alem das que tu disseste (a parte do detergente é na casa de mi namorado aqui na covilhã, já que meus pais não são tão "infantis" -.-" )

3Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Ter Abr 16, 2013 5:00 pm

greenlove92

greenlove92

Eu tive mais sorte, porque a minha mãe foi muito receptiva à reciclagem. Por isso, eu faço reciclagem dos meus resíduos pessoais, e ela trata de reciclar na cozinha (ou seja, garrafões de óleo usado para o ecoponto do óleo, recicla as pilhas, rolhas, embalagens) e cá na universidade ofereço me para levar as coisas dos meus amigos ao lixo para me certificar que vão para o sítio certo lol.
Uma das minhas maiores frustrações é a falta de sensibilização das pessoas. Quando eu falo em reciclar, até se riem. Por isso uma grande tarefa minha é a reeducação das pessoas nesse aspecto. Sempre que possível, explico os benefícios de cuidar da Natureza.
Isso é só no que toca à reciclagem.

http://paganismolivre.blogspot.pt

4Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Ter Abr 16, 2013 6:18 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Infelizmente a reciclagem é vista como algo infantil ou algo meio hippie! Enfim....

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

5Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Ter Abr 16, 2013 6:59 pm

hugo quer aprender

hugo quer aprender

a minha mãe também faz a reciclagem, só põem a maquina da roupa e da luiça a trabalhar quando esá cheia...eu custumo fechar sempre as turneiras e desligar as luzes, muitas vezes até fico irritado por o meu irmão não as desligar...

6Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Ter Abr 16, 2013 7:30 pm

greenlove92

greenlove92

Eu sei Sailor, é TÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO irritante!!! x.x a sério passo-me toda lol mas eu faço a minha parte o mais possível.
Outra coisa que antes não fazia e que agora faço é ter em atenção os gastos energéticos (por energéticos falo de luz e água apesar de a água não ser bem uma energia). Quando tenho telémovel e portátil com bateria cheia, não os deixo na ficha. Aliás, o telemovel só carrego noite sim noite não, porque ele fica umas 8 horas ligado ao carregador enquanto durmo. (Falando disso vou pó-lo agora a carregar lol).
Uma coisa que já referiste e que acho importante é a redução de resíduos. Sempre que possível tentar optar por tupperwares ou reutilizar os sacos do lixo, assim como preferenciar alimentos/objectos que não vêm em pequenos pacotes individuais. Por exemplo, bolachas oreo há dois tipos: uma caixa com 4 pacotes de 4 bolachas, e um rolo com 20 bolachas. A melhor opção é claro, a segunda, e depois ir la a cada dia tirar as bolachas para o dia e pó-las num saco (de preferência o mesmo, senão não rende).
Mas enfim, já estou aqui a divagar. Eu podia passar uma tarde inteira a postar sobre reciclagem, acredita hahaha

http://paganismolivre.blogspot.pt

7Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Qua Abr 17, 2013 12:07 am

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Não deixar as coisas também em stand by, há muita gente horrível que vai ao macdonalds e depois deita as caixas dos hamburgers e os pacotes de gelado todos po chão!
Deixar a torneira muito tempo aberta também me mete impressão Sad
Também acho importante haverem casas de madeira e não de pedra, as de madeira são muito mais ecológicas e lindas, e deve-se exigir sempre o certificado que não será feita de florestas selvagens, as empresas têm que ter um certificado de que é de florestas deles e que quando cortam plantam para substituir, conheço uma empresa assim aqui em Portugal... chama-se RustiCasa. Infelizmente as pedreiras poluem imenso :/ e gasta imensos recursos... a pedra é dificil de fazer aparecer :/ já a madeira...

Usar menos carro e mais transportes públicos... bicicletaaaaaaa.

Olha eu n sou vegana por causa da carrada de poluição que é feita pela super produção de animais (apesar de saberes que a grande percentagem da poluição vem daí), nem pela saúde, nem por razões morais. Sou mesmo por instinto, não tenho fome quando olho para um animal.
Por isso, muita gente vegetariana pode ser pelos mesmos motivos que eu xD Quem sabe!! Mas que realmente diminuiria o impacto que a poluição que causa a criação massiva e a super produção de gado, lá isso diminuiria. E não era pouco.
Mas isso vai da consciência de cada um.

Neste momento, acho que é mesmo muito importante a reciclagem também, mesmo a doméstica , reutilizar coisas velhas.

Também vivemos num país que passa a vida a comprar roupa nova, isso polui imenso. E carros novos! Ui, polui mais fabricar um carro novo que utiliza-lo xD

Não é que queira ser positiiva, mas acho que estamos a encaminhar para um mundo que se preocupa mais, tenho medo é que seja tarde...
tantas catástrofes naturais e mudanças de clima Sad

E a china? Aquilo é um degredo... andarem de máscaras, a poluição é tal que aconselham as pessoas a ficarem em casa e só sairem se for necessário. Lá o cancro de pulmão é assustador...

8Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Qua Abr 17, 2013 6:07 am

Foxglove

Foxglove

do que aqui falaram faço tudo excepto a parte dos detergentes (isso é a minha mãe que compra e ela acha que aqueles é que limpam e os outros não...) e a parte de ser literalmente vegetariana.
por acaso aqui em casa o meu pai tem imenso cuidado com desperdícios a nível de electricidade e água e eu habituei-me desde sempre a isso por isso também acho um absurdo ver torneiras abertas e luzes acesas para nada... quando vou dormir deixo a tv em stand-by porque sei que pouco depois ele acorda e vem apagar tudo lol
só há uma coisa que ainda não consegui "superar" que é a utilização dos sacos de plástico que vêm dos supermercados... porque tudo bem, podia usar sacos reutilizáveis quando se vai às compras, mas depoís é complicado porque não sei onde meter o lixo... e ainda por cima com os gatos que tenho que limpar a areia... onde podia pôr quando a tiro? aceito sugestões! Very Happy

outra coisa que me deixa furiosa é a badalhoquice (não gosto da palavra mas não há outra que descreva) das pessoas quando deitam coisas para o chão nas ruas... papeis, beatas, garrafas, chiclets, até cuspir! seja o que for, deixa-me fora de mim! às vezes têm caixotes do lixo a poucos metros mas não se dignam a ir lá pôr, simplesmente mandam para o chão... eu sou incapaz de mandar o que quer que seja para o chão... nem que tenha de guardar no bolso, levar na mão, o que seja, o tempo que for preciso...

outra coisa, o tabaco... fizeram uma lei muito bonita que não se podia fumar em espaços fechados assim e assado... muito bonito mas ningém cumpre! a não ser nos restaurantes que se nota isso e nos shoppings e assim nos lugares mais flagrantes porque de resto... vai-se a qualquer café todos permitem fumar... saimos de lá parecemos chouriços fumados... estou mortinha que proibam por completo fumar em espaços fechados porque é outra coisa que detesto... aliás! para mim o tabaco devia ser completamente proibido, devia ser como qualquer outra droga, até porque aquilo é pior que algumas drogas, a longo prazo pelo menos... mas pronto, como dá tanto dinheiro ao estado isso já acho que é sonhar muito alto...

ah! não se equeçam das lampadas de baixo consumo! substituir as normais por essas! não usar aerossóis (aqueles desodorizantes e essas coisas em latas)!
e por agora é disso que me lembro... se me lembrar de mais coisas ponho aqui!

9Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Qua Abr 17, 2013 11:00 am

Kwannon

Kwannon

Bem, vou dar o meu contributo com algumas coisas que faço em casa:
- Reciclagem de tudo o que o ecoponto aceita.
- Quando a roupa me deixa de servir em tamanho, ou vai para alguém que eu conheça e sei que pode servir, ou para os contentores da Humana; quando está estragada, vai para panos velhos (dá jeito quando se tem um marido aspirante de mecãnico automóvel).
- Tenho a TV e o som ligados a uma extensão com botão, assim quando não se está a usar desligo o botão e não consome nada.
- Aproveito a água das chuvas para regar as flores dos vasos.
- Também não deixo luzes ligadas ou torneiras abertas desnecessariamente.
- Prefiro comprar tecido e pedir para me fazerem roupa de qualidade e que assenta bem no meu corpo do que estar sempre a comprar roupa que, ou se estraga rápido, ou não me serve bem e acaba por ir embora. Quando compro, tento que seja de qualidade para durar (mesmo que tenha de pagar um pouco mais por isso). Até deixo aqui um exemplo flagrante: quando andava aí no 11º ano comprei uns jeans espectaculares da Louis que foram caros na altura, mas de uma qualidade incrível. Só os deitei fora este ano por estarem gastos...tenho 28 anitos Very Happy
- No meu emprego reutilizo folhas de papel e somos das bases militares com maior poupança de papel (fazemos muitas coisas digitalmente).
- Não desperdiço comida.

Que me lembre...é isto Smile

10Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Qua Abr 17, 2013 8:17 pm

hugo quer aprender

hugo quer aprender

uma coisunha kioko os carros novos pluem muito menos...do que os antigos...e o meu carro é ecoligico :-)

11Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Qua Abr 17, 2013 8:26 pm

hugo quer aprender

hugo quer aprender

olha foxglobe ouvi dizer que se deveria pir as cheqlest na estrada pois elas tem petroleo e o sol derrete as chiqletese acho que ajuda na estrada...nao tenho a certeza...

12Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Qui Abr 18, 2013 2:00 am

Foxglove

Foxglove

hugo, nunca tinha ouvido tal lool
mas para mim é igual, faça bem à estrada ou não, não é a estrada que me importa propriamente... acho uma falta de educação atirar coisas para o chão quer ajude a estrada quer não! até rimei lol

13Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Qui Abr 18, 2013 10:23 pm

hugo quer aprender

hugo quer aprender

tens toda a razão, para a proxima tiro a chiclet da boca pouso a na mão e deito calmamente no chão lol! tou a gosar,desculpem lá os erros da ultima vez escrevi no telemovele fica uma porcaria...

14Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Qui Abr 18, 2013 11:30 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Existem coisas tão simples que podem causar tantos danos que nem nos demos conta. As pastilhas são o pior para os passarinhos, eles sentem o cheio a frutos vão tentar come-las, o que muita das vezes fica preso no bico e morrem à fome. Assim como as aberturas de latas, aquela cena redonda que eu adoro brincar que ajudam a abrir latas de coca cola e assim. Quando chegam ao mar podem ficar presas em uma série de espécies jovens que a crescerem ficam presas nessa argola e morrem. É preciso ter cuidado com tudo isso.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

15Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Sex Abr 19, 2013 2:32 am

Foxglove

Foxglove

é verdade sim sailor!orbigada por lembrares isso dos pássaros porque aquilo realmente é muito mau para eles pois comem e entope-lhes o sistema digestivo (e não só) de maneira que não conseguem absorver mais nada daquilo que comem depois... e morrem lentamente...

e os sacos de plástico também são terríveis quando vão parar ao mar ou ao rio (ainda estou à espera de sugestões para substituir os sacos de plástico!!!!!) olhem para isto
Medidas ecológicas Plastic-bird

e basicamente tudo que seja plástico que vá parar aos sítios onde os animais vivem é terrível...
Medidas ecológicas Turtle-caught-in-plastic-ring
Medidas ecológicas Sea-lion-2-marcia-moreno-baez

sei que as imagens não são agradáveis mas por vezes é a única maneira das pessoas se aperceberem...

16Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Sex Abr 19, 2013 9:54 am

Kwannon

Kwannon

Essa da tartaruga deixou-me mesmo de rastos (apesar de serem todas más claro), faz-me lembrar a minha tartaruga de estimação que eu trato com tanto carinho e essa pobrezinha não foi ajudada e ficou nesse estado Sad

17Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Sex Abr 19, 2013 10:02 am

greenlove92

greenlove92

Essa é uma coisa que me deixa fora de mim, sabem? São coisas que não vemos, e por não vermos pensamos que não acontecem! Só quando nos deparamos com essas coisas é que nos apercebemos do mal que fazemos, sem sequer termos noção disso.
Fico doente D:
Já era fanática, acho que vou ficar ainda mais fanática :s

http://paganismolivre.blogspot.pt

18Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Sex Abr 19, 2013 12:44 pm

Convidado


Convidado

Está muito bom o tópico. Obrigado pela iniciativa e participação, deu para aprender umas coisas boas.

19Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Sex Abr 19, 2013 12:59 pm

Convidado


Convidado

Eu moro com os meus pais, mas vou fazendo o que posso.
Não faço muito até. fui fazendo uma coisinhas.
Tipo deixa cá ver:
Por exemplo na casa de banho nunca descarrego a água completamente dependendo do que for para ir pelo cano abaixo. lol
Tento reutilizar tudo, até comida meto na terra, ou até para os animais (não os crio, são da minha avó), ou então até meto nas plantas ou numa lata para as minhocas comerem, pois elas desfazem a comida de modo que as plantas consigam se alimentar.
De vez enquanto vou dar uma volta pela natureza e até mesmo no campo do meu avó, e vou metendo lixo no bolso para deitar em casa.
Tento até consumir alimentos naturais e se até do campo (grande parte são também usados químicos nas plantações, o que não ajuda muito se for a ver, apesar de que a carne é pior e sendo assim já é uma diferença). E sendo assim evito produtos com mais químicos ou embalagens.
Não bebo sumo em casa, só se for natural mesmo feito por nós.
Tenho um quarto com pouca iluminação natural e por isso infelizmente não desligo a luz, tanto que me faz e fico cansado sem ela ligada Sad. Mas tento desligar as luzes e a água que está a ser desperdiçada.
No caso da reciclagem os meus pais não fazem, e mesmo assim não temos ecopontos perto. Mas ainda até podíamos fazer de vez enquando agora me que lembro quando sairmos e passamos perto de um, podemos deixar lá o lixo. Mas tenho de ir com calma com os meu pais, já é difícil tentar controlar as coisas assim, agora se começar a pedir demais a bolha pode estourar lol.
Mas é por ai uma coisinhas pequenas que vejo que posso fazer, mas não é praticamente nada. Tamen tou na casa dos meus pais, mas quando tiver eu no comando lol. Ai sim as coisas vão mudar muito. Very Happy

20Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Sex Abr 19, 2013 1:11 pm

Convidado


Convidado

Eu algumas vezes cuspo no chão, e não vejo problema nisso. É viu degradavel lol. sério é a natureza, todo se transforma. Por um caso de educação talvez sim. Mas é tudo um caso consciência que por mim não vejo mal algum nisso. Claro que não faço na rua. tipo estou no campo ou assim e cuspo para a terra. Até que se por num papel é pior lol, tamos a gastar papel que tá cheio de químicos e a incentivar a produção que ai é esmagadoramente mais poluente.
Mas de certa forma tudo é natural tudo é equilibrado, desde que não envolva as "alterações" humanas dos produtos ou a produção demasiado exagerada ou com demasiados gastos.
Pois por exemplo um incêndio natural seria uma coisa boa para a natureza se não tivéssemos os desequilíbrios da humanidade, já que a atmosfera estava equilibrada, e tudo se iria transformar depois, pois mesmo o dioxido de carbono e .... são importantes para a natureza, só que em demasia não claro ai desequilibra.

Mas prontos não vou entrar por ai, também temos de ver que agora não é assim, e que está tudo desequilibrado e não podemos agir assim.
Más é triste nós estamos todos dedicados a ajudar e assim, e depois alguém cria uma empresa e anula todos os esforços de milhares de pessoas como nós. Mas claro que seria ainda pior se não se fizesse nada.
Mas acredito que está tudo a mudar, para melhor. Estamos a abrir a consciência para a realidade das coisas, e num futuro Próximo, acredito que vamos ter grandes mudanças, ainda que tenhamos de descer mais um pouco para aprender.

21Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Sex Abr 19, 2013 3:28 pm

Foxglove

Foxglove

Galaico tens razão, não faz mal nenhum cuspir para o chão! eu é que não gosto... nem do acto em si nem depois de ver as bisgas pelo chão fora... mas isso sou eu que tenho esse trauma XD claro que se o fizeres discretamente e para um sítio que não fique ali exposto para toda a gente apreciar não tem problema nenhum! e se tiveres um lenço de pano não gastas papel Wink

quanto à falta de ecopontos perto de tua casa, sugeria que mandasses uma carta à câmara municipal ou à junta de freguesia da tua zona. de certeza que eles têm de fazer algo quanto a isso!

22Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Sex Abr 19, 2013 4:23 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Galaico92 escreveu:
Mas é por ai uma coisinhas pequenas que vejo que posso fazer, mas não é praticamente nada. Tamen tou na casa dos meus pais, mas quando tiver eu no comando lol. Ai sim as coisas vão mudar muito. Very Happy

"Sê a mudança que queres ver no mundo." O teu nada já é alguma coisa, já ajuda e pode fazer a diferença.

Dou-te o mesmo conselho que a foxglove te deu, manda carta à junta de freguesia da tua zona, porque as juntas têm uma quota de ecopontos por números de habitantes e às vezes não o estão a cumprir ou não têm sugestões que façam sentido de onde os colocar. Ao fazeres isso vais alertar eles para essa situação e irem ver se realmente estão a cumprir com o que é suposto nesse tema ou não.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

23Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Sex Abr 19, 2013 6:56 pm

Convidado


Convidado

Obrigado Foxglove. Smile
Sailor Moon , hum tou a ver, vou ver isso. Mas primeiro vou formar uma aliança com a minha irmã a ver se conseguimos fazer um acordo ou um pacto de não poluição com os meus pais. lol
Depois vou ver se resolvo isso.

24Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Sex Abr 19, 2013 7:29 pm

hugo quer aprender

hugo quer aprender

então boa sorte...

25Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Ter maio 07, 2013 9:03 pm

LadyFeluryan

LadyFeluryan

Se há coisa que não suporto é ver animais ou plantas mal tratados fico logo com as lágrimas nos olhos (se é que nao faço logo um poça á minha volta ), tento sempre ser o mais ecológica que possa

26Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Dom Jun 09, 2013 2:45 am

alquimista

alquimista

Água do autoclismo, fácil poupar.

Metam uma garrafa de litro e meio cheia dentro do autoclismo, e sempre que ele descarrega e enche é 1 litro e meio a menos.
Se conseguirem meter 2 melhor
Smile

http://www.alquimistadoscristais.org

27Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Dom Jun 09, 2013 4:22 pm

Convidado


Convidado

Xiiii, muita bom essa dica Very Happy, obrigado. Acho que até vou pro sem ninguém saber ah ah XD. Acho que ninguem nota. Mas so por brincadeira para depois eu lhes contar e eles verem que podem poupar sem esforço nenhum Smile.
Acho que eles(família) vão adorar a ideia.
Obrigado pela Dica Very Happy.

28Medidas ecológicas Empty Re: Medidas ecológicas Dom Jun 09, 2013 8:36 pm

alquimista

alquimista

Galaico92 escreveu:Xiiii, muita bom essa dica Very Happy, obrigado. Acho que até vou pro sem ninguém saber ah ah XD. Acho que ninguem nota. Mas so por brincadeira para depois eu lhes contar e eles verem que podem poupar sem esforço nenhum Smile.
Acho que eles(família) vão adorar a ideia.
Obrigado pela Dica Very Happy.
Claro ninguem vai notar se for apenas uma garrafa

http://www.alquimistadoscristais.org

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos