Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Papel de armenia

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Papel de armenia Empty Papel de armenia Seg Nov 12, 2012 11:58 am

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Vi na tv à alguns dias, esta pequena relíquia medicinal e resolvi partilhar convosco:

Papel de armenia 06B_01

Presente no mercado desde 1885, o célebre PAPEL DA ARMÊNIA permanece um dos pouquíssimos “remanescentes” (e entre estes com certeza o mais antigo) dentre os assim denominados Papéis medicinais, ou seja, aqueles desodorantes saneadores muito difundidos entre o século XVII e o início do século XX, os quais apresentam-se sob forme de papel para queimar sem chama.

Os cultores mais requintados das “fumigações oficinais” desde sempre conhecem este produto francês apreciado desde outros tempos, cuja denominação original é “Papier d'Arménie”.

Papel de armenia 06B_02a

A história do Papel da Armênia iniciou por volta do fim do século XIX, quando o francês Auguste Ponsot em viagem no império otomano, esteve na Armênia (país então pertencente àquele império) onde descobriu surpreso que os habitantes perfumavam e purificavam suas casas queimando uma resina natural com perfume balsâmico-vanilhado: o Benjoim.
De retorno na França, Ponsot, pensou em difundir na Europa esta prática tradicional; para alcançar a finalidade foi determinante a intuição do sócio farmacêutico Henri Rivier, o qual ao solubilizar a oleorresina no álcool produziu uma tintura de Benjoim com a qual teria embebido em seguida um suporte de celulose tratado convenientemente.

O Papel da Armênia foi, portanto, realizado segundo os processos comuns adequados à fabricação de qualquer tipo de Papel medicinal, mas com um ingrediente novo: a oleorresina de Benjoim (denominada também Benzoína o Goma de Benjoim) assim a permitir também aos europeus de usufruir dos benefícios desta matéria-prima natural (utilizada por nós até então exclusivamente pelos perfumistas como valente fixador).

Papel de armenia Carta_armenia_on Durante a combustão o Papel da Armênia exala o persistente e agradável aroma doce-balsâmico que lhe é conferido pelo seu ingrediente base: a oleorresina natural de Benjoim, a qual possui, por outro lado, propriedades antissépticas salientes, devido ao alto conteúdo de ácido benzóico (ao redor de 25%).

Utilizada no oriente já há séculos nos tratamento da asma e da tosse assim como digestivo, cicatrizante e desinfectante, o Benjoim é muito procurada e apreciada sobretudo pelas propriedade esotéricas, que até hoje lhe são atribuídas: as suas fumigações purificadoras afastariam convenientemente dos ambientes qualquer tipo de adversidade e/ou negatividade.

O Papel da Armênia representa para todos os efeitos um produto ecológico, pois as folhas especiais absorventes utilizadas nas sua fabricação são certificadas pelo Forest Steward Council, entidade internacional independente que actua a nível mundial promovendo uma gestão responsável dos recursos florestais.

Papel de armenia 06B_03

2Papel de armenia Empty Re: Papel de armenia Seg Nov 12, 2012 12:50 pm

Kwannon

Kwannon

Muito útil, mais uma vez estou a aprender! Onde se poderá encontrar este papel em Portugal?

3Papel de armenia Empty Re: Papel de armenia Seg Nov 12, 2012 9:43 pm

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Também queria Kwannon, principalmente porque muito do incenso é tóxico (principalmente o dos chineses, muito cuidado, até é tema para um tópico). Eu eide procurar por uma loja online, num outro dia tive a pesquisar mas depois tive que interromper, quando souber de um site online português ou estrangeiro, eu coloco aqui (gfd86) tb queria experimentar!! E não deve ser caro.

4Papel de armenia Empty Re: Papel de armenia Ter Nov 13, 2012 10:54 am

Kwannon

Kwannon

Incenso dos chineses é mesmo do piorio...tudo que eu puder evitar comprar lá, evito mesmo!

5Papel de armenia Empty Re: Papel de armenia Ter Nov 13, 2012 12:15 pm

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

É como eu, isso e roupa! Até super cola 3 eu evito x'D A roupa se me esfia toda, fica toda em fios e desfaz-se, a super cola descola, os sapatos se me saem o tacão...

sobre o incenso, eu tenho uma tecnica para saber se é mt tóxico. Normalmente quando sai muito fumo preto, é quando ele é mais tóxico, ponham a mão por cima quando pegarem fogo ao incenso, se a mão fica toda preta, não é bom sinal. E quando é incenso dos chineses, ui jasus, a mão fica toda preta. Deve ser mais carvão e perfume do que outra coisa.

Eu adoro e nunca me fez mal, é o incenso Nag Champa. E compro-o extremamente barato nesta loja: http://www.lojadoincenso.com/

6Papel de armenia Empty Re: Papel de armenia Ter Nov 13, 2012 1:21 pm

Kwannon

Kwannon

Onde também se podem adquirir muitos produtos artesanais e de qualidade é na Ishtar, a loja da editora Zéfiro e da Casa do fauno em Sintra.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos