Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Livro das Sombras

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Livro das Sombras Empty Livro das Sombras Seg Dez 10, 2012 5:52 pm

dadsani



Hey!

Um tema, que há uns messes, quando comecei, foi uma das minhas maiores preocupações e me deu muita confusão.
Noutro forúm, eu cheguei a criar vários tópicos acerca, com várias perguntas.
Hoje trago o que já sei, mas antes disso lembre-se:
- Você é um pássaro, voe livremente, não fique preso na gaiola de "o que devo fazer no meu Livro?" ou na "Será que posso?". Não! Você faz o que quizer, e se tiver ótima memória, nem precisa ter um.

O que é?

O Livro das Sombras, faz parte de um trio: O Livro das sombras, o Livro do Espelho, e o diário mágico (darei a conhecer os outros noutros tópicos)
Ele é um livro onde uma pessoa escreve o que sabe acerca da Arte, seja o que lhe foi ensinado, o que ele leu ou até mesmo o que foi criado por si.

Como se divide, ou não?

O Livro pode ser "dividido", ou não, como desejar.
Por exemplo o meu é dividido em várias partes. Dizendo algumas:
1ª Saberes - É onde eu ponho o que aprendi e partes teoricas, por exemplo, quais as "metas" wiccans, as datas dos Sabbat's, et cetera
2ª Sabbat's - Onde eu ponho rituais própios p/ cada Sabbat, orações, receitas de comidas, datas, lendas associadas, et cetera
3ª Exercicios - Onde ponho exercicios diversos, por exemplo, relaxamentos, vizualizações de energias, vizualização de chacras, exercicio de relaxamento com natureza evolvente, et cetera
4ª Exercicios EV - Uma parte especifica para exercisios de EV, explicação do que é, factos possitivos e negativos, fatores projuduciais ao susseso et cetera
5ª Ritos em Verso - onde ponho poemas variados, com finalidades ritualisticas, por exemplo, ativar a circulação de energias, manifestar meu chacra, contra coração partido, compreensão, perdão, et cetera
6ª Poções - para alem de na parte Saberes, eu ter já várias folhas com plantas e seus poderes, nesta parte eu ponho poções que li, sendo druidicas ou não, por exempli, para atrair dinheiro, para saúde, curar um coração partido et cetera

Pode-se Mostrar?
Há quem diga que não ( que é só nosso, que podem atirar más energias a ele, por aí fora), mas no meu caso, penso que sim.
Na Wicca, como em todos os outros caminhos espirituais (verdadeiros ou não) promove-se a paz, a confiança, a partilha, entre outros sentimentos positivos, logo eu digo "porque não deixarei ver? porque não deixarei consultar? porque não compartilharei eu? Sendo eu filosofo, porque esconderei conhecimento do mundo?"
Daí ser a favor do compartilhamento, no fim deixarei uma lista de coisas que poderei oferecer, a quem mo pedir por mensagem privada.

Consagrar?
A parte mais estranha que encontrei foi esta, e a que mais "repulsa" me causou, "para que consagrar? Ainda por cima folhas escritas por mim!!!!"
Mas passado um tempo a pensar, reparei que era presiso (no meu caso, nunca se esqueça que estou a dar minha opinião)
A minha "repulsa" iniciou-se porque fui, durante 8anos, obrigado a ir à igreja maná, e saí de lá escandalizado (na verdade fui excumungado por mostrar que estavam errados), então quando li "consagrar" pensei, tornar o Livro numa bíblia. Então é que percebi que não tem nada a ver, mas sim com a nosssa proteção e sucesso. Eu reparei que embora meus ritos funcionassem, não era a 100% como queria, e consagrei o meu Livro, e aí tudo melhorou. Mas consagrar não significa torna-lo nossa luz e nosso caminho. Nós podemos ir alterando-o. Acrescentando ou retirando coisas. Nós ao consagrar estamos a pedir para que nada daquilo se perda, que ninguem com má indole ou propósito se chegue a ele, e pedimos também para que seja lhe dado o poder que precisa.
P/ consagrar basta escrever numa primeira folha, até mesmo antes do índice (que pode haver ou não, mas falarei disso depois), em que se escreve algo que vai na alma, e no fim lemos em voz alta, dentro de um circulo m+agico, com o livro em nossas mãos.

Como organizar?
Foi uma das minhas dúvidas, e deram-me muitos conselhos, e eu acabei por fazer uma sintese deles.
Abri o livro, tirei tudo, anotei os titulos de todos os saberes, ritos, poções, tecnicas, tudo!
Meti os saberes num canto, as poções noutro, por aí fora
E por lógica fui organizando as coisas. "entre a prática e o saber, o que preciso 1º?" e daí ter posto o Saber em 1º
Dentreo de cada tipo, vi por lógica, em certas partes não consegui encontrá-la, então pus por data.
E escrevi um indice
Agora abro o Livro (que no meu caso é um docie) viro a folha de consagração, e encontro um indice a lápis que me ajuda sempre (aconselho a lápis o indice e no. de pag, pois acrescentando e retirando coisas eles mudam)

Quais os materiais p/ um?
Aconselho
---1 docie: pois se for caderno, não terá possibilidade de mexer no conteudo
---caneta preta/vermelha: o preto atrí o poder e conserva-o, logo é a cor indicada para o corpo, a vermelha p/ titulos e sublinhados, OU opte por todas as cores, vermelho para ritos de amor perdão et cetera, azul para saúde, verde para dinheiro, por aí fora

A lista para poderem pedir:
Saberes:
13 metas wiccan
Sabbat's
Circulo mágico -- Exemplo abertura para Sabbat's, exemplo abetira para uso diario
Animais de poder -- como descobrir, afinar relação
Luas -- (caracteristicas) crescente, cheia, minguante, nova; luas mensais
Deidades por "tema"
Panteão egipcio (aquele com que mais me distingo, tenho-o todo, cerca de 6pag)
Signo por elemento e discrição deles
Diário mágico (este´vou por num topico, logo so não o tiro porque já o pus na lista)
Elemento -- direções, cores, senhores, elementais-Reis, elementais
Cores e corrrespondencias mágicas
Planetas -- propiedades; (tabela) planeta regente por dia e hora; cor dos planetas
dias -- regimento, representação e energias
Plantas -- propiedades; tornar um chá magico, plantas por "tema", mágica da pimenta
Pedras -- poderes, por signo, mais algumas pedras, cura por pedras, (tabela) pedra por doença
Ecxercisios
Vizualização de energias
Respiração
Tecnicas de concentração
Acelaração do padroa vibratório
cerebro
exercísio d'arvore
tecnica relaxamento heay-ve
dominando o pensamento
bricando com energia
Exercisios de EV -- estes ou mando todos ou nenhu m Razz
(CANSEI : quem quizer depois peça-me que mando a lista completa )

2Livro das Sombras Empty Re: Livro das Sombras Ter Dez 11, 2012 12:37 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

dadsani escreveu:
- Você é um pássaro, voe livremente, não fique preso na gaiola de "o que devo fazer no meu Livro?" ou na "Será que posso?". Não! Você faz o que quizer, e se tiver ótima memória, nem precisa ter um.

Não sabes o que me ri quando li isto. Parece que aprendeste o fundamental (6587) . É isso mesmo, existem algumas sugestões sobre o livro das sombras, mas no final é sempre algo pessoal. Não existe o certo e o errado da forma de o fazer.

Para ser sincera desisti do meu livro das sombras logo no inicio. A informação era tanta que iria gastar uma resma de papel e mesmo assim iam ficar coisas por colocar. Acabo por ter muita informação em ficheiros e dedico-me mais ao livro de espelho (do qual vou falar no tópico sobre o tema).

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

3Livro das Sombras Empty Re: Livro das Sombras Qua Dez 12, 2012 10:08 pm

LadyFeluryan

LadyFeluryan

Sailor Moon escreveu:
dadsani escreveu:
- Você é um pássaro, voe livremente, não fique preso na gaiola de "o que devo fazer no meu Livro?" ou na "Será que posso?". Não! Você faz o que quizer, e se tiver ótima memória, nem precisa ter um.

Não sabes o que me ri quando li isto. Parece que aprendeste o fundamental (6587) . É isso mesmo, existem algumas sugestões sobre o livro das sombras, mas no final é sempre algo pessoal. Não existe o certo e o errado da forma de o fazer.

Para ser sincera desisti do meu livro das sombras logo no inicio. A informação era tanta que iria gastar uma resma de papel e mesmo assim iam ficar coisas por colocar. Acabo por ter muita informação em ficheiros e dedico-me mais ao livro de espelho (do qual vou falar no tópico sobre o tema).

Concordo plenamente com a vossa opinião

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos