Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Antes de meditar

+4
LadyFeluryan
hugo quer aprender
greenlove92
Sailor Moon
8 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Antes de meditar Empty Antes de meditar Dom Abr 14, 2013 4:10 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

O Hugo acabou por me inspirar neste tópico, quero discutir aqui algumas dicas e sugestões para quem está a começar a meditar e possa sentir algumas dificuldades.

Quando comecei a meditar o meu "professor" começou por me ensinar algumas técnicas. Ele explicou-me que é natural ao inicio sentir-mo-nos bastante impacientes e desconfortáveis em estar tanto tempo na mesma posição. Com o tempo vamos esquecendo o corpo e aguentando cada vez mais na mesma posição, até que nos esquecemos por completo de como estamos realmente fisicamente.

Devemos começar por adoptar uma posição confortável. Desengane-se quem pense que para meditar precisar estar obrigatoriamente na posição de yoga conhecida, pois esta nem sempre é a posição mais confortável de todas e nem todas as pessoas a conseguem fazer. Podem escolher por estarem sentados numa cadeira com as costas direitas, ou sentados sob uma almofada encostados a uma parede. O que importa é que tenham as costas o mais direitas possível e que adoptam uma posição onde a vossa energia possa fluir livremente. Podem também meditar deitados, de barriga para cima, braços e pernas ligeiramente abertos. Apenas devem ter cuidado para não arrefecerem nem adormecerem nesta posição.

Depois de escolherem a posição mais favorável devem começar por relaxar o vosso corpo, levem o tempo que for necessário, ao vosso ritmo. Inicialmente relaxar todo o corpo demora bastante tempo porque não estamos habituados a dar atenção dessa forma aos nossos músculos. Comecem pela cabeça ou pelos pés como preferirem. Inicialmente começava pela cabeça pois era o mais "próximo" da minha atenção, indo até aos pés que é o mais afastado, mas com o tempo mudei para os pés que para mim é o mais fácil relaxar e a cabeça o mais difícil. Vou exemplificar começando pelos pés, mas podem seguir a outra vertente, como preferirem. Fixem a vossa atenção nos dedos dos pés e sintam eles a relaxar, se não relaxarem obriguem-nos a relaxar com a vossa força de vontade, afinal é o vosso corpo e pertence-vos e se ele não estiver a responder à vossa vontade só mostra como o vosso corpo está desfasado da vossa mente. Se mesmo assim eles não vos obedecerem mexam ligeiramente os dedos e depois voltem a tentar relaxar. Depois vão subindo pelos pés, tornozelos, pernas, joelhos, coxas, coluna vertebral, órgãos internos, mãos, braços, ombros e na cara vão mesmo aos poucos tipo: queixo, boca, nariz, bochechas, olhos, sobrancelhas, testa e coro cabeludo. O objectivo é relaxarem TODOS os músculos que vocês não estão a utilizar para se manterem na posição em que se encontrem. A posição mais relaxante neste caso é mesmo deitados no chão, mas correm o risco de adormecer. Podem não saber quando estão relaxados, mas o truque é sentir que estão a despir-se do vosso corpo ou se tiverem deitados no chão, que estão cada vez mais colados aos chão.

Depois quando estiverem totalmente relaxados (demorem o tempo que for necessário) concentrem-se na vossa respiração, devem fazer respirações cada vez mais pausadas. Uma forma de relaxarem a respiração é contarem até 6 a inspirar e até 12 a expirar, depois de fazerem algumas vezes desta forma, deixam-se ir a respirar normalmente até já nem "ouvirem" a vossa respiração.

Só depois desta fase é que passam para a parte "mental", primeira coisa muito importante, esvaziar a mente. NÃO CONTROLEM OS VOSSOS PENSAMENTOS, deixem eles fluírem livremente. É como se vocês tivessem a ver um filme e deixassem as cenas passar à velocidade que desejam. No inicio os pensamentos são tantos que se atropelam uns aos outros, isso também acontece quando andamos mais cansados ou preocupados ou quando estamos muito tempo sem meditar. Deixem os pensamentos fluírem e vão ver que aos poucos eles vão acalmando e "ficando" mais tempo na nossa mente. Conforme forem praticando vão deparar-se com meros segundo de vazio, onde já não há pensamentos e aos poucos esses vazios vão aumentando. Quando vocês encontram esse vazio estão no centro do vosso ser, da vossa mente. Não os forcem, deixem eles virem naturalmente e se ainda tiverem pensamentos a perturbarem esses vazios deixem eles virem e irem consoante a vontade "deles".

Quando estão no vazio é porque a mente já está relaxada e podem começar os exercícios de visualização se for esse o objectivo. Se não, tentem meditar mais tempo para aguentarem mais tempo no vazio com a mente relaxada.

Tudo isto requer prática a é um lento processo, mas compensa bastante. Com o tempo todos este processo demora apenas uns instantes. Eu costumava (e ainda o faço) relaxar todo o corpo sempre que podia, principalmente antes de dormir. Aos poucos vão-se apercebendo da quantidade de vezes que estão tensos sem necessidade nenhuma, como se tivessem permanentemente alerta. Isso cansa-nos muito mais e prejudica a clareza de pensamento, para não falar de outros problemas como stress,...

Na altura o meu professor disse-me que quem fazia meditação tinha mais consciência do seu corpo e sente logo as mudanças, como quando adoece ou assim. Eu na altura fiquei na dúvida se era mesmo assim, mas é realmente. Tenho uma sensibilidade completamente diferente sobre mim mesma. Sei logo quando vou ficar constipada ou por exemplo senti logo quando engravidei, o meu corpo deu sinais subtis que a maioria das mulher não estão habituadas a ouvir no seu corpo.

Existem mais formas de o fazer mas estes são apenas alguns exemplos para vos ajudar. Vejam também o tópico da meditação guiada que ten audios que vos pode ajudar a relaxar.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

2Antes de meditar Empty Re: Antes de meditar Dom Abr 14, 2013 4:20 pm

greenlove92

greenlove92

Obrigada por abrires este tópico super interessante. Ainda me acontece por vezes ficar com formigueira ou comichão e grrrr.... Sobretudo quando estou numa espécie de "paralisia" e tenho de fazer a força toda do mundo para me aranhar haha
Noto também pela tua explicação que talvez eu não tenha procedido da melhor forma nas minhas meditações, sendo que agora basta querer para descontrair o corpo e controlar a respiração. O meu corpo "reconhece" que é o tempo de relaxar, e automáticamente descontrai. Mas talvez não esteja suficientemente descontraído ou oxigenado.
De uma forma ou de outra, vou experimentar por uns tempos este tipo de processo, porque experimentar é sem dúvida uma das melhores formas de saber se serve para mim ou não :p

http://paganismolivre.blogspot.pt

3Antes de meditar Empty Re: Antes de meditar Dom Abr 14, 2013 6:20 pm

hugo quer aprender

hugo quer aprender

eu sou uma fonte de inspiração Laughing
(drag479)
voucomeçar a usar a tecnica do colar ao chão eu antes de dormir tento sempre descontrair os musculos e controlar as respirações, e isso faz lembrar-me os chakras. E acho que ao tentar não vou adormecer, eu demoro sempre bue tempo a adormecer por vezes mais de uma hora...



Última edição por hugo quer aprender em Dom Abr 14, 2013 6:28 pm, editado 2 vez(es)

4Antes de meditar Empty Re: Antes de meditar Dom Abr 14, 2013 10:13 pm

LadyFeluryan

LadyFeluryan

Obrigada Sailor (missbone229)

5Antes de meditar Empty Re: Antes de meditar Seg Abr 15, 2013 9:48 am

dadsani



Perfeito *---------*

6Antes de meditar Empty Re: Antes de meditar Seg Abr 15, 2013 12:29 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Quero que tenham presente que existem muitas outras formas de o fazer, pelo que podem pesquisar mais e adaptarem às vossas necessidades aquelas com que mais se identificam ou se sentem mais confortáveis. Para quem faz yoga conhece várias técnicas de relaxamento da respiração o que pode também ser aplicado aqui.

Por exemplo li algures que para exercícios de visualização, viagens astrais ou viagens interiores podem relaxar a respiração com famosa técnica do 4 que consiste em inspirar contando até 4, aguentando o ar contando até 4, expirar contando até 4 e permanecer de pulmões vazios contando até 4.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

7Antes de meditar Empty Re: Antes de meditar Seg Abr 15, 2013 9:13 pm

hugo quer aprender

hugo quer aprender

iupi!fiz como disseste sailer e acho que consegui mas nao durou muito pois depois senti alguma coisa e despettei depois nao voltei a tentar e adormeci...mas senti tipo a minhaente ou ou isso a sair de mim quase como se tivesse a sençasao de estar a subir...

8Antes de meditar Empty Re: Antes de meditar Qua Abr 17, 2013 10:17 am

Kwannon

Kwannon

Uma vez mais, obrigada pelo excelente tópico Vânia Smile No meu caso, continuo com mais dificuldades na parte mental. Parece que quando medito, de repente a minha cabeça fica noutro lado, presa num pensamento qualquer. Quanto à parte muscular, curiosamente ajudou muito ter começado a aprender a tocar violoncelo lol Ao início eu acumulava um stress descomunal nos meus ombros, que andavam sempre encolhidos e tensos, sem eu me aperceber, o que fazia com que a minha coluna também não estivesse muito famosa.
Uma das minhas professoras disse que isso afectava a minha maneira de tocar e que nunca conseguiria dominar a técnica se não relaxasse os músculos. Então, antes de cada aula fazíamos exercícios para tirar a tensão dos ombros e braços. Só aí é que percebi como andava! (infelizmente era derivado do stress no meu ambiente de trabalho). De momento melhorei bastante essa parte, de tal forma que tenho um colega que está sempre a fazer a observação "mas que raio, porque é que andas sempre com os braços tão moles?"....mal ele sabe, dá-me sempre vontade de rir Laughing
Da minha parte só posso dizer que não aconselho meditar antes de ir dormir, muito menos deitada...começo a adormecer e parece que a meditação se mistura com sonhos...é muito estranho Shocked

9Antes de meditar Empty Re: Antes de meditar Seg Jun 24, 2013 11:25 pm

alquimista

alquimista

eu adoro fazer meditações deitado, pernas abertas e braços abertos

http://www.alquimistadoscristais.org

10Antes de meditar Empty Re: Antes de meditar Qui Jun 27, 2013 2:02 am

adri114



O meu maior problema e que penso demasiado nao deixo as coisas simplesmente acontecerem e como sentir que estoua conseguir meditar mas n chego la...

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos semelhantes

-

» Indicação Músicas para Meditar

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos