Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Círculo mágico e a força de coriolis

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Olá pessoal. Bem decidi começar este tópico devido a uma dúvida que me surgiu há pouco tempo relacionado com um símbolo de Reiki.

Inscrevi-me no nível I de Reiki no grupo que o Alquimista aqui nos indicou no fórum. Quando li sobre a informação sobre este nível, deparei-me com o primeiro símbolo que aprendemos em reiki. De forma geral é um símbolo que canaliza a energia reiki para o local onde este é desenhado, só que este deve ser feito no sentido horário no hemisfério norte e anti-horário no hemisfério sul, para que o símbolo tenha o sentido de canalização. Se for para enviar energia embora deve ser feito ao contrário nos dois hemisférios. Ora já não é a primeira vez que me deparo com algo do género. Já encontrei algum pessoal pagão brasileiro que abre o círculo de forma contrária e isso sempre me fez confusão. Afinal no hemisfério sul os pontos cardeais não são os mesmos? O Sol não nasce a Este e põe-se a Oeste? Então porquê desenhar o círculo de forma contrária?

Bem, sendo esse um grupo de reiki e não de religião, nada sabiam sobre o círculo mágico, mas conseguiram-me explicar o porquê do símbolo de reiki ser desenhado de forma diferente nos dois hemisférios. É devido à força de Coriolis. Deixo-vos aqui os ficheiros que me indicaram para me explicar a forma como esta força actua. O filme está muito interessante sobre a forma como a água corre na pia. Sendo que no hemisfério norte a água corre no sentido anti-horário e no hemisfério sul a água corre no sentido horário.

http://www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Elisa/flg0355/filespdf/For%C3%A7a_de_Coriolis.pdf



Tal e qual como me tinham explicado no símbolo, para mandar energia embora, assim como a água, tem que ser no sentido anti-horário no hemisfério norte e horário no hemisfério sul. Ora para quem abre o círculo no hemisfério sul fica o dilema: fazer no sentido horário seguindo os elementos e os quadrantes? Ou abrir o círculo tendo em conta a força de Coriolis?
É que devemos abrir o círculo no sentido horário, porque tem uma lógica, se começamos por Este, o este representa o início, a manhã, o nascimento, a Primavera, quando nos deslocamos para sul, o que corresponde ao sentido horário, temos a representação do fogo, da adolescência, do meio-dia, o Verão, e ai por diante. Ora no hemisfério norte não temos qualquer problema pois a força de coriolis neste hemisfério faz com que a o sentido horário seja a canalização da energia o que coincide com os elementos e a forma de abrir o círculo. Mas, e quem está no hemisfério sul? Como fazer?

A meu ver, quem é do Hemisfério Sul deve fazer aquilo que sentir melhor. Se quiser respeitar a força de coriolis e canalizar a energia no sentido anti horário então que assim seja, se por sua vez prefere seguir os elementos e a ordem do círculo então tudo bem. Acho que se fosse eu seguia pela segunda, pois para mim não me faria sentido abrir um círculo indo da velhice ou meia-noite, para a fase adulta ou por do sol,… simplesmente não me encaixava, mas tendo em conta que existe aqui esta divergência também não posso dizer que seja errado fazer no sentido contrário.

Às vezes tenho a sensação que as religiões foram pensadas no hemisfério norte e quando são adaptadas ao hemisfério sul acaba por haver esta lacuna. Por exemplo nós podemos ligar o Yule ao Natal sem qualquer problema, agora quem está no hemisfério sul festejar Litha que representa a força máxima do Deus, quando anda tudo a celebrar o nascimento, deve ser muito desconcertante.

Pessoal do sul, esta é apenas uma reflexão minha e gostaria muito que vocês nos contassem como resolvem esta questão. Como celebram no hemisfério sul e se realmente sentem esta divergência entre uma coisa e outra.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Bem minha sailor! Já sabes que gosto de reiki :3 por isso, tas de parabens por colocar este tipo de posts ! (gfd86) 

Kwannon

Kwannon

Também me inscrevi nesse site, e aproveito para lembrar quem quiser fazer o nível 1, as inscrições para a próxima turma começam dia 16 de Outubro Wink

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos