Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Feriados nacionais vs religiosos

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Feriados nacionais vs religiosos Empty Feriados nacionais vs religiosos Ter Set 01, 2015 8:54 pm

Devin Delamare

Devin Delamare

Sei que a notícia não é velha mas queria a vossa opinião. O sr António Costa diz agora que vai repor os feriados retirados do calendário português. Isso gerou discussão à mesa de jantar, pois enquanto a minha mãe concorda a 100% com isso, eu concordo a 50%. Ou seja, reponham os feriados mas, ao fim e ao cabo, os feriados religiosos não fazem cá falta. Claro que não tive direito a argumentar como deve ser, sempre com a minha mãe (pessoa, por norma, super razoável) a falar por cima. E com argumentos que, venhamos e convenhamos, nem pinta para argumentos têm. Argumentos da minha mãe:

-Se eu trabalhasse logo via o que era;

-Já se fazem as coisas assim há muito.

Os meus:

- Temos mais feriados religiosos do que nacionais neste país;

-O Estado é, supostamente, laico, por isso não deveria "compactuar", por assim dizer, com uma religião, esquecendo as outras;

- Há coisas importantes na história de Portugal que deviam ser celebradas e não são. Se a questão da minha mãe era ter dias de descanso, poderia fazer isso com qualquer tipo de feriado.


Bem sei que Portugal é um país de maioria católica. Mas isso continua a não ser justificativa. Se o Estado Português se considera "laico", digamos que deveria agir como tal. No entanto somos um país em que em várias escolas ainda podemos ver crucifixos pendurados nas salas de aula, aulas de EMRC (sem qualquer outra opção de escolha, como religião comparativa. Quanto a vocês não sei, mas eu andei em pelo menos uma escola onde tais aulas eram obrigatórias), isenção de impostos (apenas parcialmente retirada, da última vez que soube). Entre outras coisas. Acho que, para um Estado Laico, não fazemos jus à definição. Mas sei lá, o meu dicionário pode ser diferente do dicionário de quem inventou isto tudo.

Gostava de saber a vossa opinião sobre o tema. Tal como já disse, bem sei que a notícia é velha. Mas já que o caso está a vir novamente à baila, gostava de vos ouvir Wink

PS: Fala-se de "defesa das nossas raízes". Também temos raízes pagãs e muçulmanas e ninguém se pôs a defendê-las.
PS2: peço desculpa também pelo longo rant, mas aqui a Devin precisava de desabafar um pouco também XD

http://emonika.blogs.sapo.pt

2Feriados nacionais vs religiosos Empty Re: Feriados nacionais vs religiosos Sáb Set 26, 2015 9:38 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Olá Devin, bem antes de mais isso não é dizer grande coisa em campanha eleitoral porque já era suposto retomarem os feriados em 2016, mas enfim...

Sim concordo que deveria respeitar-se outras datas e que de laico temos pouco, mas por outro lado também entendo o argumento da tua mãe. Por exemplo na minha terra poucos são os católicos ditos católicos que vão à missa, no entanto se deixasse de ser feriado no dia de natal seria um escândalo. Pela experiência que tenho, nem tem muito a ver com o catolicismo. Aliás o pessoal prefere bem mais as árvores de natal e o pai natal e outros símbolos pagãos do que ir à missa do galo, mas é uma questão cultural. Ninguém sabe muito bem porque se faz, apenas sempre se fez toda a vida.

Para nós acaba também por ser benéfico em algumas datas. Por exemplo, nenhuma católico ou mesmo jeová conseguiu explicar-me o porquê do dia de todos os santos na sua religião. Onde tá isso na bíblia? Se alguém souber até agradeço que me indiquem. Mas o que se sabe é que é "tradição" ir enfeitar as campas. Ora existe algo mais pagão do que reverenciar os mortos nessa data? Ninguém sabe porque é que faz, nem qual a sua origem, apenas se sabe que é tradição e que é para permanecer.

Claro que se fossemos fazer feriados para todas as religiões ninguém trabalhava. Sim, no meu caso preferia te feriado no dia 21 de Dezembro do que no dia 25, mas consigo adaptar sem problema. Depois as grandes celebrações pagãs são em feriados também (se o dia 1 de Novembro voltar a ser feriado claro), por isso acabo por nem me chatear muito com isso.

Mas percebo o teu ponto claro e até já tinha pensado no mesmo. Em Londres por exemplo celebra-se aqueles feriados tradicionais e depois quem é muçulmano por exemplo tem direito ao ramadão e por ai fora. Mas lá está, natal é natal e ninguém foge disso lá, nem mesmo as escolas com religiões tão diferentes.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

3Feriados nacionais vs religiosos Empty Re: Feriados nacionais vs religiosos Ter Set 29, 2015 3:19 pm

beatrizg



Eu entendo o teu argumento Devin, especialmente se considerarmos que cada vez mais existem pessoas de diferentes religiões (ou sem religião). Mas como a Sailor Moon referiu é verdade que, mais do que algo religioso, para muitas pessoas esses feriados devem existir "porque sempre foi assim". Se está certa ou errada essa forma de pensar é discutível mas a verdade é que as pessoas pensam assim e os políticos têm que lhes agradar por um simples motivo: votos Wink

4Feriados nacionais vs religiosos Empty Re: Feriados nacionais vs religiosos Ter Nov 15, 2016 10:12 am

Kwannon

Kwannon

Ap
ós uma loongaaaa ausência, venho comentar este post já "antigo". Concordo com a Sailor, consigo adaptar as minhas festividades à data das católicas e confesso que sou um bocadinho interesseira, porque um feriado sabe sempre bem a quem trabalha (aí defendo a tua mãe Devin).
Quanto a sermos um Estado supostamente laico, já tive algumas discussões sobre o assunto no meu local de trabalho. Sou militar e, como tal, tenho de cumprir ordens e executar missões. Ora, algumas dessas missões são precisamente ir a missas e cerimónias católicas específicas. E quando chega essa hora, ninguém me pergunta se concordo ou qual é a minha religião - o que me deixa um bocado para o fula, claro :/

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos