Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Dúvidas sobre wicca

+2
Sailor Moon
adri114
6 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Dúvidas sobre wicca Empty Dúvidas sobre wicca Ter Dez 04, 2012 8:55 pm

adri114



O que me apercebi e que toda a gente tem uma maneira um pouco diferente, para não dizer muito, sobre paganismo e wicca mais em concreto, pois leio mais sobre wicca.
Eu tenho uma pequena duvida não sei se posso por aqui mas e:
Pode-mos chamar wicca de religião?
Quem pratica e tratado como? Porque, já n me lembro onde li que não se podia chamar wiccano, desde ai estou um pouco confusa em relação a isso.
Quando alguém morre na religião crista vai para o cemitério depois da cerimónia mas quando alguém wicca morre tem a celebração mas vai também para o cemitério um tipo diferente?
Na religião católica a inferno e céu e dizem que Jesus e deus estão no céu, na Wicca n há nada disso quando as pessoas morrem voltam a viver? Onde se encontram os deuses?
Desculpem as perguntas sem sentido!
Espero que não tenha ofendido ninguém com elas!

2Dúvidas sobre wicca Empty Re: Dúvidas sobre wicca Ter Dez 04, 2012 10:15 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Adril peço-te que não fiques chateada por ter deslocado o teu post, mas apenas acho que as tuas questões podem ser as questões de mais alguém e assim é mais fácil abrir um tópico de discussão diferente para não sobrecarregar a tua apresentação.

adri114 escreveu:Desculpem as perguntas sem sentido!
Espero que não tenha ofendido ninguém com elas!
Antes de mais não existem perguntas sem sentido e ninguém tem que se sentir ofendido por nenhuma razão, todas as perguntas são válidas e é muito natural que para quem cresceu no meio dos ensinamentos cristãos tenha dúvidas ao fazer a transição para outro tipo de ensinamentos sejam estes quais forem. Por isso fica à vontade para colocares todas as tuas dúvidas, só assim poderemos aprender e evoluir.

Eu irei responder com base na minha aprendizagem e experiência e por isso peço-te que não leves como verdade absoluta, mas apenas como um ponto de vista de alguém. Além disso deixa-me dar-te um conselho de algo que eu fiz desde o inicio e ainda faço: quando estiveres a ler sobre paganismo e wicca deixa sempre o teu espirito crítico ligado, isto porque como dizes existem muitas contradições e para saberes a que está correcta tens de perceber qual a que está correta para ti, qual aquela que mais faz sentido para ti. Como te disso este é um caminho individial e o que serve para ti pode não servir para outras pessoas e vice versa. Logo dá atenção às tuas crenças e às informações que se encaixam com elas e deixa mais de lado o que de momento não faz grande sentido para ti. Não significa que essa informação não esteja correcta, apenas podes não estar preparada para a entenderes e podes até nunca vir a estar preparada para ela. Tudo depende da pessoa que és e do caminho que sigas.

adri114 escreveu:Mas o que me apercebi e que toda a gente tem uma maneira um pouco diferente, para não dizer muito, sobre paganismo e wicca mais em concreto, pois leio mais sobre wicca.

Sim existem de facto muitas diferenças entre os diversos pagãos, isto porque estamos a falar de uma religião aberta, onde não existem dogmas e cada um tem o seu caminho a percorrer. Por isso te disse para apurares o teu sentido crítico e encontrares as tuas "verdades".

adri114 escreveu:Pode-mos chamar wicca de religião?
Isso é uma questão discutivel na comunidade pagã. Há quem diga que sim, que é uma religião como qualquer outra, há quem diga que não, uma vez que não tem nenhum dogma nem regras rigidas de conduta, que não pode ser vista como religião mas sim como caminho espiritual. Isso tanto na wicca como para qualquer vertente do paganismo. Por exemplo no UK, no ano passado, o Druidismo foi considerado religião, no entanto conheço pessoas que sempre foram educadas na religião católica e ainda se sentem católicas, mas que estão a fazer o curso de bardo. Eu vejo como religião. Não sou wicca, faço mais um mix das várias vertentes estando mais ligada ao Druidismo, mas são estas as minhas crenças e está-me no sangue. Se existem pessoas que não vêem como religião para mim é secundário, o que importa é o que tu sentes.

adri114 escreveu:Quem pratica e tratado como? Porque, já n me lembro onde li que não se podia chamar wiccano, desde ai estou um pouco confusa em relação a isso.
Também me lembro de me ter deparado com isso quando estava no inicio, eu acho que isso é mais uma daquelas discussões do sexo dos anjos. Eu costumo chamar wiccan a um seguidor da Wicca, no entanto quando vejo wiccano escrito sei muito bem a que se refere. Acho que faz mais sentido dizeres "Eu sou wiccano" do que dizeres "eu sou wicca", porque wicca é o nome da religião. É como dizeres "eu sou cristinianismo" em vez de "eu sou cristão". Acho que não existe mal nenhum dizeres wiccano, mas cada um com a sua.

adri114 escreveu:Quando alguém morre na religião crista vai para o cemitério depois da cerimónia mas quando alguém wicca morre tem a celebração mas vai também para o cemitério um tipo diferente?
Não creio. Confesso que nunca assisti a um funeral pagão, mas o cemitério é o mesmo, até porque a pessoa vai regressar à terra. No entanto a celebração é que é diferente, mas sinceramente não sei como funciona. Já pensei deixar em testamento que quero uma celebração pagã ou se não houver ninguém para me fazer a celebração, não quero de todo celebração, isto porque sou batizada e logo conto para as estatísticas como católica, mas não quero ir atrás dum padre a rezar um monte de avé marias, acho que pelo menos depois de morta tenho direito a descanso sem me imporem a religião católica. Assim como já tinha pensado na questão do cemitério onde toda a gente tem as cruzes. Eu preferia ter um pentagrama, se bem que o simbolo da cruz é bem mais antigo do que a religião católica, mas ainda assim preferia um pentagrama. Sei que aqui no UK começaram a explorar funerais ecológicos que é tipo cremação mas sem a emissão de tanto CO2. Não sei como funciona ao certo, mas apenas vi isso por alto.

adri114 escreveu:Na religião católica a inferno e céu e dizem que Jesus e deus estão no céu, na Wicca n há nada disso quando as pessoas morrem voltam a viver? Onde se encontram os deuses?

Aqui tens vários conceitos misturados, no entanto entendo a tua dúvida ou a tua estranhesa no meio de tudo isso. Começo pelo final, os Deuses estão em todo o lado, em tudo o que te rodeia, no meio natural e em ti mesma. Não existe aquela imagem do Deus lá em cima no céu e tu aqui pequenina em baixo. No paganismo os Deuses estão connosco e fazem parte de nós. Quando fazes um ritual falas com os Deuses como se eles fossem teus amigos pessoias e não com aquele cerimónia e grande distância, afinal de contas como te tratas a ti mesma? por você? É por isso que existem uma grande variedade da forma de ver os Deuses. Há quem veja apenas como o Grande Espírito que está em tudo, há quem o divide no feminino e masculino e trabalhe dessa forma e há quem veja as suas diversas faces dos Deuses dos vários panteões. Nenhuma forma é melhor que a outra, tudo depende da forma como te comunicas com os Deuses. Este assunto dá pano para mangas e se tiveres mais dúvidas sobre isto está à vontade, mas tens que ser tu a parar e pensar na forma como vês os Deuses. Como o grande espírito ou com as suas diversas faces?

No paganismo não existe céu nem inferno, existe sim o bem e o mal. Quando as pessoas morrem voltam a reencarnar e existe uma série de lendas sobre isso no paganismo. Acho que este deve ser dos temas mais discutiveis da religião porque permanece um mistério, mas sim no paganismo as pessoas não vão para o céu nem para o inferno. Posso dar-te a minha visão sobre este tópico, mas acho que isso por si só é assunto suficiente para abrir outro tópico de discussão. A questão tá: em que é que tu acreditas? E mesmo que agora não acreditas em nada ou te seja dificil deixar de lado essa ideia do céu, aos poucos as coisas começam a fazer sentido.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

3Dúvidas sobre wicca Empty Re: Dúvidas sobre wicca Sex Dez 07, 2012 8:03 pm

adri114



Obrigada pelas respostas, são muito esclarecedoras!
E não fiquei zangada era um pouco infantil ficar. (ctblk92)
E bom saber que posso expor as minhas dúvidas e ninguém as vai achar estranhas ou basicas!

4Dúvidas sobre wicca Empty Re: Dúvidas sobre wicca Sáb Dez 08, 2012 8:34 pm

LadyFeluryan

LadyFeluryan

Não conseguiria explicar melhor que a Sailor (foi uma boa explicação) ^^

5Dúvidas sobre wicca Empty Re: Dúvidas sobre wicca Sex Jul 26, 2013 11:22 pm

MissElphie

MissElphie

Bem, opiniões nunca são demais e como me apetece escrever, vou dar também o meu ponto de vista quanto as perguntas colocadas, se ninguém se importar! ^-^

Podemos chamar wicca de religião?

Apesar de existe muito debate quanto ao assunto, sim, na minha opinião. A Wicca encontra-se bastante estruturada se for vista de perto, isto porque a Wicca não é apenas aquilo que se vê em Cunnigham ou em Buckland. A Wicca possui uma estrutura bastante firme na Wicca Tradicional, que foi o primeiro caminho na Wicca. (A Wicca é constituida por Wicca Tradicional e Wicca Moderna, sendo que a Moderna é uma miscelânea de tradições que têm vindo a surgir nos últimos 30 anos...).
Mas a Wicca é um caminho espiritual e, pode-se dizer, religioso. Existe divindades definidas, existem Leis, existe toda uma estrutura por detrás da Wicca, que se quiseres, poderei aprofundar.

Quem pratica e tratado como? Porque, já n me lembro onde li que não se podia chamar wiccano, desde ai estou um pouco confusa em relação a isso.

'Wiccan' é o termo inglês e mais comum. Depois, nas comunidades portuguesas e brasileiras, tens os títulos de 'Wiccano' e 'Wiccaniano'. Mas nunca uses 'Wicca', pois tal como a Sailor disse, não faz absolutamente sentido nenhum. É a mesma coisa de "Eu sou Cristianismo".

Quando alguém morre na religião crista vai para o cemitério depois da cerimónia mas quando alguém wicca morre tem a celebração mas vai também para o cemitério um tipo diferente?

Em covens tradicionalistas, existe rituais e procedimentos a seguir quanto a essas situações. A maioria dos pagãos, optam pela cremação, mas é um gosto pessoal. Depende do que cada pessoa deseja nesse campo.

Na religião católica a inferno e céu e dizem que Jesus e deus estão no céu, na Wicca n há nada disso quando as pessoas morrem voltam a viver? Onde se encontram os deuses?

Na Wicca existe a crença na reencarnação. Ou seja, quando morres voltas a renascer e assim vai. É um ciclo. Não existe céu nem inferno nem nada disso. Não há o conceito de pecado. Existe apenas o conceito do karma, da Lei Tripla. Tudo o que fazes, volta para ti, vezes 3. Ou seja, toda a acção tem uma consequência e cada acção que faças, recebes a sua consequência x3. Seja ela boa, ou má.

Na Wicca os Deuses estão em tudo. Os Deuses são energia. Imagina dois Diamantes. Um Diamante Feminino e um Diamante Masculino. O Feminino é a Deusa, são energias femininas, são as mulheres. O masculino é o Deus, as energias masculinas, os homens. Ambos os Diamantes têm faces (Isis, Astarte, Diana, Hécate, Demeter, etc no caso Feminino e Zeus, Ares, Odin, Cernnunos, etc no caso masculino) mas são todos uma energia (uma masculina e uma feminina) que se encontram em tudo o que está vivo na Natureza.


Espero ter ajudado e se não entenderes algo, avisa Wink

http://www.caminhomagico.net

6Dúvidas sobre wicca Empty Re: Dúvidas sobre wicca Sáb Jul 27, 2013 6:40 pm

adri114



Quanto mais opiniões melhor!!
E sim gostaria de aprofundar a estrutura da wicca...se nao se importar de abrir um tópico sobre assunto..
Quanto mais ler melhor, pois ainda estou a estudar e na verdade nunca se para de aprender so quando n se quer aprender ...
Eu estou a "seguir" estudar wicca "moderna"....pois gosto de ser eu a decidir e n ter regras....e prefiro ser solitária do que estar num coven..
Num forum que participo que e de um coven brasileiro eles acreditam que para um sarcedote n vem a triplicar mas so uma vez pior eu acho que volta tres vezes pior tanto para um iniciado como para um sacerdote e ate para um nao iniciado pois iniciaçao n nos torna mais pagoes do que somos e so um "juramento" solene perante os deuses..
Obrigada por dares a tua opiniao!!
Mas normalmente os wiccan acreditam na summerland (esta bem escrito?)
eu acretido que as terras de verao sao diferentes para cada pessoa pois cada pessoa tem uma ideia diferente..

7Dúvidas sobre wicca Empty Re: Dúvidas sobre wicca Sáb Jul 27, 2013 9:19 pm

MissElphie

MissElphie

Estou a trabalhar nuns quantos artigos do tópico e irei postar aqui ^-^ E se morares na zona de Aveiro, vou dar uma palestra lá brevemente.

Mas tens de ter cuidado. Porque Wicca 'Moderna' não significa não ter regras. Continua a ter regras e a ter estrutura. Eu vou fazer um artigo a esclarecer isso.

Sim, muitos Wiccans acreditam na Summerland que é o local para onde as almas descansam entre as duas vidas, a que acabaram de viver e a que vão viver agora.

http://www.caminhomagico.net

8Dúvidas sobre wicca Empty Re: Dúvidas sobre wicca Dom Jul 28, 2013 4:58 pm

adri114



Sim a sempre bases eu n gosto muito de dizer regras mas e mais livre que outras religiões , a coisas que todos os wiccans/wiccanos acreditam...mas eu acho que todos os wiccanos tem uma maneira diferente de pensar, sobre certos assunto...
Fico a espera dos teus textos, pois como a sailor disse aqui no forum os únicos wiccans estão no começo, e e sempre bom falar com alguém mais experiente!!
Eu vivo no centro de portugal em perto de pombal e leiria...

9Dúvidas sobre wicca Empty Re: Dúvidas sobre wicca Dom Jul 28, 2013 5:24 pm

hugo quer aprender

hugo quer aprender

concordo contigo adri ...
eu sou de santa maria da feira

10Dúvidas sobre wicca Empty Re: Dúvidas sobre wicca Dom Jul 28, 2013 6:26 pm

MissElphie

MissElphie

É pena. Mas olha, se conseguirem transporte para lá, a palestra é 25€ e vai ter a duração de 4h. Eu meti publicidade aqui no forum. Smile

E vou tratar de fazer os artigos, sim. Smile

http://www.caminhomagico.net

11Dúvidas sobre wicca Empty Re: Dúvidas sobre wicca Dom Jul 28, 2013 7:34 pm

adri114



Eu vou tentar, mas n prometo nada...
Vai ser quando e que la n diz o dia só diz que temos de confirmar a presença dia 2 de Setembro?
Fico a espera ansiosamente (oldperv61) 
Ahahah ainda bem que concordas hugo!!Razz 

12Dúvidas sobre wicca Empty Re: Dúvidas sobre wicca Dom Jul 28, 2013 7:38 pm

adri114



Tive a ver no google maps e ate Aveiro e uma hora e 36 min sem pagar portagens...Smile

13Dúvidas sobre wicca Empty Re: Dúvidas sobre wicca Dom Jul 28, 2013 7:55 pm

MissElphie

MissElphie

Diz as informações no Cartaz Smile

É dia 7 de Setembro, tem o custo de 25€. É na loja Ganesha 27 que fica na Avenida José Estevão nº 137 R/C, Gafanha da Nazaré, Aveiro, Portugal. Smile

Tem evento no Facebook, se te quiseres juntar lá: https://www.facebook.com/events/176965015817620/

http://www.caminhomagico.net

14Dúvidas sobre wicca Empty Re: Dúvidas sobre wicca Seg Jul 29, 2013 12:53 am

Moacir N. B.



Ohohoho C: mais uma para a palestra yay

15Dúvidas sobre wicca Empty Re: Dúvidas sobre wicca Seg Jul 29, 2013 1:51 am

adri114



Mas como disse vou tentar..mas n prometo nada mas como ainda falta tanto vou tentando convencer a minha mãe...

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos