Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Semear e plantar com a lua

5 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Semear e plantar com a lua Empty Semear e plantar com a lua Qui maio 30, 2013 1:12 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Vou abrir este tópico no paganismo, mas gostaria de abrir um novo separador para permacultura. Como ainda não temos muitos tópicos sobre isso ainda não o fiz e tenho receio de deixar o forum muito cheio. Mas acho que seria um separador que faria todo o sentido.

Este artigo retirei do blogue ser sustentável e deixo aqui o link http://ser.sustentavel.com.pt/ecologia/semear-e-plantar-com-a-lua/?utm_source=facebook&utm_medium=link&utm_content=artigo-blogue&utm_campaign=int-permacultura-junho-2013

Semear e Trabalhar com a Lua é considerar as plantas como organismos vivos, e não como objetos inanimados.

Na produção de alimentos, a influência da lua sobre as plantas é conhecida pelos agricultores desde a antiguidade. É milenar o conhecimento que os chineses detêm, por exemplo, sobre o corte do bambu e madeira: a ser realizado entre lua minguante e a nova, quando o teor de seiva e humidade dentro dos troncos é menor. Usando este conhecimento é possível trabalhar com o ritmo da Natureza e usá-lo em beneficio da plantas.

A lua passa por quatro fases: minguante, nova, crescente e cheia. Cada fase dura sete dias.

Lua crescente
Fase em que a seiva é atraída para cima, para as folhas, favorecendo o crescimento da parte superior da planta.

Periodo favorável ao plantio de cereais, frutas e flores e colheita de verduras.

Boa época para se fazer enxertos e preparar o solo com compostos e cobertura vegetal (mulch).

Lua cheia
Colher plantas medicinais e frutos - os frutos estão mais suculentos devido a maior quantidade de seiva encontrada nos frutos. Plantio desaconselhado.

Lua minguante
Nesta fase a força da seiva diminui, indo para a parte inferior da planta.

Iniciar o plantio de plantas de raízes, como a beterraba, cenoura, cebola, batata… Colher as raízes e vagens pois a planta encontra-se com menos seiva o que facilita a cozedura, para colher milho, abóbora e outros para armazenamento porque resiste mais ao ataque de caruncho.

Boa época para podar.

Colher as sementes uns dias antes da Lua Nova.

Lua nova
Nesta fase a seiva atinge o seu pico máximo de retrocesso.As plantas têm baixa resistência às pragas. Plantio desaconselhado.

Do que precede tiramos as regras seguintes: que entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá “abaixo do solo” (raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis) e, que entre a lua crescente e a cheia, deve-se plantar tudo o que dá “acima do solo” (folhas, flores e frutos comestíveis).

A lua biodinâmica
Também a relação entre a lua e as constelações determina o que deveremos fazer no campo (e também em casa!).

Existe uma relação entre a posição em que a lua se encontra nas constelações e os órgãos das plantas que se encontram em maior actividade.

Se a lua se encontrar numa constelação do elemento fogo (carneiro, leão, sagitário) estamos num dia de fruto e por isso é o fruto da planta que está mais potencializado. É por isso altura para trabalhar as culturas que nos darão o fruto – as courgetes, os tomates, as abóboras,… É também nestes dias que deveremos fazer as podas para que possamos ter frutos vigorosos.

Se a lua se encontrar numa constelação do elemento terra (touro, virgem, capricórnio) estamos num dia raiz e por isso são as raízes que estão mais activas. Nestes dias devemos semear, transplantar e cuidar de vegetais de raiz ou tubérculos.

Se a lua se encontrar numa constelação do elemento água (caranguejo, escorpião, peixes) o dia é chamado de folha e por isso são os vegetais de folha a quem devemos dar particular atenção – couves, alface, salsa,…. Para a colheita deste tipo de vegetais é preferível, no entanto, escolher dias de fogo ou ar para que eles se conservem melhor.

Se a lua se encontrar numa constelação do elemento ar (gémeos, balança, escorpião) deveremos tratar das plantas das quais estamos interessados em obter as flores como por exemplo a couve-flor, os bróculos e as flores em particular.

Há calendários que podem ser consultados online e que nos dizem em que tipo de dia estamos.
http://www.the-gardeners-calendar.co.uk/

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

2Semear e plantar com a lua Empty Re: Semear e plantar com a lua Qui maio 30, 2013 4:43 pm

dadsani



Eu já sabia, e pratico isso, e acho muito interesante!
O meu pai chateia-se sempre que eu durante "o sol, só preparas a terra e andas a pastar, depois sem luz é que andas a cultivar, ainda estou para saber o que é aquilo que o teu irmão falou (wicca)!" xD mas eu adoro! Li vários livros acerca disso e são muito interesantes, por exemplo, se forem a colher alguma planta medicinal, mas de raiz, deverá ser colhida não em Mãe mas sim em negra/anciã, pois é quando as maiores quantidades de seiva estão nas raízes ^-^ agracido te estou Vânia

3Semear e plantar com a lua Empty Re: Semear e plantar com a lua Qui maio 30, 2013 5:18 pm

Foxglove

Foxglove

muito interessante!
então tenho que colher hoje os morangos que a minha mãe plantou na varanda! amanha já é lua minguante!
obrigada Wink

4Semear e plantar com a lua Empty Re: Semear e plantar com a lua Dom Jun 09, 2013 2:39 am

alquimista

alquimista

A lua sem duvida exerce muita influencia sobre a agricultura, meu pai sempre tinha ese cuidado.
Até no crescimento do cabelo, pois ha dias que ao cortar a barba com uma lamina nova , ela fica mal cortada...e outros dias com uma usada fica muito bem cortado e com facilidade

http://www.alquimistadoscristais.org

5Semear e plantar com a lua Empty Re: Semear e plantar com a lua Ter Jun 18, 2013 7:54 pm

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Isto fez-me lembrar as previsões do tempo do seringador e do borda d'água xD Por acaso, era altamente se alguém publicasse cenas sobre essas duas revistinhas

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos