Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Iniciação

+2
Sailor Moon
dadsani
6 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Iniciação Empty Iniciação Sex Nov 09, 2012 10:48 am

dadsani



Um tópico que já li muito acerca e formulei minha opinião:

Iniciação é necessária ou não? se sim, é possivel se auto-iniciar?

A minha opinião é que não é preciso se iniciar, pois o que se tem de fazer as deidades sabem a itenção sabem que fazemos o melho, com a auto-iniciação (ou iniciação normal) dá a sensação que estamos a pertencer a um grupo e somos caloiros, mas lógico que com a iniciação tlavez possamos estar mais confortável dentro do mundo pagão e talvez apreciemos mais o que fazemos (não sei) e daí se mete a outra pergunta, iniciação ou auto-iniciação?

por exemplo aqui na covilhã sou o único pagão, não tenho um mestre "carnal" (no sentido conhecer pessoalmente, pois consdero uma pessoa como minha mestra ^^ ) e minha intuição se basei no que "oiço" nas minhas "viagens aos mundo dos Mestres" (como chamo ás minhas meditaçõs quando tenho dúvidas acerca de algo, e quero saber, consulto os Mestres mortos, talvez o que oiço seja o meu subconsciente, não sei e sou um pouco cético em relação ao falar com mortos, (vou lá meditando).
Daí eu não poder ser iniciado por alguem ou por um coven, e auto-iniciação não tenho grande conhecimento, sei que se tem de estudar a Arte por 101 dias (por causa do calandário baseado na lua).
Mas isto de estudar, é o que ao certo? ler todos os dias algo? fazer todos os dias um rito especifico? meditar sobre determinados temas? o quê ao cerot?

É a minha opinião, dêem a vossa e se souberem algo acerca de auto-iniciação, postem que talvez (se tiver mais informação) me auto-inicie

espero que gostem

surgio-me o tema com isto
https://www.youtube.com/watch?v=X-iwGRH3OA0&feature=player_embedded

que retirei do blog/forum que encontrei emquanto pesquizava ainda sobre o mesmo que referi á pouco
http://espiraldasbacantes.blogspot.com.br/p/o-mundo-pagao.html

2Iniciação Empty Re: Iniciação Sex Nov 09, 2012 2:42 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Mais um tema bastante controverso na comunidade pagã. Concordo com várias coisas que disses-te dadsani. Mas acho que isso depende bastante da vertente que tu segues dentro do paganismo.

Se seguires a Wicca tradicional, então é um problema porque para eles só te podes auto-denominar Wicca quando foste iniciado por um conven. Não há cá essa da auto-iniciação pois precisas ser preparado pela Sacerdotisa do coven. Sempre que eu leio sobre o assunto falam da preparação de um ano e um dia e creio que tenha a ver com as crenças e ensinamento da arte (não posso afirmar a 100% porque nunca fui iniciada por um conven). No entanto a iniciação basea-se num ritual de transformação, como se fosse uma morte e um nascimento teu. Morres para a tua antiga vida e renasces neste novo caminho da arte.

Dentro do Druidismo por exemplo as coisas são um pouco diferentes. Isso porque eu vejo Druidismo mais liberal do que a Wicca, pelo menos aquele que nos é ensinado pela OBOD. Eu fiz o ritual de iniciação no meu curso de bardo e posso dizer que adorei. No meu caso, fiz sozinha em casa pelas lições que a Ordem nos envia com regularidade. No entanto eles frisão que não é obrigatório fazer o ritual e que só o deves fazer quando te sentires preparado para tal. Eu fiz logo no início porque para mim era assim que fazia sentido, no entanto ao conversar com outros membros, grande parte deles deixaram para mais tarde quando se sentissem preparados. Além disso a Ordem neste momento está a "promover" iniciações para quem segue o curso e que gostava de se iniciar num ritual onde a Ordem estivesse presente. Até gostava de fazer a iniciação com eles, mas estou longe, o que não me é fácil deslocar a Portugal para o fazer e além disso o meu ritual de iniciação teve um impacto muito profundo em mim pelo que este seria apenas uma mera cortesia.

Em relação à auto-iniciação tenho a seguinte opinião, independentemente da vertente que a pessoa siga, se ela apenas se baseia a ler e não coloca nada em prática falta-lhe a parte da experiência que é fundamental neste caminho. Agora se a pessoa lê, e aventura-se a praticar, a celebrar a experimentar as coisas aos poucos vai passando por essa transformação e vai chegar ao dia que ela se sente transformada e auto-iniciada. Quem somos nós para dizer o contrário?

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

3Iniciação Empty Re: Iniciação Sex Nov 09, 2012 3:01 pm

LadyFeluryan

LadyFeluryan

concordo contigo Sailor. Mais um tema bastante controverso na comunidade pagã, sem dúvida porque já encontrei várias opiniões sobre o assunto como as que foram referidas por vocês os dois e concordo com a Sailor quanto a auto-iniciação

4Iniciação Empty Re: Iniciação Sex Nov 09, 2012 4:46 pm

dadsani



Gosto da tua resposta sailor, quanto ao dizeres da wicca tadicional falas das tradiçoes (como por exemplo a tradição das pedras erguidas) esses que seguem tradiçoes é "obrigatório" aos praticantes solitários é facultativo

A parte de druidismo, eu adorava fazer curso de bardo e por aí a fora, mas pelo que me disses-te pagasse e não tenho dinheiro, isto sem contar que sempre que leio algo sobre druidismo (como por exemplo a prece que pusses-te no forum) eu arrepio-me mesmo muito, e se ler um texto longo arrepio-me até chorar baba e ranho....

Quanto á parte de auto-iniciação ser uma coisa natural sem um rito, (ou um rito ao principio para afirmar aos deuses que queremos ser auto-iniciados e outro ao fim, quando nos sentirmos auto-iniciados) acho bem e é isso que vou fazer (o que descrevi nos parentses) Very Happy

5Iniciação Empty Re: Iniciação Sáb Jul 27, 2013 12:52 am

MissElphie

MissElphie

Bem...

Passando à frente certos aspectos, vamos ao centro da questão.

Primeiro: És Wiccan?

Se és Wiccan, as coisas funcionam de uma maneira.

Se és Druida, as coisas funcionam de outra maneira.

Se és Pagão Eclético, as coisas funcionam de outra maneira.

Vamos por partes...

A Wicca, como já falei noutros tópicos, encontra-se divido em duas vertentes: Tradicional e Moderna.

A Wicca Tradicional é acima de tudo constituída pela Wicca Gardneriana e a Wicca Alexandrina (entre algumas outras). Nesta vertente da Wicca, a iniciação parte dentro de um coven, e uma aprendizagem constante, acompanhada e em que existe uma verdadeira transformação, terminada com um rito iniciático (existe exemplos de ritos iniciáticos na Internet, nomeadamente, da Wicca Alexandrina. Podes encontrar um no documentário "The Legend of Witches'" do Alex Sanders).

Isso é uma iniciação tradicionalista.

Na Wicca Moderna, é tudo muito confuso, porque é uma grande mistela. Na minha opinião, a iniciação, na Wicca, é essencial. Isto porque é uma regra da Wicca. Se alguém seguir bastante os conceitos da Wicca Moderna, por exemplo, a parte eclética mas não se quiser iniciar, na minha opinião, poderá auto-intitular-se de Pagão Eclético. Isto porque, um dos requisitos da Wicca é a iniciação, dado que todo o Wiccan é Sacerdote dos Deuses.

A Auto-Iniciação não faz total sentido porque, quem te garante que o conhecimento que estás a adquirir segue os preceitos da Wicca e a estrutura da Wicca? É bastante complicado. E um tema muito sensível e questionável.

Dentro da Wicca, na minha opinião, a Auto-Iniciação é errada, pelos motivos que expressei acima e porque, também, um praticante sozinho, numa cidade, não tem forma de saber (nem pela Internet) se tem domínio necessário da prática wiccana para o cargo de Sacerdócio que é requerido após uma Iniciação. Como tal, a decisão responsável, é, na minha opinião, um caminho eclético.

Eu, por exemplo, sou pagã Eclética apesar do meu caminho ser cerca de 90% constituído de características wiccans. Mas não me denomino de Wiccana, pelo facto de que existem aspectos com os quais não concordo e não fui submetida a nenhum rito iniciático.

A Evolução Espiritual é algo que surge naturalmente e, creio eu, não é necessário rotulá-la como "Iniciação", "Auto-Iniciação", etc. Iniciação é um rito e uma passagem específica. Evolução espiritual, é outra coisa. Nem uma nem outra são superiores. São as duas perfeitamente legítimas e as duas ocorrem, uma de uma maneira e outra de outra maneira.

Tal como o facto de se chamar "Wiccan" ou "Pagão Eclético" ser uma questão de rótulos. Porém, se a Wicca é algo X e a pessoa é XY, não faz sentido a pessoa dizer que é X. Não há vergonha em dizer "pagão Eclético". Não é salada mistica, não é nada do outro mundo. É um caminho pessoal, percorrido pela pessoa, com as suas próprias características e que se encaixa dentro do Paganismo, que é um conceito bastante grande e que envolve uma variedade de caminhos como o Druidismo, Xamanismo, Reconstrucionismos, Wicca, entre outros.

Espero não ofender ninguém, quis apenas expressar a minha opinião.

http://www.caminhomagico.net

6Iniciação Empty Re: Iniciação Sáb Jul 27, 2013 6:06 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

MissElphie escreveu:
Espero não ofender ninguém, quis apenas expressar a minha opinião.

Apenas um aparte, porque é que continuamos sistematicamente a dizer frases do género? Digo isto porque eu também o faço, sempre a pedir desculpa para não ofender ninguém, apenas pretendo dar a minha opinião. Mas acaba por haver aqui um contra-censo. Não era suposto sermos os mais tolerantes com a opinião alheia uma vez que o paganismo nos dá grande liberdade para isso. Então porque é que temos que estar sempre a pedir desculpa? Porque existem um sem numero de foruns onde toda a gente tem a mania da razão? Acho que foi o que me chocou mais em Londres e por isso acabei por seguir o meu caminho sozinha. Devíamos ser o mais abertos e tolerantes à liberdade de crenças e opiniões e depois acabamos por agir como os donos da verdade.

Agora dando uma de ditadora, vou abolir as desculpas do forum, desde que não digam nada de ofensa directamente os outros membros (o que não é permitido por regra) não têm de pedir desculpa seja qual for a vossa posição em relação a determinado assunto.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

7Iniciação Empty Re: Iniciação Sáb Jul 27, 2013 8:54 pm

hugo quer aprender

hugo quer aprender

miss elphie, e como é a iniciação druida?

8Iniciação Empty Re: Iniciação Sáb Jul 27, 2013 9:14 pm

MissElphie

MissElphie

Obrigado Sailor. Eu por norma peço sempre desculpa porque já estou escaldada de me apontarem o dedo que tenho 'na mania' quando apenas dou a minha opinião. Smile

Hugo, sou-te sincera, não sei ao certo. Nunca aprofundei o Druidismo. A minha dica seria contactares a Ordem Druida (OBOD) e eles saberão informar-te melhor. Em Portugal, podes encontrá-los aqui: http://www.obod.com.pt/

http://www.caminhomagico.net

9Iniciação Empty Re: Iniciação Seg Jul 29, 2013 1:23 am

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Hugo a iniciação Druida é talvez aquela que consigas fazer em Portugal de forma "oficial". No entanto não é gratuito, para isso deves iniciar o curso de Bardo onde tem essa iniciação logo nas lições iniciais. Depois se desejares fazer um ritual com a ordem é só entrares em contacto com eles que eles costumam fazer iniciações uma ou duas vezes por ano.

Eu estou no curso de bardo e já fiz a minha iniciação individual. Não sinto necessidade de fazer com a ordem, mas se um dia tal se proporcionar talvez ainda faça. O curso em si acho que vale muito a pena, mas como referi tem os seus custos e sei que para ti, de momento, talvez seja um entrave.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

10Iniciação Empty Re: Iniciação Seg Jul 29, 2013 3:05 pm

dadsani



Eu estou no curso de Bardo e nem a singular fiz, pois acho que quando acabar o curso e souber a matéria toda logo farei, para alem disso estudo fora do curos, o que me faz saber algumas coisas, quando souber mais logo faço.

11Iniciação Empty Re: Iniciação Seg Jul 29, 2013 9:20 pm

hugo quer aprender

hugo quer aprender

esse curso tipo temos de estar em algum lado ou é atraves da net?

12Iniciação Empty Re: Iniciação Ter Jul 30, 2013 12:44 am

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

As lições são-te enviadas por correio. 4 lições de cada vez

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

13Iniciação Empty Re: Iniciação Ter Jul 30, 2013 10:41 am

hugo quer aprender

hugo quer aprender

ok

14Iniciação Empty Re: Iniciação Dom Out 06, 2013 6:27 pm

Devin Delamare

Devin Delamare

Bem, eu vou dar igualmente a minha opinião. E ela, sinceramente, está em concordância com a do dadsani. Apesar de sim, na minha opinião, uma pessoa poder auto-iniciar-se (um praticante solitário, sem ninguém que o inicie, fazia como, se assim não pudesse ser?), acho que o mais importante é a fé, e a intenção com que se faz tudo, e a prática. Afinal, uma pessoa também pode ser católica, praticar tudo, e não ser baptizada. Mas se tiver fé, isso é que importa. Acho que isso é válido para o paganismo também. Os Deuses conhecem a nossa fé, e saberão que a temos, sendo iniciados ou não.

Mas esta é a minha opinião Smile 

http://emonika.blogs.sapo.pt

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos semelhantes

-

» Iniciação em reiki I
» Reiki

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos