Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Cobrar por serviços de divinação

+3
Kwannon
dadsani
greenlove92
7 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Cobrar por serviços de divinação Empty Cobrar por serviços de divinação Seg Mar 04, 2013 8:40 pm

greenlove92

greenlove92

Boas noites Smile Hoje decidi deixar aqui este tópico a ver se dá debate :p

A minha dúvida/assunto aqui será a ética na prática de cobrar por serviços de divinação tais como tiradas de tarot ou lançadas de runas.

Já me disseram que era errado, por uma razão que não me explicaram na altura. Talvez por de uma certa forma estarmos a "vender" um conhecimento universal que não nos pertence?

No entanto, considero que não seja abuso se estivermos a cobrar pelo tempo, mão-de-obra e pelo material usado, independentemente da informação transmitida. Se bem que desta forma haverá sempre a hipótese de estarmos a tentar justificar um gesto da maneira que mais nos agrada (ou seja inventar desculpas para fazer algo que não seja correcto).

Qual é a vossa opinião? Eu ainda não tenho nenhuma porque não conheço os dois lados da moeda. Já falei em cobrar por ler runas, mas depois pensei melhor e surgiu me esta dúvida. Alguém pode me explicar porque seria errado ou não?

http://paganismolivre.blogspot.pt

2Cobrar por serviços de divinação Empty Re: Cobrar por serviços de divinação Ter Mar 05, 2013 12:02 pm

dadsani



Eu considero errado, mas friso o EU, é a minha opinião e "vale o que vale" como Vânia diz.
Não sei o porque de cobrarmos por uma coisa dessas, é facil, nos obtemos experiencia e estamos a honrar os deuses por este trabalho.
Sem contar também que se podemos aprender na net na boa, porque haveriamos de contratar este seviço? Porque não temos tempo para aprender! logo pedindo a alguem que faça seria mais util. Logico que podes falar de desgaste do material e tempo perdido, então porque não fazes o seguinte: fazes uma estimativa de quantas utilizações necessitas para depois teres de comprar um novo, e divides o preço do baralho por essas utilizações, o que dará um reço simbolico, claro. E em relação ao tempo podes sempre combrar 1€ por hora ou simplesmente fazeres quando tens tempo.
Na minha opinião, os deuses deram-nos a capacidade de saber seus planos através disto e é "crime" pedir dinheiro por uma coisa que os deuses nos deram gratuitamente.
Sem falar agora de advinhação, podemos tambem referir o reiki, a energia podemos senti-la, porque não podemos aprender gratis? Quem diz Torot, Runas, Reiki diz o resto tambem!
mas friso novamente, é a Minha opinião, vale o que vale, não concordam ok, se ofendi alguem ou assim peço imidiatamente desculpas por isso.

(uma pequena exepção) acho que cobrar é "legal" de se fazer desde que por exemplo se esteja desempregaod, se esteja doente ou assim, desde que não tenhamos uma maneira de estarmos bem e esse possa ser nosso sustento, mas claro que se arranjarmos emprego teria de se deixar de cobrar

3Cobrar por serviços de divinação Empty Re: Cobrar por serviços de divinação Ter Mar 05, 2013 3:24 pm

Kwannon

Kwannon

Eu vou também dar a minha opinião, que não passa disso mesmo.
Concordo que se deva pedir um valor, deste que seja um preço simbólico. Isto por várias razões: além das que a greenlove deu, também para "filtrar" um pouco o número de "clientes". Por muita prática que se tenha, os métodos divinatórios exigem energia da parte da pessoa, e se de repente tivesses um grande número de pessoas que te quisessem recorrer a esse serviço, esta poderia ser uma maneira de acorreres às que estavam verdadeiramente interessadas e não "no gozo". Claro que o tempo e material também contam, o que apoia ainda mais esta vertente.
E sem querer ir contra o dadsani, realmente as pessoas podem aprender estes métodos por elas próprias gratuitamente. Mas se não o querem fazer, eu até acho que seja justo pagarem por algo que não querem aprender por elas Wink

4Cobrar por serviços de divinação Empty Re: Cobrar por serviços de divinação Ter Mar 05, 2013 5:11 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Acho que já tinha falado sobre este tema na parte do tarot, mas aqui vai novamente. Concordo com a Kwannon sem sombra de duvida. Dadsani ninguém fica ofendido porque não ofendes-e ninguém apenas disses-te o que pensas e confesso que antes de começar pensava exactamente como tu, aliás costuma achar que só as pessoas que não cobravam é que tinham verdadeiramente o dom e que todas as outras apenas se aproveitavam dos problemas alheios. No entanto essa é uma visão muito romantica da coisa, primeiro por causa dos custos que tens com o material e do tempo que despendes para a sua aprendizagem (ou não fosse eu economista, mas não te vou massar com a teoria dos custos de oportunidade), além disso nem toda a gente tem a capacidade para aprender os oráculos (assim como nem toda a gente sabe cantar) pelo que só poderam pedir a alguém para o fazer. Tal como a Kwannon referiu e muito bem, o desgaste energético é tremendo e isso é algo que ainda estou a aprender a lidar pois sou bastante sensivel a vampiros enegéticos e ainda não sei defender-me devidamente, muitas vezes chegava ao final das leituras completamente exausta. Depois é precisamente a questão do filtro, eu cheguei a um ponto que já não podia ligar o facebook com tantos pedidos de leituras, acabava por fugir das pessoas, mesmo amigos e pessoas de familia, isto porque cada pessoa só via o seu pedido, mas era eu quem levava com carradas de pedidos e chegava ao culmulo de muitas vezes já nem se darem ao trabalho de perguntarem como eu estava e se tinha disposição para tal. Ora juntando isso ao desgaste energético podes imaginar como era terrivel e ainda para mais porque eu tenho o terrivel defeito de não saber dizer não, cheguei ao ponto de exaustão e tive que por um limite nessa situação. Por vezes tenho pena de não ajudar mais, mas acaba por ser uma questão de justiça, se cobro a uns tenho que cobrar a outros.
Isto é aquilo que eu penso claro e é a forma que tenho de me proteger dos inumeros pedidos, mas cada um segue o seu critério e a sua consciência é claro. Também considero que não levo um valor demasiado exagerado, apenas o que acho digno pelo meu desgaste.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

5Cobrar por serviços de divinação Empty Re: Cobrar por serviços de divinação Ter Mar 05, 2013 5:43 pm

greenlove92

greenlove92

Muito bem Smile considero válido os dois lados da moeda. Após ler as vossas opiniões, vou dar também a minha.
Acho que é algo que depende de cada pessoa. Uma coisa é por exemplo, fazer tiradas à família e amigos (mesmo assim algumas vezes acho os desagradecidos, para além de insistir e tentarem modificar as respostas, ainda levamos com má disposição), e outra é fazer tiradas a desconhecidos.
Não posso afirmar com certeza o que vou dizer, mas tenho na ideia que nos tempos em que realmente eram o shamans e outros a exercerem esses serviços de purificações, divinação, etc., eram sustentados pela tribo. Neste caso, no mundo moderno, como não vivemos em tribo, uma pessoa tem de se sustentar. De um certo modo vai dar ao mesmo, sobretudo se não cobrarmos um valor exagerado ou não nos aproveitarmos da ignorância das pessoas.
Por outro lado, temos de ter consciência das nossas capacidades. Eu por exemplo, não me sentiria pronta a cobrar nada, nem que fosse um valor mínimo ou simbólico porque não tenho a certeza que possa corresponder às expectativas das pessoas.

Como tu Vânia, antes também olhava para as revistas e via pessoas a venderem os seus serviços, e pensava que era tudo um abuso ou charlatães. E mesmo assim, continuo um pouco a achar isso, talvez por ser um preconceito meu que ficou enraizado. Não sei se iria confiar por exemplo numa pessoa numa revista, que não me conhece de lado nenhum, porque pela minha experiência, quando se tenta "diagnosticar" um problema sem conhecer o plano de fundo, torna tudo muito propício a suposições.

http://paganismolivre.blogspot.pt

6Cobrar por serviços de divinação Empty Re: Cobrar por serviços de divinação Sex Mar 08, 2013 4:23 pm

LadyFeluryan

LadyFeluryan

Kwannon escreveu:Eu vou também dar a minha opinião, que não passa disso mesmo.
Concordo que se deva pedir um valor, deste que seja um preço simbólico. Isto por várias razões: além das que a greenlove deu, também para "filtrar" um pouco o número de "clientes". Por muita prática que se tenha, os métodos divinatórios exigem energia da parte da pessoa, e se de repente tivesses um grande número de pessoas que te quisessem recorrer a esse serviço, esta poderia ser uma maneira de acorreres às que estavam verdadeiramente interessadas e não "no gozo". Claro que o tempo e material também contam, o que apoia ainda mais esta vertente.
E sem querer ir contra o dadsani, realmente as pessoas podem aprender estes métodos por elas próprias gratuitamente. Mas se não o querem fazer, eu até acho que seja justo pagarem por algo que não querem aprender por elas Wink

concordo com a Kwannon, mas isso depende de pessoa para pessoa porque nem todos pensamos da mesma maneira

7Cobrar por serviços de divinação Empty Re: Cobrar por serviços de divinação Dom maio 26, 2013 3:30 am

alquimista

alquimista

greenlove92 escreveu:
Boas noites Smile Hoje decidi deixar aqui este tópico a ver se dá debate :p

A minha dúvida/assunto aqui será a ética na prática de cobrar por serviços de divinação tais como tiradas de tarot ou lançadas de runas.

Já me disseram que era errado, por uma razão que não me explicaram na altura. Talvez por de uma certa forma estarmos a "vender" um conhecimento universal que não nos pertence?

No entanto, considero que não seja abuso se estivermos a cobrar pelo tempo, mão-de-obra e pelo material usado, independentemente da informação transmitida. Se bem que desta forma haverá sempre a hipótese de estarmos a tentar justificar um gesto da maneira que mais nos agrada (ou seja inventar desculpas para fazer algo que não seja correcto).

Qual é a vossa opinião? Eu ainda não tenho nenhuma porque não conheço os dois lados da moeda. Já falei em cobrar por ler runas, mas depois pensei melhor e surgiu me esta dúvida. Alguém pode me explicar porque seria errado ou não?
Realmente é um tema controverso, não apenas pelas diferentes opiniôes, mas também pelo grande desconhecimento espiritual de quem o pratica. Tudo que for leitura de runas, cartas, pêndulo, etc...é acompanhado por seres espirituais(espiritos) nessa orientação. Podem ser seres superiores(guias), ou apenas brincalhões ou espiritos baixos.
Não tem mal meter $$$ no assunto, mas é bom saber que espiritos evoluidos(superiores) não se metem nisso... e quanto aos outros eles ajudam mas, geralmente brincam conosco ou levam-nos á fascinação.
É portanto uma questão de escolha.
Eu trabalho nas obras para o poder fazer nos tempos livres...

http://www.alquimistadoscristais.org

8Cobrar por serviços de divinação Empty Re: Cobrar por serviços de divinação Qua Jun 10, 2015 2:07 pm

greenlove92

greenlove92

Voltando ao assunto, com o qual me deparei agora que o blog voltou ao activo, o que acham de não cobrar nada mas possibilitar a oferta de donativos?

Donativo aconselhado: 5 euros por pergunta, por exemplo, com possibilidade de não dar nada.

Estou a pensar começar a fazer essas coisas nos cafés e na rua, para além de oferecer as leituras através do meu blog Smile

http://paganismolivre.blogspot.pt

9Cobrar por serviços de divinação Empty Re: Cobrar por serviços de divinação Qui Jun 18, 2015 5:04 pm

beatrizg



Na minha opinião, não se deve cobrar, pois as pessoas têm de colocar a mão na consciência e darem o que quiser. Quando o bem é feito, as pessoas gostam de retribuir quem os ajuda!!! Mas percebo que se cobre para pagar as despesas de manutenção!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos