Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Paganismo como origem dos rituais católicos

+2
LadyFeluryan
Sailor Moon
6 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Este tema é tão vasto que até tenho medo de me perder. Não posso fazer referência de fontes porque aquilo que sei fui lendo aqui e ali e acabei por o registar na memória. Por isso são palavras minhas e vale aquilo que vale, mesmo assim gostaria de partilhar o meu conhecimento convosco.

Existem tantos rituais católicos que foram adoptados do paganismo que chegamos ao ridiculo de muitos católicos fazerem certas coisas sem saberem o porquê de as fazer. Começamos pela roda do ano e pelo Sabbath que se aproxima: Yule! O natal sempre foi uma das minhas alturas preferidas do ano. Existe uma certa magia no ar contagiante. É normal fazer-se a árvore de natal e o presépio. O presépio é a representação da história do nascimento de Jesus e até ai tudo bem. A dúvida sempre foi "e a árvore de natal? De onde vem?". Desde que me lembro de ser gente que faço esta pergunta e uma das respostas que a minha avó me dava era a seguinte: "não sei muito bem, mas acho que está escrito algures na biblia que quando o menino Jesus nasceu deram-lhe prendas e foram colocando-as numa arvore e por isso se enfeita a arvore nesta altura do ano." A explicação até pegou por algum tempo, mas se fosse esse o caso não seria suposto fazer a árvore depois do natal? Além disso as únicas prendas que ouvi falar foram dos reis magos e aquilo que eles ofereceram não era propício para enfeitar uma árvore. Até que há uns anos atrás lembro-me de ouvir na televisão que um bispo tinha pedido aos católicos para substituirem a árvore de natal por um "pano" na janela com a imagem do menino jesus em criança. Em Espanha a árvore de natal é muito contorversa e muita gente já não a faz, a questão é porquê? Porque a árvore de natal é uma representação pagã. Era comum no inicio de Dezembro os pagãos sairem para o bosque e colheirem alguns ramos existentes nesta época para enfeitarem a sua casa, a arvore de natal é um pinheiro, simbolo desta época do ano uma vez que é uma árvore que não tem folha caduca, assim como as grinaldas nas portas das casas feitas de azevinho e pinhas, para trazer protecção, ou o visco pendurado no tecto. Tudo isto são simbolos pagãos para celebrar o nascimento do Deus que ocorre no dia 21 de Dezembro. Ok estranho, Deus nasce a 21, Jesus nasce a 25, muito proximo não? Coincidência ou talvez não? É claro que não. Diz-se que o Deus nasce a 21 porque é o dia mais pequeno do ano (o dia com menor horas de sol e a noite mais longa), mas a partir desse dia os dias começam a ser maiores, no entanto na antiguidade acreditava-se que durante três dias mantinha-se a mesma duranção da luz e os dias começavam a crescer no 4º dia. Bem é questão de fazer contas, os dias 21, 22 e 23 são do mesmo tamanho, depois no dia 24 começa a crescer sendo que o natal celebra-se nessa noite. Não é dificil perceber porquê.

Outro caso extremamente flagrante é entre Ostara e a Páscoa. Soube este ano que a Páscoa é marcada pela lua cheia, o que me surpreendeu bastante porque nunca soube qual o argumento para marcarem o Domingo de Páscoa, mas tem a ver com a lua cheia (algo pagão, não?) Vemos as criancinhas por todo o lado com ovos da páscoa e coelhinhos, agora pergunto o que é que isso tem a ver, com a morte e ressurreição de Jesus Cristo, bem nada... e tudo! Mais do que a morte os católicos celebram a ressurreição, a volta a vida. Ora não é isso que nós fazemos em Ostara? A volta à vida, o triunfo da luz sobre a escuridão? A mãe terra que volta a despertar e a ficar fértil? E agora os ovos e os coelhos onde é que se encaixam? Os ovos e os coelhos são simbolos de fertilidade, simbolos de primavera, em que tudo volta a renascer. Será que os católicos sabem que ao comerem ovos da páscoa estão a celebrar algo pagão?

Mesmo Beltane, não têm também os católicos a ascenção? Que deve ser acompanhada pela apanha da espiga? Os primeiros grãos?

Litha é outro caso igual. As fogueiras de S. João não são precisamente o que fazemos na noite mais curta do ano? Onde há alegria e diversão por todo o lado?

E o dia de todos os santos? Visitar os cemitérios. Ora não é o nosso Samhain a celebração da aproximação do mundo entre vivos e mortos onde devemos honrar os nossos antepassados e enviar-lhes oferendas? De onde foram os católicos buscar a mania de enfeitar as covas nessa altura?

Estes são talvez dos exemplos mais marcantes, mas enxistem muitos, muitos outros. Como a adaptação do pentagrama como a estrela de David (como referi noutro tópico), muitos Deuses e Deusas que foram (des)promovidos a santos (existem muitos casos destes na net basta procurar) dou o exemplo da Deusa Brigith que passou a santa Brigida (como conhecemos em Portugal). Aliás existem santos para tudo, que diferença existe entre o Santo António e Afrodite? Ou São Pedro e Zeus? e não soa um pouco a politeísmo existir um santo casamenteiro e um santo dos trovões, entre muitos outros?

Enfim estes são algumas coisas que me lembro de momento. Por favor sintam-se à vontade para contestar e para completar se assim o desejarem!

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

LadyFeluryan

LadyFeluryan

Adoro-te Sailor e ao tópico também (oldperv61)

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Bigada LadyFeluryan (gfd86)

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

dadsani



ADOREI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Referis-te os Sabbath's que eu já sabia, tiras-te a duvida do natal, falas-te do politeismo católico.... foi um máximo!
Aqui vai uma coisa que provavelmente poucos reparam, não tenho fontes que o comprovem e é só um dos meus pensamentos que tenho:

Na Antiguidade o mundo era de religiões pagãs, e quando a Igreja apareceu, afirmou ter só um deus unico e verdadeiro, logo esses povos pagãos não deram valor á Igreja e a desacreditaram, então lembraram-se de deideficar uma mulher, maria, mas segundo a biblia ela não podia ser deusa então santeficaram-na para que fosse também cabecilha de religiao, para terem podder suficiente para cristianizarem.
Mas agora pergunto: uma pessoa tem um problema , a quem acode? a maria. Faz uma promessa a quem? a maria

Ou seja maria é práticamente uma deusa disfarçada de santa!

Kwannon

Kwannon

Sim, Maria é claramente uma adaptação da Deusa, até porque, tal como existem várias vertentes da Deusa, também existem a Nossa Senhora disto e daquilo.
Já para não falar de alguns objectos utilizados nas missas católicas, como o cálice, o incenso, a água benta para purificar e a parte da óstia e do vinho, directamente tirados do Pão e Vinho dos rituais pagãos. Enfim, foram muito pouco originais, mas sinceramente o que me irrita é tomarem-se frequentemente como a única religião "correcta" e nem se preocuparem em descortinar de onde vêm certas coisas.

Por exemplo, e isto aprendi em aulas de história, sabiam que a figura do Diabo só foi inserida no culto da religião católica bem mais tarde do seu aparecimento, num Concílio? E porque tem tantas semelhanças por vezes com o Deus Conífero? Uma clara propaganda para dar uma conotação negativa às religiões pagãs da época!

dadsani



O diaabo é um misto de várias entidades
O chapéu da mulher sábia
o tridente de posidon
os chifre de cernnunos
as patas de faun
e a cuada não me lembro
quanto o vermelho é por ser a cor do fogo, referido na biblia
o que custa a entender é que na biblia diz que quando lucifer saío do ceu deus não alterou a sua aparencia, logo ele continua a ser um arcanjo, o mais lindo, que so de se mexer produz música

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Obrigada pela vossa partilha. E têm toda a razão!

Dadsani eu bem disse que tinha medo de me perder, porque tinha intenção de referir essa questão de Maria. Como muito bem dizes, quando o Cristianismo foi criado, Maria não era uma imagem que costumasse ser referida. Ela só foi integrada quando começou a envagelhização dos povos nórdicos, que tinham uma grande ligação com a Deusa. Então para facilitar a transição de crenças, ninguém melhor do que aquela que deu à luz o filho de Deus. E eu já não vou a Fátima à muitos anos, mas sempre que vou vejo-a como uma das vertentes da Deusa, não consigo evitar.

A criação do diábo e a sua descrição posterior foi mesmo para demonificar a imagem de alguns Deuses pagãos, tanto que ainda hoje é dificil para algumas pessoas que começam a arte e tiveram educação católica, olharem para o Deus cornudo sem sentir uma espécie de clafrio. Claro que com a continuação isso passa, depois de interiorizarem o seu verdadeiro significado. Mas o diabo foi uma criação para controlar o povo, se alguém se revoltava contra o que a igreja dizia, lá vinha a ameaça do diabo. Assim como a confissão só foi implementada muitos anos mais tarde com o mesmo objectivo de controlo, para saberem o que as pessoas andavam a pensar.

Enfim é um tema com muito pano para mangas e existem muitas mais semelhanças entre as duas religiões. Acho que muito pouco no Cristianismo deve ser "orginal" e para quem leu "o ultimo segredo" de José Rodrigues dos Santos é muito engraçado como ele explica que se Jesus viesse hoje à terra seria excomungado pela Igreja.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

dadsani



Ainda não li mas se tiveres em pdf podes por no forum? plz

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Apenas tenho o livro e não a conseguir encontrar em pdf. Sorry!

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

dadsani



obrigado na mesma ^^
se alguem tiver....

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Adorei este tópico!
Osho dizia exactamente isso do "Jesus ser excomungado" caso viesse à terra... se repararem bem, os profetas e santos de agora, foram rebeldes e uns revoltados de outrora.
Jesus era judeu e era totalmente contra a religião dele e com razão, a ideia de um Deus castigador ainda não bate na minha cabeça, o antigo testamento está cheio de perolas sangrentas sem sentido.
Buda Gautama, um homem que nasceu príncipe e morreria rei, nunca viu a morte, sofrimento nem probreza, foge da familia, foge da vida de luxuria e começa a viver como um mendigo. Joana d'arc, viu uma entidade espiritual, faz o que a entidade lhe diz, salva a França da ocupação inglesa, é gloriada pelo rei e pelo povo francês, para no fim a igreja e o povo trata-la como lixo e queima-la viva. Sócrates, levou uma vida de "desconhecimento", de tornar as pessoas humildes, de enfrentar os sufistas que diziam que tudo sabiam, para condenarem-no a tomar cicuta por "provocar as pessoas da época", morreu com as partes do corpo a cairem, a apodrecerem. Basta até verem o Martin Luther King, que me morre assassinado, uma pessoa que faz aquele discurso, tem alma de guerreiro. Todos os grandes homens foram uns autênticos homens diferentes da época. E vivemos numa sociedade tão hipócrita, que não reparam até agora, que todos os homens que adoramos agora, foram mortos por antepassados nossos religiosos e conservadores que os consideraram rebeldes e o choque da maneira de ser, foi enorme. Ainda hoje julgamos as pessoas assim. E só em morte é que são adoradas. Até mesmo o Osho, filosofo oriental contemporâneo, foi expulso de quase todos os países porque tinham medo da reacção da américa, que foi o primeiro continente a expulsa-lo, os rumores que espalharam dele, a quantidade de vezes que ele foi preso pela falta de liberdade de expressão. olhem-me para o Ghandi que morre assassinado, não fazia mal a nenhuma mosca, mas incomodou muitos ingleses, revoltou-se contra a ocupação inglesa na India. Enfim, são esses grandes homens, hoje venerados, ontem excomungados e odiados, que mudaram o mundo e as suas vidas foram sacrificadas. E esta sociedade toda hipócrita, aclama o quanto gosta de Jesus e fazem o oposto que ele diz. Enfim, por isso é que mais vale ser-se pagão e voltar às origens, aposto que as mentes pagãs, são muito menos manchadas por toda essa sujidade, embora haja pessoas para tudo.
E a estupidez humana é tão grande que tem sempre que morrer alguém, para vermos que ela está correcta. Enfim.

dadsani



tiro o chapeu a ti

Foxglove

Foxglove

Obrigada mais uma vez Sailor pelo tópico!
tocaste num tema que me interessa muito pois, como referi na minha apresentação, esta foi uma das questões que me despertou interesse no paganismo e wicca.
estes temas sempre me interessaram desde pequena, talvez por sempre me perguntar o porquê de certas coisas como por exemplo, porque se faz a árvore de natal e etc...
muito interessante mesmo!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos