Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Vermicompostagem

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Vermicompostagem Empty Vermicompostagem Qui Nov 21, 2013 10:21 am

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Olá pessoal! Já pensaram em fazer vermicompostagem?
Basicamente é reduzir o lixo orgânico em composto com ajuda das nossas amigas minhocas. Fiz um curso à pouco tempo sobre isso com o Projecto Ser Sustentavel

Vermicompostagem Rp55

Os objectivos de criar um vermicompostor são:
Um vermicompostor, permite-nos transformar o nosso lixo orgânico em composto de uma forma simples e natural;

Esta é uma prática económica e ecológica, recreando o habitat natural das minhocas dentro do compostor e reduzindo o envio de lixo orgânico para aterros sanitários.

O composto criado é altamente nutritivo para as plantas, devendo ser usado como fertilizante nos jardins e hortas. Outra componente económica e ecológica, uma vez que o composto é quase gratuito e amigo do ambiente.

Para construir um vermicompostor são necessários:
Resíduos orgânicos;
Água;
Compostor (que pode ser uma caixa de plástico)
Minhocas (recomenda-se a minhoca vermelha Eisenia Foetida)
Terra

Materiais que podemos colocar no vermicompostor:
Restos de vegetais e fruta
Cascas de ovo moídas
Papel e cartão
Folhas de árvores
Restos de plantas
Borras de café
Chá
Serradura
Terra de jardim
Micélio
Areia
Palha e feno
Terra de vasos
Pó do chão
Bolas de cotão
Fruta podre (em moderação)

Existe este grupo no facebook sobre o tema que foi criado pelo meu tutor o Paulo Silva. Se tiverem interesse em aprender mais ou decidirem aventurar-se na criação de um vermicompostor ele ajuda-vos com as dúvidas que tenham https://www.facebook.com/groups/274786225865725

Deixo-vos aqui um video como exemplo

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

2Vermicompostagem Empty Re: Vermicompostagem Sex Nov 22, 2013 11:07 am

Kwannon

Kwannon

Por acaso tenho um no meu quintal. Chamamos-lhe simplesmente "compostagem" e funciona bem Smile Não metemos lá minhocas de propósito, mas como vivo no campo é normal a bicharada entrar naturalmente dentro daquilo e fazer o seu trabalho. Na minha casa faço muito pouco lixo orgânico na cozinha (aproveita-se de tudo) e confesso que não coloco na compostagem porque todas as folhas do quintal e outros resíduos orgânicos do mesmo (material de podas, ervas daninhas, etc) enchem aquilo completamente!
O material resultante é realmente um adubo óptimo para a horta e flores Very Happy

3Vermicompostagem Empty Re: Vermicompostagem Sex Nov 22, 2013 5:24 pm

beatrizg



Estou muito tentada a começar a fazer, tenho uma vizinha que fazia e já estava pensando nisso, que engraçado aparecer este post por aqui justamente agora.

Já estava pensando nisso mesmo, só preciso de arranjar um tempinho.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos