Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Arrancar ervas daninhas é contra a natureza?

5 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

greenlove92

greenlove92

Olá! Very Happy Hoje enquanto estava na leira a ajudar a minha mãe a arrancar as ervas daninhas ( lol! ), comecei a pensar numa data de coisas, nomeadamente que tinha lido algures que se devia agradecer a uma árvore antes de lhe retirar folhas ou frutas. Da mesma forma deveria-se agradecer e pedir desculpa à árvores e animais antes de as cortar ou matar para comer.

Seguindo esta corrente, no caso de ervas daninhas e "pragas" como formigas ou ratos, será que ao arrancar ou matá-los estamos a cometer um "crime" perante os Deuses e a Natureza? Ou estaremos a defender-nos e proteger o nosso habitat de seres humanos?

Não levem a pergunta a mal, apenas tenho curiosidade de saber a vossa opinião.

http://paganismolivre.blogspot.pt

DarkCrow

DarkCrow

se os animais se comem uns aos outros para sobreviver, acho normal os seres humanos fazerem o mesmo

Convidado


Convidado

...dentro do equilíbrio... XD
nos temos opções eles não; mas além de matar também escravizamos e enfim entre muita coisa...
Vai de cada um, cada decisão tem as suas consequências, sem julgamento!
Se as nossas escolham afetam o outro ai já não acho lá muito "logicamente" correto.
Eu vejo que retiramos uma vida/experiência... pk o corpo é apenas isso, um fato que usamos para ter uma experiência neste ambiente... dai o "mal" é a vida que tiramos/experiência, e dai vamos para quem tem mais direito de viver, mas será é mesmo uma questão de sobrevivência? precisamos disso? não será conveniência, ou/e simplesmente prazer?...ignorância (sem ofensa..apenas não ter consciência...)
E depois quem terá mais valor? existe isso? será que por ser "supostamente" mais inteligente nos dá mais valor?
É que se não for penso que vamos pela força... quem é mais forte, que se adapta...enfim....

Estou a falar isso mas apenas a colocar ideias, não tou a julgar nem a colocar-me de nenhum "lado". Penso que se é para ver as coisas tem de se analisar imparcialmente em vez de criar pretextos para puxar para o nosso lado..
Agora isso nos leva para a consciência de cada um, dai para quem tem uma visão mais alargada ou não..pior..melhor..enfim.. e andamos sempre nisso...
a verdade é relativa!! verdade é quando acreditamos e concordamos que é ... verdade pode ser simplesmente sempre uma ilusão....

XD tenho sempre de meter nojo XD, mas com boa intenção claro!!!

Kwannon

Kwannon

De vez em quando também tenho essas dúvidas existenciais....
No caso de ervas daninhas, sou sincera, é raríssimo arrancá-las, mais por falta de tempo que outra coisa. tenho um quintal um bocadito grande, mas com o bebé em casa arrancar ervas nunca está nas minhas prioridades. o meu pai arranca as da horta e a minha mãe quando pode arranca as do jardim.
Em termos de animais...já é outra história. Dos ratos encarrega-se a minha gata. É a ordem natural das coisas e eu não interfiro. Em termos de moscas, melgas, formigas em casa, penso no assunto como auto-defesa. Não me vou deixar ser picada só porque "ah coitadinha da melga é um bichinho". Tem de haver bom senso e acho que não nos podemos rebaixar ao ponto de ficarmos mal, no sentido de picadas, alergias e afins. No mundo natural os animais seguem uma cadeia alimentar. Eu tento ser vegetariana, mas também não quero ser "comida" pelos bichos lol

greenlove92

greenlove92

Visto assim faz muito sentido Kwannon e também sou dessa opinião. Puxando mais o assunto, os micróbios e bactérias são vivos assim como os parasitas mas não é por isso que as pessoas se devem deixar massacrar.

Quanto à ervas daninhas (pensei no assunto um pouco mais enquanto arrancava mais ervas grrrrr ai os meus pobres rins massacrados T.T) afinal de conta não são elas "parasitas" para as restantes plantas? Acabam por absorver a humidade e o nutriente do solo, prejudicando assim a sobrevivência das outras plantas (o que é péssimo no caso de uma leira que serve para crescer comida).

Já no que toca a limpeza, ervas daninhas como qualquer outra erva acabam por destruir a calçada ou as paredes, por exemplo. Então arrancá-las nesse caso será mais uma vez sobrevivência ou auto-defesa pois sem isso iria infiltrar-se água nas paredes ou no solo, criando instabilidades, franqueza e fungos potencialmente prejudiciais.

http://paganismolivre.blogspot.pt

Convidado


Convidado

:O é pá!!

....estou a achar interessante....

bem mas vou chatear mais...

ervas são seres vivos vivendo experiências, mas são seres como que aaaa coletivos, não existe assim uma morte propriamente dita, e vendo que se estamos a limpar o terreno para produzir..., agora talvez indo ao ponto de ser bonito e tal... sem exageros.. temos os nosso direitos e de ter o nosso espaço, mas ai tudo depende da intenção e da energia que alimentamos no processo.. nos efeitos que isso pode causa..enfim..
Agora bichos lol.. para defesa eu penso que devemos nos defender, antes matava tudo, agora não XD, tem sempre um equilíbrio em tudo. as moscas eu ou as mando sair lol e alguma saem lol (nada de andar a fazer filmes malucos... não sou aaa maluco XD) ou então apanho-as até rapidinho com um copinho e um papel.. aa enfim... ou seja por uns 3ou4min tiro as moscas do meu quarto sem as ter de matar. E para mim eu penso que 3 ou 4 minutos valem a vida dessas moscas ah ah XD, mas enfim.. acho que sem exageros.... simplesmente eu sou assim...
Tive um altura que não tinhas moscas nenhumas pk deixei no meu quarto aranhas ... ah ah ah eu é cada filme , só vendo XD.

Enfim já é altura de me calar... fuii...... XD

greenlove92

greenlove92

Galaico omg XD No meu quarto não deixo entrar nada, mato tudo >_< Não quero aranhas a entrar me pela boca enquanto durmo o.o

http://paganismolivre.blogspot.pt

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

LOL, o que me ri com tudo isto.

Bem eu também me preocupo bastante com essas questões. No que toca às ervas daninhas, acho que as podes ver pela positiva, se as colocares no composto elas passam de plantas invasores, a fertilizantes para o solo. Além disso existem boas estratégias para evitar o seu crescimento nas hortas, como palha ou folhas (os meus conhecimentos de permacultura em acção ehehehe).

Em relação aos animais eu evito ao máximo matar o quer que seja. Isso começou muito pelo reiki, com o: "só por hoje respeitarei todas as existências". Mesmo que existam animais que nos metem nojo ou medo, não nos dá o direito de os matar. Pelo menos é o que penso. Faço como o galaico, tenho umas aranhas de estimação nas minhas janelas que engordam a olhos vistos com a quantidade de moscas que apanham. A minha mãe até se passa, mas não consigo matar os bichos e entre as aranhas e as moscas eu prefiro as aranhas.

Por exemplo tenho montes de lesmas em casa, mas já me habituei à sua companhia. São tão grandes que acho que são lesmas mutantes. às vezes coloco-as no vermicompostor, mas como elas só me aparecem de noite, nem sempre tenho paciência para isso. Ratos felizmente não tenho. Melgas ainda uso o pesticida por causa do meu filhote que anda sempre todo mordido, mas já andei a ver algumas plantar de interior que afastam os insectos, é só ter mais alguns trocos para ver se compro algumas.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

greenlove92

greenlove92

Mais uma vez, Vânia salvando o dia XD Os teus conhecimentos não têm fim, é impressionante o.o Nunca pensei em arranjar métodos para evitar as ervas daninhas em vez de arrancá-las, pelo menos nas leiras pode dar algum jeito, é questão dos meus pais concordarem XD por vezes a terra fica tapada por sacos de plástico ou tábuas de madeira, evita as ervas mas acumula caracóis como não se pode (também prejudicial pois comem os legumes todos >_<)
Nós também deixamos de ter ratos pois agora temos serpentes loooool também temos sapos e ouriços cacheiros (não me julguem, a minha casa tá rodeada de mato) e ainda por cima não vivo dentro da cidade :p
Lesmas e centopeias gigantes sobem me pelos canos acima, é horrível ir ao wc de noite e deparar se com um monstrengo desses o.o
Ainda acho que o melhor remédio contra melgas são as redes nas janelas, também impede de moscas entrarem e felizmente não temos muitos problemas com isso cá em casa. Podias considerar uma rede de janela para o Lourenço ou então mesmo aquelas redes de por à volta da cama :p

http://paganismolivre.blogspot.pt

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Oh obrigada pelo elogio, mas como sabes eu adoro essas coisas e devoro imensa informação do género. Depois é só recitar lol.

Sim, estou a considerar a rede mosqueira também, mas preciso de mais trocos para o fazer, porque quero pôr numa série de janelas lol.

A cena das lesmas fez-me lembrar uma frase de permacultura que li à pouco tempo no facebook: "não tens excesso de lesmas, tens é falta de patos". Bem, como ter patos dentro de casa não dá muito jeito, vou experimentar com o método do pepino como a Kwannon publicou noutro post. Mas quem sabe se não era uma solução para ti. Por favor não faças é como o pessoas da minha terra que põem sal nas pobres coitadas. É uma morte bastante penosa para elas, chega a ser cruel.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

Devin Delamare

Devin Delamare

Greeny, ainda bem que não tens fobia de centopeias como eu, senão pobre de ti :O

http://emonika.blogs.sapo.pt

greenlove92

greenlove92

Pfff não tenho fobia mas quase chego lá loooool sobretudo que são vermelhas e por vezes do tamanho de um dedo >_>

Vânia uma pessoa conhecida minha afoga os caracóis num balde de lixívia -.- mas essa do sal é mesmo cruel... Mesmo não tendo emoções desenvolvidas, têm nervos e de certeza sentem aflição e dor. Não percebo as pessoas que matam os bichos de forma longa e extensa e dolorosa, se tem mesmo de ser que seja rápido e o menos doloroso possível Sad

http://paganismolivre.blogspot.pt

Kwannon

Kwannon

Ai credo fazem cada uma aos bichos! Eu também tenho algumas aranhas de estimação, mas a minha mãe passa-se com elas e de vez em quando dá-lhes caminho quando eu não estou a ver --' Rede mosquiteira tenho uma, mas como passo o dia com a porta da rua aberta e aí não tenho nada, é sempre um mosquedo terrível lol
Sinceramente não consigo matar bichos mesmo quando me metem nojo/medo, mesmo por esse motivo. Simplesmento afasto-me e deixo-os ir à vida deles. Nem me tinha lembrado da ideia da Vânia, também ponho as ervas daninhas na compostagem, é o melhor a fazer Wink

greenlove92

greenlove92

Uma vez consegui convencer os meus pais a fazer compostagem das cascas e legumes que gastamos na cozinha. Experimentei fazer num balde grande tapado e correu tudo bem até ao momento em que lá puz alface. Não sei se criou excesso de humidade ou algum desequilíbrio, mas ficou um cheiro insuportável então tive de desistir da empreitada. Vocês usam algum equipamento especial para a compostagem?

Sei que é suposto ser um recipiente arejado e ter uma mistura de terra assim como alguns bichinhos como minhocas, mas como vocês fazem? Se não houver um tópico sobre compostagem já feito podiam criar um quem tivesse mais conhecimentos Wink

http://paganismolivre.blogspot.pt

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Greenlove tens um tópico de vermicompostagem aqui https://mundoverde.forumeiros.com/t399-vermicompostagem

Sim normalmente o excesso de humidade causa maus cheiros, assim como a falta de arejamento. É por isso que devemos mexer o composto pelo menos uma vez por semana. Se tiveres um compartimento por baixo que capte o excesso de água é óptimo porque podes utilizá-lo para regar as plantas já que é super fertilizante (até deve ser diluído em água e não regar directamente).

Bem eu não sou perita no assunto, até porque cometo imensos erros, mas afinal é assim que se aprende. Acho que coloquei demasiada beringela e matei as minhocas todas. Fiquei tão triste mas tão triste que nem imaginam. Tive vontade de desistir. Mas agora estou com vontade de recomeçar, até porque dói-me sempre o coração quando coloco resíduos de cozinha do lixo sabendo que podem ter uma melhor utilização.

Há um grupo de vermicompostagem no facebook que até é formado pela pessoas que me facilitou o curso. Podes sempre juntar-te a eles também e ir retirando algumas dúvidas. É este o link https://www.facebook.com/groups/vermicompostagem/?ref=ts&fref=ts

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

greenlove92

greenlove92

Sim, reparei que já tinha um post depois de fazer a pergunta :p Obrigada por dar o link do grupo do Facebook Smile

Realmente custa sempre ver coisas recicláveis/reaproveitáveis irem para o caixote do lixo... Sad

http://paganismolivre.blogspot.pt

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos