Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

para se ser um bom pagão devemos ser vegetarianos?

+7
Nantumaurus
greenlove92
Toaki
Aredhel
Kwannon
freya ashling
Sailor Moon
11 participantes

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Hoje acordei a pensar neste tema e tive que vir postar aqui. Desde já devo dizer que a ideia não é fragilizar ninguém e todos têm direito às suas opiniões. Apenas pretendo discutir um pouco o tema e saber o que vocês acham.

A questão é: para se ser um bom pagão devemos ser vegetarianos? Sinceramente eu não creio que assim seja e ainda hoje vi no facebook uma frase a dizer “vegetais são comida, animais não” e não consigo concordar com isso. Para começar nós somos animais omnívoros por natureza, nem exclusivamente herbívoros, nem exclusivamente carnívoros. Não somos os únicos animais a comer outros animais. Quando vemos uma leoa a caçar outros animais faz parte da natureza, mas se formos nós a comer galinha já é desumano?

Sinceramente acho que o problema aqui foi a industrialização. Deixamos de ver o animal como tal e de lhe agradecer por a sua morte significar o nosso alimento, para ver apenas como um pedaço de carne no meio de tantos outros no supermercado. Mas se o argumento utilizado é que os animais são seres vivos e não os devemos comer, então também os vegetais o são e assim chegamos ao cúmulo de não poder comer nada por estarmos a “matar”. Acho que é necessário encontrar um equilíbrio. Na minha opinião, para se ser um bom pagão não tem que se ser necessariamente vegetariano, no entanto também não deve ser indiferente ao animal que morreu por nós.

Talvez por eu ser da terrinha e estar habituada com as “matanças de porco” em que eram praticamente uma celebração ainda trago um pouco essa visão de ver a morte do animal como algo a ser agradecido e que merece o nosso respeito. No entanto não só com os animais que o devemos fazer, aliás também me ensinaram que sempre que arrancamos uma fruta de uma árvore, ou apanhamos uma couve ou alface, devemos dar um pouco de Reiki como forma de agradecimento. O importante é termos o respeito por aquilo que nos alimenta, coisa que se foi perdendo quando se passou da fase de sermos nós a produzir, para o comprarmos em grande escala no supermercado.

Aquilo que acredito é que não é antinatural comer carne. Devemos ter consciência do esforço necessário à natureza para podermos desfrutar de qualquer refeição. E isto serve para todos. (047)

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

freya ashling



eu sou da mesma opinião que tu...e sou uma defensora dos direitos dos animais..mas tal como disseste existem animais que fazem parte da nossa cadeia alimentar e temos que ter consideração por eles...agradecer aos Deuses pela alimentação que nos é proporcionada seja ela animal ou vegetal,para mim ser vegetariana e uma opção...porque eu nao aprecio muito carne principalmente de vaca...mas se for convidada a ir a casa de alguém e me puserem carne na mesa eu nao digo que nao e ate como...porque foi uma forma de me demonstrarem a sua gentileza de me convidarem para a sua casa...sinceramente o ser vegetariana nao tem nada a ver com o ser paga,mas sim uma opção de vida...
os nossos antepassados também a comiam e ate faziam rituais em agradecimento pela alimentação que tinham...

Kwannon

Kwannon

Concordo com as vossas opiniões. Até porque o nosso corpo tem tendência a ficar em desequilíbrio se abolirmos completamente o consumo de carne. Pelo menos, é necessário um maior esforço da parte dos vegetarianos para equilibrarem o consumo de proteínas. Por isso, também concordo que seja uma opção, mais por gosto do que propriamente por ética. Afinal de contas, ninguém ia dizer aos nossos antepassados que não eram pagãos por andarem a comer carne. Fazia tudo parte do ciclo de vida, o que era preciso era ter o devido respeito pela morte dos animais. E também não caçar em excesso, que penso ser o que hoje sucede bastante. Não no sentido de "caçar", mas sim no elevado consumo de carne. Isso sim, faz-nos mal a nós e à Natureza! (oldperv87)

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Bem, eu como já devem se ter apercebido em alguns tópicos sou vegetariana.
Não foi para contrariar o que escreveste Sailor, vou apenas dizer o motivo do porquê eu ser vegetariana, porque tal como tu eu não nasci vegetariana.
Como é obvio, lá em casa quem cozinhava era a minha mãe, logo eu quando via um bife, era um bife. Um mero objecto que nem me limitava a pensar muito de onde vinha. A minha mãe dava e eu comia, simplesmente isso, uma mãe nunca daria a um filho algo que pensasse que faria mal, por isso, come-se e não se pensa.
Não sei como eras Sailor ou como és, mas em criança e mesmo agora, eu nunca me habituei em ver matanças de animais. E acredito que também não gostes. Acho que no fundo ninguém gosta de ver um animal a ser morto, apenas se justifica com o facto de ser para comer.
Mas nos tempos que vivemos e com a informação que temos em todo o lado, é completamente desnecessário comer animais, por isso quem os come, não pode dizer que é para se alimentar mas sim por gula.
Eu posso desmistificar já aqui essa dos omnívoros, pois é completamente relativo, nós temos uma dentição e um organismo mais parecido com o de um koala que come frutos e ervas que de um cão que é omnívoro (não temos nem sequer presas), se pesquisares em fontes fiáveis verás que há muita relatividade no omnívorismo atribuido ao ser humano. Nós somos tão omnívoros que temos que cozer a carne para a conseguir mastigar e rasgar e colocar sal e condimentos para que nos saiba bem. E principalmente somos tão omnívoros que comer carne é tóxico a longo prazo e pode causar 2 tipos de cancro que são os mais frequentes e mortais do mundo, o do cólon e dos intestinos. Embora também haja estudos que deixar de comer carne diminui também em quase metade o risco de ter cancro da mama.
Uma coisa engraçada que também se diz, é que a carne do porco é muito parecida à do ser humano e igualmente tóxica e de extrema absorção lenta pelo organismo (daí ser uma carne vermelha e ser a das piores para consumir).
Para além da saúde, caso fosses vegetariana / vegana e toda a gente, há um estudo que diz que acabaria com a fome do mundo, é interessante de pensar sobre isso, dá uma pesquisadela.
Para além desse estudo, temos o tema do ambiente. Caso o ser humano não consumisse mais animais, não haveria industrialização do animal, não haveria a criação de animais em massa para o abate e diminuiria o efeito de estufa e a poluição drásticamente, pois a maior causa da poluição do mundo inteiro e sublinho mundo inteiro, não é o fumo dos carros nem as lixeiras, mas sim os gases emitidos pelos milhões de animais industrializados que vão parar ao prato de uma pessoa. Agora imaginem a gravidade da situação no mundo inteiro, em que os gases ultrapassa a percentagem do lixo.
Um outro factor importante que me levou a ser vegetariana, foi o facto de ver o ser humano como uma espécie protectora dos animais, não predadora. Eu simplesmente não consigo matar um cão, uma vaca, uma galinha, um pato sem ter um enorme peso da consciência, sem ter uma enorme aflição ao ver o animal a espernear-se e a sangrar. Eu prefiro ser a curadora e não a assassina.

Mas o principal de tudo não é isso, o principal de tudo é não ser preciso a ingestão de animais para nada.
Às vezes penso nos grandes pacifistas e génios da humanidade que antigamente não tinham a internet, livros, médicos e cientistas que pudessem comprovar que o vegetarianismo seria o melhor para a saúde de alguém, ainda assim foram. Agora com toda a informação que existe, com todos os estudos, com todos os "substitutos" (Embora nem sequer sejam precisos, mas é para uma pessoa sentir-se mais segura), chego à conclusão que ingerir animais não é preciso para nada. Só ingere mesmo, quem realmente deixa a gula dominar a vida de uma pessoa. E nós devemos ser bem mais fortes do que uma mera gula que mata milhões de animais desnecessariamente, que só prejudica o meio ambiente, prejudicam os animais que são tratados como objectos sem alma e emoções e principalmente a ele próprio.

Em relação ao paganismo, se o paganismo apela à bondade humana, acho que matar animais é desnecessário e algo do passado. Principalmente com tanta comida no mundo, como diz buda Gautama "Feliz seria a terra se todos os seres estivessem unidos pelos laços da benevolência e só se alimentassem de alimentos puros, sem derrame de sangue. Os dourados grãos que nascem para todos dariam para alimentar e dar fartura ao mundo. "

Mas cada um comete o acto que quer, principalmente apelo à liberdade e conforme amo tigres que são carnívoros, conforme amo gatos que comem outros animais, também amo o ser humano que opta por comer o que quiser. E isto vai de acordo com a ética e a moral de cada um. Cada um tem a consciência do que faz e admiro já bastante pessoas que pelo menos ajudam os animais, principalmente agora que só há animais abandonados nas ruas e mal tratados pelo ser humano.

ps: Isso do desequilíbrio e de comer carne é o maior mito do mundo inteiro, dá uma pesquisadela. Bem que estava lixada se isso fosse verdade lol!
pps: de uma vegetariana muito feliz e em plena saúde máxima, vegetariana à quase 10 anos!!
ppp: Quando comecei a ser vegetariana, comecei a ser mais activa, menos sedentária, mais feliz e descobrir comida nova é uma coisa emocionante! Sei preparar pratos deliciosos!!

Mas deixando a controvérsia do assunto de lado, boas festas pessoal!! Um bom ano novo!!

Toaki

Toaki
Admin
Admin

"Para se ser um bom pagão devemos ser vegetarianos?" - A resposta depende: o que se entende por bom pagão? Se essa resposta se cruzar com viver em harmonia com a natureza e o mundo, respeitando-a e amando-a, então a resposta acredito que seja um sim, para se ser um bom pagão devemos ser vegetarianos. Isto porque, ilusões e preconceitos implantados socialmente, comer carne não é em nada obrigatório nem necessário na sociedade actual cheia de abundância e alternativas, sendo por isso, não necessário e essencial fazer outros seres sofrerem para nosso beneficio próprio (toda a morte animal, por mais digna que seja, acarreta tristeza e sofrimento).

Por isso concordo com a kyoko no post acima, pois também sou vegetariano há 4 anos e até hoje nunca senti nenhuma necessidade alimentar por não comer carne nem peixe. Até me sinto melhor, com menos problemas digestivos e uma alimentação que adoro (sempre adorei legumes saladas e sopa, por isso é perfeito para mim xD).

Conheço um senhor que é vegano (mais extremo que vegetariano) há 60 e tal anos (tem 84 anos agora) e nunca teve problemas de saúde e sente-se impecável. Em algumas zonas da Índia as pessoas são vegetarianas culturalmente, e apesar de ser um país com muita pobreza as pessoas não morrem por ser vegetarianas, até morrem bastante velhinhas. Também o cão mais velho do mundo também tinha uma alimentação vegetariana (vi algures num site de curiosidades). Por isso o vegetarianismo é 100% possível e saudável, em 4 anos sempre me senti muito bem.

Tudo na vida se resume a opções, por isso cada tem a sua e respeito. Mas esta é a que escolhi e até hoje não me arrependo e só me sinto melhor em relação a mim mesmo e ao mundo. A minha mãe sempre teve galinhas desde a minha infância e sempre senti muita pena quando a via a matá-las cortando-lhes a cabeça. Nunca quis matar as galinhas por mais que a minha mãe me incentiva-se, e sempre tive pena delas. Havia uma que até era de estimação lá em casa pois todos lhe davam festas e era muito meiguinha e a minha mãe baptizou-a de princesa e nunca teve coragem de a matar. Desde criança sempre tive pena quando matavam os porcos ou cabrinhas lá em casa, o cheiro a sangue depois de os estripar até me dava vómitos. Por isso desde criança, vendo bem as coisas, acredito que o meu instinto natural não era sequer comer animais, a sociedade é que me empurrava nessa direcção culturalmente, mas depois de sair da bolha cultural, hoje em dia, o vegetarianismo é um caminho que nunca mais volto atrás.

Isto não quer dizer que eu seja um bom pagão, ou um bom amante e respeitador da natureza ou algo do género (nem tenho essa intenção e não o sou! não sou pagão 100%. também não sou vegetariano por isso). Mas acredito que quem tenha essa intenção, ser vegetariano é um passo importante se o quiser ser na totalidade, pois não é necessário nem obrigatório hoje em dia comer carne, e isso é a raiz de muitos problemas atuais no mundo natural. Para o comprovar aconselho que saquem ou vejam no youtube o documentário Earthlings, pois fala sobre isso mesmo:

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Antes de mais obrigada por todas as opiniões. O intuito era dar alguma actividade aqui ao forum e acho que foi conseguido (6587)

Sinceramente, respeito as decisões de cada um e acho que aqui não se está a por em causa os vegetarianos, mas sim os que não o são. Se o facto de comermos carne significa que desrespeitamos a natureza. Essa questão sempre foi algo que me perguntei e confesso que sempre disse "se tivesse que ser eu a matar os animais que como, tornava-me vegetariana num instante."

A questão é que não acredito que seja necessário ser vegetariano para se respeitar a natureza, também não digo que seja "obrigatório" comer carne no entanto é uma questão de escolha pessoal. Digo que nós somos omnivoros porque o somos realmente e aliás o nosso corpo é bem parecido com outro animal omnivoro, o porco. Agora se é mais saudavel ser vergetariano que omnivoro, bem nem ponho isso em causa.

Concordo com a kyoko quando fala da industrialização de carne, também acho que seja esse um dos grandes problemas, ainda para mais porque nos "esquecemos" de que o que comemos são animais e porque o unico fim da sua existência é apenas para nos alimentar e isso abomino completamente. Mas isso também acontece com verduras em massa. A questão é que se perdeu o respeito como um todo pela alimentação, por aquilo que nos alimenta e nesse caso tanto omnivoros como vegetarianos não têm o devido respeito pelo seu alimento. A grande diferença que eu vejo é entre o pessoal da terrinha que têm as suas próprias hortas e criam os seus próprios animais em contraste com a industria de produção em massa.

Acho que tudo o que seja por desporto, como a caça por exemplo, que o objectivo é matar por competição isso sim acho intolerável e acho que acabamos por nos habituar a ter demasiado acesso a carne que acaba por estar presente na nossa alimentação quase diariamente e isso também causa desequilibrio. Detesto por exemplo ver aquelas cabeças de veado nas paredes ou as peles de vacas utilizados como tapetes. Dá-me arrepios. Mas em boa verdade os nossos antepassados aproveitavam as peles de animais para usarem como vestuario e se aquecerem. Isso faz deles desrespeitadores da natureza? Enfim isso deixa-me sempre a pensar!

Acho que ser pagão não tem que ser sinónimo de ser vegetariano e ser respeitador da natureza também não significa exactamente ser vegetariano. O importante é vigorar o respeito por tudo aquilo que nos alimenta e não haver exageros.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Se era uma questão de movimento, podias ter falado comigo lol! apesar de eu adorar este tipo de temas. Aposto que a Nyam também gostará de expressar a sua opinião neste tema lol!

Olha que às vezes este tema não gera movimento, afasta muitas vezes e até gera discussões bem feias. Eu tenho lido muitas coisas aqui no forum, mas nem sempre tenho tempo de responder e muitas vezes fujo de temas como este ao invés de responder. lol!

Li esta última resposta e concordo em tudo com a excepção do porco, o porco é omnívoro e come de tudo, come tudo, a toda a hora, é canibal também, não o acho parecido ao homem dito a estes termos.
Mas se estiveres a dizer que o homem é omnívoro porque consegue digerir (embora muito dificilmente) a carne por exemplo, então sim, é omnívoro. E apesar do porco ser parecido a níveis biológicos, saliento que não é igual, é só mesmo parecido. Porque o nosso comportamento e mesmo a nossa fisionomia nada tem a ver com a do porco.

Hihi prefiro ser um koala!!! O canibalismo do porco também não me abre o apetite!! lol!

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

As discussões feias só surgem quando deixa de haver respeito pelas opiniões alheias, coisa que esperamos que aqui não aconteça. Além disso este é um tema importante apesar de controverso. É importante ouvir as várias opiniões e pelo menos pensar neste assunto, que é realmente pertinente e de ponderar.

Entre o porco e o kuala prefiro realmente o kuala, mas lá tá é o que faz ser da terrinha e ouvir muitas vezes aquele ditado antigo "abre um porco para veres o teu corpo." (missbone25)

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

isso soou bizarramente perv! x'D Mas é verdade sim, o corpo do porco é muito parecido ao homem.
E mais opiniões pessoal?? Ninguém dá?? Isto realmente anda meio parado!!

greenlove92

greenlove92

Bem sinceramente eu não estava a contar dar a minha opinião porque já foi tudo batido lol mas para dar algum movimento à coisa, a pergunta aqui não foi se ser vegetariano é bom ou mau. A pergunta aqui foi: "é necessário ser vegetariano para se ser um bom pagão?"

Sendo assim, irei responder à pergunta que me foi feita :p Não, não é. Na minha opinião, a alimentação de cada um é uma escolha pessoal. Se o facto de comer ou não carne ajuda uma pessoa a se conectar a uma religião, isso já é uma escolha pessoal. Deste ponto de vista podem se assumir duas posições:

1) Vegetariano: O "vegetarianismo", relacionado com o paganismo, resume-se à política do "harm none". Ou seja, não se pode magoar um ser vivo, matar um animal é errado.

2) Omnívoro: Não há nada de mal a comer carne, desde que se tenha consciência que o que se tem no prato já foi um ser vivo e que tem de ser respeitado e saboreado, como tributo, pois o animal deu a vida pela nossa (de uma certa forma).

3) Não sei, nem quero saber: Também há aquela política de que se come o que se quer, sem se ter consideração pelo animal, nem nada. Isto não está errado, pois como os leões caçam para se alimentar, os seres humanos tem um sistema digestivo que aguenta e necessidade de proteínas.

E também, não sei quem disse e não encontro neste momento, mas acho que o facto de o ser humano não possuir uma dentição (dentadura? :s) adaptada naturalmente à carne deriva do facto da evolução. O ser humano desenvolveu-se sabendo que pode cada vez mais contar com o uso de ferramentas, utensílios e instrumentos, pelo que certos aspectos poderão ser negligenciados para evoluir mais a nível de rapidez de percepção, ou lógica. Digo eu sem ter conhecimentos de biologia, posso estar errada Smile

Eu pessoalmente enquadro me na política do não sei, nem quero saber. Nunca considerei a hipótese de ser vegetariana, e nunca pensei muito nos animais que morriam para eu me alimentar, até chegar a Portugal e dar de caras com um coelho no talho do Pingo Doce. Estranhamente, apertou-me o estômago porque ele lembrou-me do meu cão LOL a partir daí, comecei a ter mais noção de onde vinha a carne. Mas mesmo assim não tenho por hábito ligar muito ao assunto. Se bem que após esta conversa, ficou me na mente alguns argumentos. Pelo menos o suficiente para me sentir mais sensibilizada em relação a este assunto.

http://paganismolivre.blogspot.pt

Nantumaurus

Nantumaurus

Olá a todos!
Hoje resolvi passear por aqui e como achei este topico/tema interessante resolvi contibuir com a minha opinião!
Cá vai então:
Antes de nós nos intitularmos pagãos isto é neopagãos, pois estamos muito longe de viver o paganismo na sua essência, estando ligados a dogmas e a rituais quase como obrigatorios, os nossos ancestrais que de facto foram pagãos longe dos preconceitos e das influencias das religiões monotaístas vigentes na nossa sociadade, eram caçadores recolectores/ pastores guerreiros. Pergunto agora, será um vegetariano desta epoca mais pagão e/ou melhor do que eles? A isto respondo; os tempo são outros, e aqui só temos de agir de acordo com a nossa consciencia e respeitar as ideias dos outros. Pois é, não deixo de falar com uma pessoa que vai a caça por não ser a favor desta nem tão pouco com uma que é vegetaria. Isto posto na balança gera equilibrio!

http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/

Kwannon

Kwannon

Sim, respeito é a parte mais importante. Tenho uma ou duas pessoas na família que de vez em quando vão à caça e não é por isso que fico mal com elas, mas que não concordo isso é verdade.

Quanto à parte das cabeças de veado nas paredes, Sailor Moon, temos de nos lembrar que actualmente as pessoas fazem-no por mera decoração/exibição de troféus. Nos tempos antigos, provavelmente matava-se um animal e todas as suas partes eram aproveitadas. Sendo assim, mal ou bem, havia mais respeito pelo animal e o procedimento era outro.

Em relação às opiniões do pessoal que é vegetariano, sou sincera, já muitas vezes o ponderei. Até porque não aprecio mesmo o sabor da carne, nem é só por uma questão de ética. Fiquei sempre de pé atrás pela questão da saúde, principalmente no que diz respeito ao peixe (ómega 3 e outras coisas que precisamos). Mas se conhecem tanta gente vegetariana saudável, vou tomar isso mais em conta (54534fv)

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Concordo Kwannon, é exactamente o que eu penso. Eu sou vegetariana e amo os seres humanos que comem carne como amo os tigres. Não desrespeito o instinto felino de quererem matar por comer. Amo todos os animais. Sobre a saúde, tens que te informar melhor mulher lol! ser vegetariano é bem mais saudável do que se comer peixe ou carne lol! Omega 3 há por exemplo estrondosamente em maior quantidade no oleo de linhaça no que o peixe e é bem mais saudável e digerível, embora o omega 3 também se encontre em vegetais. Além disso, ser vegetariano diminui a probabilidade de teres cancro do cólon, da mama e dos intestinos. E há um estudo meio parvoilo que diz que os vegetarianos tb são mais inteligentes... mas isso tem muito que se lhe diga hehe (definam-me inteligência!) x'D
Eu respeito todos os seres, que comam animais ou não, mas sabes que os corpos de animais no nosso organismo é de digestão bastante lenta e prejudica-o bastante. Experimenta um dia seres vegetariana, vais ver que te sentirás melhor, o paladar parece que fica mais apurado e fica-se com mais energia (yey!)

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Kyoko porque não abres um tópico com dicas de como se tornar vegetariana. Muitas das vezes a minha dúvida é precisamente por onde começar e onde encontrar os alimentos (é tudo novo e por isso mt estranho para mim, nem sei proriamente o que existe). Não significa que nos vamos tornar todos vegetarianos, mas por vezes podem existir algumas dicas uteis que podemos adoptar no nosso dia a dia e fazer algumas alterações na nossa alimentação aos poucos. Como te disse apesar de não ser vegetariana gosto de experimentar coisas novas e por vezes faço alguns pratos vegetarianos.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Completamente Sailor! Já eu também não nasci vegetariana e olhem que há comidas muito parecidas com o sabor da carne e do peixe e bem saudáveis.
Irei colocar umas dicazinhas para que experimentem coisas novas.
A minha mãe também não é vegetariana e eu amo-a, ela e eu às vezes comemos produtos novos vegetarianos e ela tb gosta xD Aliás ela agora está com a mania das dietas e do querer ser mais saudável e quer muito ser vegetariana. E olhem que ela quer ser porque amigos médicos dela (ela trabalha no hospital santo antónio no porto) aconselham vivavamente a ser vegetariana.

Kwannon

Kwannon

Cada vez mais considero esse passo, até porque cada vez gosto menos do sabor da carne (aquilo deve andar cheio de hormonas, blheck!). Seria realmente muito interessante se pudesses dar algumas dicas sobre o assunto, principalmente os melhores ingredientes para substituir o que vem na carne e no peixe (já sei que a soja é uma boa fonte de proteínas, mas deve haver mais). Só me falta conseguir que sirvam almoços vegetarianos no meu emprego, isso é que seria um estrondo!

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

a soja até faz mal em excesso e comer soja tira cálcio (pelo que me disseram e dei uma pesquisadela e era verdade), ainda por cima a soja mal cozinhada é a coisa mais deslavadinha que há *credo* já fui a restaurantes e não sabem cozinhar a soja.

Sei imitações mais saudáveis e muito melhores que Às de carne, a minha mãe tb n é nada de carne, ela às vezes diz que n consegue é largar o peixe e por isso substitui algumas refeições das de carne.

Por exemplo, alguém já provou aquela feijoada do porto, com feijão branco, carne (e acho que tb tem toucinho) ? Juntamente com arroz branco.
Façam exactamente os mesmos ingredientes, juntem os cominhos aos bocados de soja e o sabor é tão surpreendentemente igual que até o meu namorado pensava que era mesmo carne e tinha medo de comer !

Sabem o bacalhau à braga? que se poe o bacalhau em cebolada, azeite, vinagre, colorau e batatas às rodelas? Façam tudo igualzinho, mas em vez de bacalhau, coloquem seitan (cortem em forma de bife), não fica como o bacalhau mas fica uma delicia.

Melhor ainda, filetes de pescada que até deu para enganar o meu pai em termos de sabor, é algo muito simples e optimo:
Fatiar tofu, não muito grosso nem muito fino pq senão se desfaz, passem em farinha, metam a fritar em oleo e acrescentem sal. Depois de frito eles parecem filetes de pescada fritos, coloquem sumo de limao por cima (espremam um limão), pessoal... fica delicioso!!
E olhem que nem sempre fui vegetariana, mas se eu comesse os filetes na altura, eu pensaria que seria peixe x'D

Quando eu tiver mais tempinho, eu abro um tópico somente disso. Mas agora tenho andado em testes (tive ontem a teoria do conhecimento e tenho nas próximas segundas feiras a filosofias orientais) tenho que estudar bastante que se me já está a acabar o semestre Sad

ps: ainda à pouco inventei uma receita de rissois de camarão mas sem camarão, ficou LINDO o recheio, mt viciante, tenho que partilhar convosco.

Kwannon

Kwannon

Belas ideias Kyoko, obrigada! Também ando a investigar mais o assunto, se me cruzar com alguma receita apetitosa partilho aqui convosco Wink

Foxglove

Foxglove

Sailor, concordo plenamente contigo.
Eu não me considero pagã por isso não posso responder directamente à tua pergunta mas vou apenas dar a minha opinião como pessoa que adora e respeita a Natureza acima de tudo.
para mim o Homem é um animal definitivamente omnívoro e, apesar de concordar com o que a Kyoko disse acerca disso:

Kyoko escreveu:
Eu posso desmistificar já aqui essa dos omnívoros, pois é completamente relativo, nós temos uma dentição e um organismo mais parecido com o de um koala que come frutos e ervas que de um cão que é omnívoro (não temos nem sequer presas), se pesquisares em fontes fiáveis verás que há muita relatividade no omnívorismo atribuido ao ser humano. Nós somos tão omnívoros que temos que cozer a carne para a conseguir mastigar e rasgar e colocar sal e condimentos para que nos saiba bem. E principalmente somos tão omnívoros que comer carne é tóxico a longo prazo e pode causar 2 tipos de cancro que são os mais frequentes e mortais do mundo, o do cólon e dos intestinos. Embora também haja estudos que deixar de comer carne diminui também em quase metade o risco de ter cancro da mama.
Uma coisa engraçada que também se diz, é que a carne do porco é muito parecida à do ser humano e igualmente tóxica e de extrema absorção lenta pelo organismo (daí ser uma carne vermelha e ser a das piores para consumir).

para mim esses factos advêm de um processo chamado evolução e que levou os seres humanos a ter capacidade de melhorar os seus alimentos de maneira a que estes se tornem mais saborosos e fáceis de comer. Quanto à carne ser tóxica, sim provavelmente é mas se pensarmos que isso é tudo relativo pois tudo depende de muitos factores e, como sabemos, até a água pode ser tóxica...

Na minha opinião, simplesmente o natural do Homem é comer carne, peixe, legumes, frutas e tudo aquilo que comemos e que é assim desde o inicio da nossa existência...

Mas sinceramente respeito muito quem é vegetariano e acho uma optima escolha, para que conseguir pois eu acho que não iria aguentar Rolling Eyes
só não concordo que obriguem os filhos ou quem seja a fazer o mesmo, pois acho que cada um deve escolher o seu caminho com conhecimento de todas as opções que pode tomar!

maribosa



Tu tens razão, claro! Somos um tipo de animal e temos que casar mesmo como outros e ainda estudos mostrão que comer carne (varios tipos) faz bem pro nosso saúde Smile
O problema é como se mata os animais... como p.ex. galinhas
https://www.youtube.com/watch?v=Tl5slcDq1Ic
Vejão isso. Isso é programa "como é feito" em ingles, mas quem não sabe ingles mesmo vai entender comose trata os animais Sad
Isso me preocupa....

--------------------------


compra e venda de empresas
http://vendaempresas.pt/home/sobre-nos

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Foxglove escreveu:Sailor, concordo plenamente contigo.
Eu não me considero pagã por isso não posso responder directamente à tua pergunta mas vou apenas dar a minha opinião como pessoa que adora e respeita a Natureza acima de tudo.
para mim o Homem é um animal definitivamente omnívoro e, apesar de concordar com o que a Kyoko disse acerca disso:

Kyoko escreveu:
Eu posso desmistificar já aqui essa dos omnívoros, pois é completamente relativo, nós temos uma dentição e um organismo mais parecido com o de um koala que come frutos e ervas que de um cão que é omnívoro (não temos nem sequer presas), se pesquisares em fontes fiáveis verás que há muita relatividade no omnívorismo atribuido ao ser humano. Nós somos tão omnívoros que temos que cozer a carne para a conseguir mastigar e rasgar e colocar sal e condimentos para que nos saiba bem. E principalmente somos tão omnívoros que comer carne é tóxico a longo prazo e pode causar 2 tipos de cancro que são os mais frequentes e mortais do mundo, o do cólon e dos intestinos. Embora também haja estudos que deixar de comer carne diminui também em quase metade o risco de ter cancro da mama.
Uma coisa engraçada que também se diz, é que a carne do porco é muito parecida à do ser humano e igualmente tóxica e de extrema absorção lenta pelo organismo (daí ser uma carne vermelha e ser a das piores para consumir).

para mim esses factos advêm de um processo chamado evolução e que levou os seres humanos a ter capacidade de melhorar os seus alimentos de maneira a que estes se tornem mais saborosos e fáceis de comer. Quanto à carne ser tóxica, sim provavelmente é mas se pensarmos que isso é tudo relativo pois tudo depende de muitos factores e, como sabemos, até a água pode ser tóxica...

Na minha opinião, simplesmente o natural do Homem é comer carne, peixe, legumes, frutas e tudo aquilo que comemos e que é assim desde o inicio da nossa existência...

Mas sinceramente respeito muito quem é vegetariano e acho uma optima escolha, para que conseguir pois eu acho que não iria aguentar Rolling Eyes
só não concordo que obriguem os filhos ou quem seja a fazer o mesmo, pois acho que cada um deve escolher o seu caminho com conhecimento de todas as opções que pode tomar!

Olá Foxglove! Mas olha, há um paradoxo aqui. Para ti, o natural do Homem é comer carne e peixe, mas se deixarmos a carne e o peixe nos tornamos mais saudáveis... então.. será realmente mais natural comer carne e peixe? lol!
principalmente nesta época em que vivemos em que há tanta globalização de produtos optimos naturais e deliciosos que substituem completamente a carne e o peixe (que nem sequer precisam de ser substituidos mas dão um certo reforço positivo)

hugo quer aprender

hugo quer aprender

e é mais economico Smile

Foxglove

Foxglove

não sei se necessariamente nos tornamos mais saudáveis... nuns aspectos sim, noutros não...
eu digo mais natural no sentido de que o ser humano desde que é ser humano que é isso que come...
claro que hoje em dia é muito mais fácil aceder a esses produtos naturais, mas porque a carne e o peixe não são considerados naturais?
e sim, a carne e o peixe precisam de ser substituidos e é preciso ter cuidado com isso... fazer sempre suplementação!

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Em que é que não nos tornamos mais saudáveis fox glove? E o vegetarianismo é relatado desde sempre, Socrates era vegetariano, platão era vegetariano... mais para trás na história ainda, Pitágoras era vegetariano e era de que ano? 571 a.c? Ser vegetariano n é algo moderno. E acho que comer animais é natural sim, se tiveres apetite enquanto eles estão à tua frente.
Eu acho-te linda, meiga, doce e inteligente, por isso eu não quero dizer nada que te contrarie, tu segues aquilo que achas mais natural para ti e respeito todas as opiniões. Eu amo tigres e eles comem animais. Infelizmente todos nós morremos. E eu aprendi com muitas discussões que tive, pois ser vegetariana é o mesmo que andar sozinho pelo mundo, não temos amigos com quem partilhar as nossas ideias. E eu percebo, é dificil sequer pensar fora da caixa. Eu não fui sempre vegetariana, a minha mãe me dava um bife e era simplesmente um bife, um objecto. Até exigir de mim mesma, olhar de onde vinha o bife, olhar de onde vinha o frango, olhar de onde vinha o peixe. Assistir a uma morte é dificil de mais para mim e para eu aguentar, mas há quem não se importe e deve haver quem tenha fome quando o faz. Daí eu ser vegetariana por instinto, não por obrigação e dizer que é natural comer animais é o mesmo que dizer que não é natural o que eu sinto, quando eu estou a seguir o meu instinto e nada é mais natural que isso na natureza. Um tigre tem fome, ele caça e come assim mesmo.
Por isso é que fiquei tocada e fico sempre tocada quando me falam em naturalidade, porque me sinto um bocado posta de parte quando eu tenho seguir exactamente o que eu considero natural para mim.

E quanto aos suplementos, isso é um mito muito grave. Se fores vegetariano não tens que ter suplementos nenhuns, a carne e o peixe podem ser excluidos completamente da alimentação, não causa nenhum impacto no corpo humano a não ser para melhor.
Caso sejas vegano é que há quem aconselhe suplementos de vitamina B12 para prevenir até, porque a vitamina b12 é produzida pelo próprio corpo humano, mas poderá haver risco e mais vale prevenir. Mas não é obrigatório sequer.
Neste momento estou vegana, nem sequer vegetariana e posso-te enviar análises minhas (fui vegetariana à 8 anos e agora este ano sou vegana) e tenho tudo nos conformes.

Um vegetariano não é macrobiótico, não é obrigado a comer soja, seitan ou tofu, já agora acrescento. Eu como porque gosto, mas não é obrigado sequer.
Peço desculpas, mas há que desmistificar mitos. E aconselho toda a gente a consultar um bom nutricionista, há uuma muito famosa que foi à sic, especializada em vegetarianismo, que vos pode esclarecer dúvidas. Quando souber eu coloco aqui o site dela.

Foxglove

Foxglove

eiii calma antes de mais! lol estou a "discutir" uma opinião, não a quero impor de maneira nenhuma nem muito menos acho que me estás a contrariar no mau sentido, apenas a dar também a tua opinião, por isso não te preocupes! Razz e o mesmo digo a ti, não leves a mal nada do que estou a dizer, não é nada contra, é só a minha opinião e como eu vejo as coisas!

e a minha opinião baseia-se simplesmente naquilo que estudo e naquilo que ouço em aulas de pessoas que fazem investigação nessas áreas (alimentação) e nunca tive nenhum professor (neste caso falo de disciplinas como bromatologia, dietética e coisas do género) que aconselhasse ser vegetariano...
mas longe de mim dizer que quem o é está a fazer mal! pelo contrário! se eu conseguisse acredita que também o era!
quanto ao ser natural, e estar a falar em Sócrates e assim, mas eu estou a falar muito antes, desde que o homem é homem, desde a idade da pedra!
somos animais omnívoros logo na nossa natureza está comer de tudo (ou quase lol). mas também acho que como racionais que somos podemos muito bem escolher se queremos comer carne ou não, obviamente! e foi isso que tu fizeste, pensaste, viste de onde vem a carne e escolheste não ir por aí. tudo bem, nada contra, só a favor acredita! mas também não podes dizer que não é natural comer carne, compreendes?
e sim, claro, se as análises estiverem boas não há razão para suplementação, só quero alertar para o facto de ter de se estar atento a isso porque realmente há várias vitaminas e minerais, como o ferro por exemplo, que estão presentes nos vegetais mas as principais fontes são animais... só não queria que as pessoas ficassem com a ideia de que passam a ser vegetarianas ou veganas e é tudo um mar de rosas e não se têm que preocupar mais com a saúde porque não comem carne... isso é que está errado! e se tu fazes análises regularmente fazes lindamente, mas há pessoas que nem sequer pensam nisso percebes? eu estou habituada a esperar tudo das pessoas (defeito de profissão lol) pois às vezes o que é básico para ti para os outros não é...
é só essa a "mensagem" que gostava de passar, agora não fiques a pensar que tenho algo contra por favor! como já disse, muito pelo contrário e felicito mesmo quem consegue fazer essa escolha e segui-la pois realmente hoje em dia não deve ser muito fácil em alguns sentidos...

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Foxglove, 5:45 da manhã! E dormir, não? (missbone34)

Sobre os teus professores, é normal que ninguém fale do vegeta, as empresas passam a vida a fazer lavagens cerebrais do quanto é importante comer animais, imagina a catástrofe que era toda a gente deixar de comer animais e beber leite. A economia ia por água a baixo. A pessoa que mais lutou pelos animais é do Canadá e ele morava mesmo ao lado de uma empresa que tinha montes de guaxinins criados especificamente para serem pelados vivos para roupas. Ele viu-se numa situação dificil e assaltou aquilo durante a noite e libertou 110 guaxinins, eles tinham 400. Ele foi preso e levado para a cela mais perigosa dos E.U.A, onde haviam homicidas de primeiro grau. Havia uma salinha com tv onde os homicidas estavam todos reunidos, incluido ele próprio, todos viram a notícia de um potencial criminoso que libertou 110 guaxinins e os homicidas ficaram parvos, olharam para ele e riram-se. Resultado da história: foi expulso do Canadá e está sob vigilância máxima nos E.U.A. Ele espalha o veganismo pelo mundo fora e muitas corporações o querem ver preso porque atrapalham o negócio.

E basta olhar para as touradas, achas fácil quebrar uma tradição? Quando envolve dinheiro perdemos completamente a humanidade. Normal nenhum professor dizer nada, o vegetarianismo está a ser introduzido aos poucos, ainda não se fala a 100 por cento. E por um professor falar da alimentação não quer dizer que tenha estudos sobre o vegetarianismo, ele estuda o que está nos livros e o que está nos livros é uma alimentação com carne e peixe incluidos.

E eu dei-te Pitágoras de 571 a.c como exemplo, na idade da pedra também existiam vegetarianos, há teorias que dizem que o homem começou por comer frutos, plantas e raizes. Para não falar da antiga Índia que é toda vegetariana, a carne era vista como forma de contaminação para a alma humana. Mas são apenas teorias, por isso não vou enfatizar. É tão válida este estudo do homem ter começado a comer frutos, plantas e raízes como a teoria que o homem sempre comeu carne. Ninguém sabe, dei o exemplo de Pitágoras porque ser vegetariano não era anormal e não começou com ele, é apenas o mais antigo dos conhecidos (isto se não mencionar os filosofos ou místicos conhecidos hindus).

Também há relatos históricos que apontam o vegetarianismo como regime alimentar ideal, como por exemplo na Bielorrússia na segunda guerra mundial. Havia muita fome na Bielorrússia, escassez de gado e peixe, impuseram um regime alimentar vegetariano à Bielorrússia e os superiores não queriam acreditar, a população estava bem mais saudável e forte.

Essa do omnívoro, já falei tantas vezes até com a sailor que até é escusado comentar xD

Ser vegetariano ou não, é problema vosso!! Eu estou bem, se vocês tb estiverem... melhor!!!

E não disse que não era natural não comer carne!!! Eu disse que se tiveres apetite quando olhas para um animal, força! Come! Adoro tigres!!!
Tu é que estavas a dizer que não era natural não comer carne xD e ainda falaste em suplementos e coisas desse género e o problema é que continuas a falar xD

FoxGlove, a gente não precisa de suplementação de ferro e estás errada, a principal fonte não é de origem animal, existe no fígado do animal mas a principal fonte são exactamente nas leguminosas, não existe melhor fonte do que através das leguminosas. Mesmo teimando em fontes de ferro de origem animal, não te esqueças que os vegetarianos comem ovos. Fontes de ferro: "as lentilhas, feijão preto, feijão-frade, feijão de soja, caju, espinafre, as sementes de girassol, uva, uva-passa, açúcar mascavo, pão de trigo integral, vários cereais de pequeno-almoço, o feijão mong (também conhecido como feijão-da-china), o grão de bico, as sementes de abóbora, as passas, a quinoa e a beterraba. A salsa é também bastante rica em ferro e outros minerais, assim como em várias vitaminas. Outro alimento muito aconselhável é a aveia, uma vez que para além de ser rica em ferro, ainda possui cálcio, proteínas, fibras e vitaminas."

Ser vegetariano mulher, não é preciso tar atento a nada nem ter suplementação alguma, a menos que deixes de comer como em qualquer regime alimentar xD

E desculpa mas estás completamente errada, ser vegetariana É COMPLETAMENTE UM MAR DE ROSAS. NÃO PRECISAS DE ABSOLUTAMENTE SUPLEMENTO NENHUM. Assim conduzes as pessoas em erro mulher!
Percebes no quanto dizer essas coisas são ofensivas para mim e para todas as outras pessoas vegetarianas?

Onde está a usuária Nyam para me ajudar aqui!! Ai vida. xD

FoxGlove, eu percebo que és farmacêutica e tal, nada contra, mas a sério, dá uma pesquisadela profunda e depois vais ver os erros graves e os mitos em que estás-te a basear. É puro estereotipo.

Toma FoxGlove, uma música dedicada a esse tipo de pensamentos xD



E já agora, para todos os veganos, um conselho: comam cogumelos shitake de vez em quando que são ricos em vitamina B12, descobri isso hoje.



Última edição por Kyoko em Qua Abr 17, 2013 2:33 pm, editado 2 vez(es)

Kwannon

Kwannon

Estou contigo Kyoko! Desde que me "converti" que andei a investigar e realmente, a carne faz mais mal do que bem e não é preciso suplementos, apenas uma alimentação equilibrada. Isso é como uma pessoa comer pouca fruta e ter de tomar Vitamnina C...como em tudo devemos procurar as coisas nos sítios certos e os legumes e leguminosas têm tudo o que precisamos.

P.S.- adoro shiitake!

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Ai vida Kwannon, estava a ver que ninguém vinha aqui comentar com medo que houvesse uma trovoada explosiva e um vulcão em erupção!! lol!

Eu não era vegetariana, por isso percebo bem as dúvidas que qualquer pessoa possa ter, porque também já as tive!! Eu gostava de frango assado e marisco! Mas o único argumento que uma pessoa pode usar contra o vegetarianismo é exactamente esse, o da gula! Daí eu querer partilhar montes de receitas deliciosas, porque eu percebo!!
Mas acredita, não é preciso suplementação alguma, posso dizer porque não sou inconsequente, eu já estudei, eu já pesquisei, eu já consultei uma nutricionista, eu tenho amigos vegetarianos e veganos e isso da suplementação é só uma forma enganosa de por um vegetariano a gastar dinheiro, acredita o nosso corpo é bem inteligente e complexo e eu notei diferenças bem boas quando me tornei vegetariana. Até a minha mãe que trabalha como auxiliar médica é aconselhada a ser vegetariana por médicos.
Menos colesterol, menos gorduras saturadas e se calhar aposto que comemos mais ferro e muitos mais nutrientes que os não vegetarianos, porque os não vegetarianos comem arroz com bife, nós comemos arroz de ervilhas com cenoura, broculos e legumes salteados e um bife de soja! Onde tem mais nutrientes aqui? Acompanhado com uma bela salada, nhami <3

Temo Foxglove, que como possas estar a estudar farmácia ou ser farmaceutica, que te possas deixar levar por essa enorme indústria que de bondade tem pouco. Ainda à pouco vi um documentário sobre as consequências do medicação para depressivos, ataques de pânicos ou com esquisofrenias, para além de ter familiares que tomaram as medicações. Ou então os comprimidos para dormir, infelizmente já é tarde de mais para a minha irmã recuperar do vício. E é tarde para a minha tia que foi diagnosticada como esquisofrenica. Toda a gente precisa de tomar suplementos e medicamentos segundo essa industria e podes crer que nem sempre é para o bem da pessoa. É tudo questão de dinheiro. Para além de existir uma enorme guerra entre os farmacêuticos e os médicos.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos