Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Casamento

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Casamento Empty Casamento Sex Mar 29, 2013 6:53 pm

dadsani



Boa tade,
Queria saber informaçoes acerca do casamento pagão, pois pouco sei e estava a pensar em faze-lo

Por palavras da vânia sei que as pessoas podem se casar sozinhas ou alguem as casasar, e sei que o primeiro ano é de experiencia e depois refazem os votos..

Mas queria saber mais
Como por exemplo a idade e isso ^^
Alguem sabe?

2Casamento Empty Re: Casamento Sex Mar 29, 2013 7:22 pm

greenlove92

greenlove92


Nunca ouvi falar disto... o.o É um assunto interessante, quem tiver informações, que partilhe. Agora eu sem ter conhecimento da coisa, acho que a idade depende da maturidade da pessoa, tem de estar preparada mentalmente para casar, não é só querer. É um princípio básico, quando há casamento duas pessoas unem-se, e vai para além de um namoro.
Segundo, eu na net vi fotos de uma mulher a casar outras duas mulheres, e sei que era um casamento entre duas pagãs, mas não sei se aquilo era mesmo um casamento segundo princípios pagãos ou segundo princípios homossexuais (se é que me entendem e sem querer discriminar ninguém: por exemplo o facto de ser uma mulher a casá-las em vez de um homem, e ela usava um cachecol às cores do arco-íris).
Mas... Creio que a Sailor Moon deve saber, ela percebe disto xD Por isso, esperemos por ela :p

http://paganismolivre.blogspot.pt

3Casamento Empty Re: Casamento Sáb Mar 30, 2013 4:29 pm

dadsani



Eu acho que se chama handfesting ^^ Quem souber algo diga ^^

4Casamento Empty Re: Casamento Sáb Mar 30, 2013 5:30 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Bem vocês têm uma confiança no meu conhecimento que às vezes me assusta, a verdade é que não sei muito sobre o tema como já falei com o David.

O pouco que sei foi o que já lhe expliquei e tal como diz a greenlove, nunca me deparei com as restrições de idade e por aquilo que sabemos nessa época costumava-se casar muito cedo por isso não me parece que existisse alguma restrição legal de idade, o mais provavel era predominar o bom senso.

O que conheço dos celtas é precisamente o que o Dadsani referiu, que os casamentos costumavam-se realizar no Sabath de Lammas, que para além de ser o Sabath das primeiras colheitas é também um Sabath muito ligado à família. E que a primeira cerimónia era feita de forma provisória onde o casal tinham um ano para experimentarem e ver se dava certo, passado um ano firmavam os votos e ai eram considerados casados. Sei também que o divórcio era permitido sob certas circunstâncias como por exemplo, violência doméstica ou se o homem fosse tão gordo que não tivesse a capacidade de procriar.

Há sensivelmente um ano uma amiga minha convidou-me para celebrar o casamento dela dessa forma, infelizmente ainda não tivemos oportunidade de o fazer, nem sei se ela ainda pensa em fazê-lo. Mas esse convite para além de ser uma enorme honra também me assustou um pouco porque nunca assisti a nada do género muito menos ser eu a suposta sacerdotisa de tal celebração. Na altura ela enviou-me uma video (que infelizmente não consigo encontar) sobre um senhora brasileira que celebrava casamentos celtas, ela formou mesmo um empresa e dedicava-se apenas a isso. Acho que o filme não referia exactamente como eles faziam, no entanto o convite dessa minha amiga pos-me a pensar no assunto e se fosse eu sei mais ou menos como o faria.

Apenas como sugestão é claro: um ritual simples, onde abrem o circulo, com um altar formado e bastantas velas e incenso ao redor, referênciam os deuses e escrevem os vossos votos onde os dizem um ao outro na presença dos Deuses. Podem ter um sacerdote ou sacerdotiza para fazer abertura do ciclo e estar encarregue pelo desenrolar do ritual, mas também o podem fazer vocês mesmos.

Por curiosidade fiz um pesquisa rápida no youtube para ver se tinham algum filme sobre o tema, existem alguns videos em "casamento pagão" e casamento celta" mas não sei se são bons ou não porque eu não assisti.

Se estás mesmo em pensar fazê-lo tenta pesquisar mais sobre o assunto e tentar descobrir algum ritual mais completo que possa existir. Também não perdes nada em pedir ajuda à OBOD já que agora és membro, que eles também devem ter informação sobre o género. Alguma coisa que eu também encontre sobre isso eu digo-te

Por curiosidade também estava a pensar fazer um ritual mais intimo, não de casamento mas da apresentação do Lourenço aos Deuses, como o "batizado" católico, mas ainda não sei se o vou fazer e como o vou fazer. Se tiveres alguma dica sou toda ouvidos.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

5Casamento Empty Re: Casamento Sáb Mar 30, 2013 5:39 pm

LadyFeluryan

LadyFeluryan

neste site tem um ritual de Handfasting que é celebrado por outra pessoa para o casal:
http://www.astrologosastrologia.com.pt/wicca_ritual_de_casamento_das_bruxas.htm

6Casamento Empty Re: Casamento Sáb Mar 30, 2013 5:55 pm

dadsani



Esse ritual vânia, tambem já ouvi falar mas não conheço... desculpa


o handfesting da Ciaradh deu-me um pouco mais de clareza a isso, pelo que parece, vai ser dificil :S vou adaptar e logo se vê...
E quanto a testemunhas, estive a pensar e não sei se vai haver, só me poria mais nervoso hahahaha!
Mas,
Arigatou gozaimasu!

7Casamento Empty Re: Casamento Dom Mar 31, 2013 4:38 am

dadsani



Bem, resolvido

Na desenfreada pesquiza para encontrar informação, meu namorado encontrou estes 4 sites que são muito bons

http://wiki.answers.com/Q/In_a_Pagan_marriage_does_the_wife_take_the_husband's_name

http://en.wikipedia.org/wiki/Handfasting

http://www.triplemoonceremonies.ca/wedding-ceremonies.php

http://www.paganweddingplanners.co.uk/index.html

Com eles pensei numa pre-cerimoia, vamos ficar noivos até ao verão (ideia minha), depois fazemos um casamento de ano e um dia (tradição druidica, ideia de vania, que se realizará em lughnasadh) e apos isso faramos renovaçao de votos anual (tradiçao wiccana)

Como pre-cerimonia vamos fazer o seguinte:
Comprar um bolo simples pentagonal ( era para fazer eu um otimo bolo de bolacha pentagonal, mas por falta de batedeira n vou poder :'( )
Duas aliaças ( site mundomistico.pt procurem por anel e é aquele com inscriçoes elficas)
7velas de bolo ( para cada ponta do bolone duas nonmeio representando os elementos e as deidades
2 velas de pé representando-nos
1 fita preta
1branca
1 vermelha
Muitoas pedras
Representantes dos elementos
icenso
queimador de oleo e oleo
Sino de peltre


Entramos na disposisao circular de pedras abrimos o circulo invocando os elementos e o deus antinuoo ( homem deidificado pelo imperador adriaano, sendo seu ex-amante pois morreu) e a deusa diana ( de fama biseexual)
Dizemos os votos e enrolamos as fitas pela ordem acima mencinada avolta de nosso braço ( facilidade de ele ser dextro e eu esquerdino = ambos vamos ter as mãos recetoras amarradas)
Com a minha boline cortamos o bolo com as mãos amarradas.
Comemos
Beijamonos
Fechamos o circulo e vamos fazer algo qe não sei o que mas Já não faz parte da cerimonia
( em cada estagio ou sempre que parecer nessesario toco o sino)

Que acham?
Só queria pedir-vos dois favores..
1º - acho o bolo muito simples, sabem como o efeitar com coisas faceis de comprar\fazer com algum simbolismo pagão
2º - ajudam-me com o texto? Sou uma desgraça niss e com os nervos com que Já estou ( e é só daqui a parir de 3, 5 ou 10 dias] ainda pior... podem escrever vos mais ou menos como abrir o circulo e como afirmar noss noivado?

Já agora...
Que incensos/oleos de queimar vcs aconcelham?
Que sabor para o sumo aconcelham?
Aconcelham irmos os dois depreto para que a cor nos proteja e a nossa rrelação?
Aconcelham musca defundo? Qual?
Algum concelho ou algo a acrescnetar? Estou mesmo nervoso :s

8Casamento Empty Re: Casamento Dom Mar 31, 2013 12:15 pm

greenlove92

greenlove92

Mas tu vais casar? Surprised Quantos anos tens? Quantos anos ele tem?? Surprised Fico feliz por ti, de uma forma ou de outra, a escolha é vossa e espero que seja a mais acertada.
Para os textos, podes pesquisar algo sobre abrir o círculo, há muita informação. Para o bolo, podes por o símbolo do infinito, para simbolizar o amor eterno Smile
"Aqui, frente aos Deuses, antinuoo e diana, e todos os Deuses, entrego-te esta aliança, como sinal do meu amor. No respeito, na compreensão, na igualdade e na paixão, possa o nossa amor brotar e perdurar, como a beleza do nascer do dia e do por do sol, que se repetem eternamente, e subjugam todos pela sua magnificência." *beijinho molhadoooooooooooooooooo SLURPPPPPPPP* tamos casados yay, triqui-triqui ^^

http://paganismolivre.blogspot.pt

9Casamento Empty Re: Casamento Dom Mar 31, 2013 3:11 pm

dadsani



Sim vou. Eu 16 ele 25..
Tuas ideias foram muito boas e teu texto ( se for o unico aqui postado ou for o melhor ) avai ser usado, pois ambos adoramos esse texto
Obs: fui demasiado preverso na parte final

10Casamento Empty Re: Casamento Dom Mar 31, 2013 4:13 pm

greenlove92

greenlove92

LOL :p 'tas à vontade, tava só a dar um exemplo para elaborares e adicionares coisas melhores. Agora que o leio de novo, não me parece tão bom como devia de ser. Hmmm :s

http://paganismolivre.blogspot.pt

11Casamento Empty Re: Casamento Dom Mar 31, 2013 6:22 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Olá Dadsani

Bem dá para ver que tás mesmo nervoso. Antes de mais relaxa, porque tudo acontece como tiver que acontecer e o pior mesmo é não desfrutares deste momento por quereres que tudo seja perfeito, mas por vezes são as imperfeições que tornam o acontecimento mais maravilhoso e são essas imperfeições que geralmente recordamos melhor com o passar do tempo.

Podemos dar a nossa opinião claro, mas no final a decisão é apenas e só de vocês dois, pois é um momento inteiramente vosso.

Em relação à ideia não posso dizer que seja minha, afinal é uma ideia com mais de 2000 anos e não sou assim tão velha Razz

Em relação à abertura do circulo vou abrir um tópico sobre isso.

Em relação aos Deuses, são estes com quem mais te identificas? Deves escolher Deuses que tenhas uma relação especial. Eu percebi que a tua escolha recai na sua ligação à homossexualidade ou bissexualidade, no entanto podes também optar por Deuses protectores do casamento, isto porque apesar de ser um casamento homossexual não deixa de ser um casamento e como tal irá ter a bênção dos Deuses protectores dos casamentos e dos lares. Apenas uma sugestão claro, porque o importante é escolherem Deuses que vos digam algo uma vez que serão ele os padroeiros da vossa união.

Em relação ao texto, também gostei bastante, mas acho que o mais importante é dizeres o que realmente sentes, o que realmente queres que ele saiba, o que te vai na alma. Por muito que todos nós te ajudemos não será tão puro como se partir de dentro de ti. Mesmo que não tenhas o dom da palavra e? O teu namorado não se apaixonou por ti por quem tu és? Então diz aquilo que queres que ele saiba, o que esperas para vocês e para o futuro da vossa relação.
Coloca todas as tuas ideias num papel e depois tenta fazer rima com elas, isto porque a mensagem fica mais cantada e mais forte, como se soasse melhor e chegasse mais facilmente aos Deuses a vossa intenção. No final eu termino sempre os meus rituais com "Que assim seja", para mim é como se com essa frase tudo aquilo que disse se fosse realizar.

Se esta é a pré-cerimónia nem quero pensar o que tens em mente para a cerimónia (missbone25) , mas acho que fazes bem fazer aquilo que desejas fazer. Já tens um lugar em mente para o casamento? Não sei, mas quando penso nisso tem que ser sempre ao lar livro e com água corrente perto de mim, género ribeira, rio, ou praia (porque não?). Apenas como sugestão claro.

Em relação aos incensos e óleos escolhe algo que vocês os dois gostem. Eu por exemplo escolhia lavanda (eu resolvo sempre tudo com lavanda (missbone229) ) por estar ligada ao elemento água e como tal emoções. Ou escolhia canela que é utilizada em poções de amor e eu adoro o cheiro. Outras sugestões são por exemplo gengibre, verbena, rosa,... Para oleos pode também ser rosa ou canela ou patchuli, sândalo...

O sabor de sumo tive logo em mente o sumo de maçã já que é um fruto que está sempre ligado ao amor.

A cor que se devem vestir deve ser do vosso agrado. Para mim teria de ser o branco, mas se o preto é do vosso agrado acho que o devem escolher sim.

Música de fundo, se escolherem ter, deve ser mesmo uma musica que desperte algo forte dentro de vocês. Se vocês tiverem uma música vossa porque não usar essa?

Concelho a acrescentar: relaxa, desfruta aproveita ao máximo!!!!

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

12Casamento Empty Re: Casamento Seg Abr 01, 2013 12:54 am

dadsani



(estou com um teclado extra no tablet e nao consigo po-lo em pt, logo esta em ingles e peco desculpa pelos erros Sad )

Ola!

Sim estou sailor, muito, e nao consigo relaxar como bem gostaria... ja pa ei uma noite em branco e tudo,...
nunca me imagineia a casar, quanto mais de forma paga e ser eu a organizar tudo...
A ideia foi tua pelo facto de mo dares a conhecer nao por teres sido tua iventala claro Razz
Agradeco em relacao ao topico que vais abrir, mas sera ele acerca da abertura do circulo ou de uma forma mais concreta para o casamento? ouvi dizer que haveria de ser diferente...

Eu considerei seriamente em escolherf deuses egipcios, meu panteao favorito, mas por meu namorado nao acreditar preferi que fossem mais conhecidos, como diana, a Grande Cacadora, e Antinoo, O Homosexual (que por acaso foi apartir do meu namorado que fiquei a saber sua existencia). Mas claro que acedito vossas sugestoes e se quizerem dar algum nome com o qual me identifique tomarei em ponderacao (normalmento e pela sonoridade que me identifico com deuses animais et cetera, para mim o som tem muita importancia e quem mo tira tira/me tudo, dai gostar de pink floyd ^^)

Quanto ao texto, como deu para ver com o texto sugestionado assima, eu nao pedi para fazerem os votos como na tua resposta de a sugerir vania, mas se nao quizeste dizer isso peco desculpa por ter intrepertado mal, quanto aos votos os meus vao ser improvisados e segundo a tradicao ( pode-se escolher enter "para a vida" "enquanto o amor durar" " durante um determinado tempo"( eu irei dizer enquanto o amor durar e tambem 1ano e um dia.
Sei a parte do " So, Let It Be!", foi uma coisa que apendi logo nas primeiras paginas do primeiro livro pagao que li @faz o que quizeres desde que nao projudiques ninguem, e para precaver tal acto, deve dizer-se ao fim de cada rito "que tudo seja feito para bem, segundo minha vontade, nao alterando a de ninguem, que assim seja e assim se faca"" (nao esta transcrito com rigorosidade.
Sim , esyta e a cerimonia do noivado e e complicada, estava a pensar no casamento ser parecido nao muito maior, mas perto da serra de sintra e convidar pessoas do forum, claro que ainda falta muito e nem quero pensar nisso ( a lua de mel esta decidida, vai ser em londres ou uma volta a lugares naturais de portugal Razz )
Para o noivqado esta complicado porque esta muito em cima da hora, mas se eu me acalmar 4ta feira tudo se resolvera, e por o amor de neptuno espero que tudo se resolva! ainda nao sei se vai ser na nossa casa ou na casa dele, dependendo de se os meus pais me deixarem ir passar o fim de semana a lisboa ou nao.

Quanto a icensos e oleos, se nao soubesse que es e nao fosse eu tambem olhava-te com desprezo cristao e diria, mas es bruxa ou que?
Para tua in formacao, alfazema
lavanda, para quem nao sabe) e minha planta favorita, faco tudp com ela, imaginem so quando levo cha de alfazema para a escola e todos ficam a olhar, eu nao me importo, estou na minha vida, estou com sede bebo o que eu quizer, e que nao seja contra as regras.
Quanto a canela e o aroma favorito dele hahahahaha fiquei paralisado com a tua escolha vania!

O sumo, nao concordo contigo, eu nao gosto de sumo de maca por isso sera de manga, segundo gabriel tambem e muito bom, para estas ocasioes

Quanto a idumentaria, ele diz que ate de amarelo papagaio se casava Sad o que nao e grande ajuda para desisao, por isso optei para ser algo espontaneo

Quanto a musica de fundo vania chegamos logo a um consenso, pink floyd durante toda a cerimonia e na altura de saltar a vassoura ( que e um acrescento ao ruitual que pus la em cima, mas que sera antes do beijo) sera a musica "our house" uma das musicas que nos diz muito ^^

Agradeco por tua resposta, e peco novamente desculpa pelos erros faltas de acentos e et cetera mas teve de ser..
(vania agora sei o que dizias no outro dia, sim, mete bastante repulsa escrever tantos erros juntos)

13Casamento Empty Re: Casamento Seg Abr 01, 2013 12:47 pm

greenlove92

greenlove92

Wahhh Vai ser DEMAIS Very Happy *enchungo uma lágrima de felicidade ao ver o meu pequenote ganhar asas* (desculpa, tive um momento maternal, e tenho muito carinho para todos vocês, sobretudo os mais novos que eu u.u ai jasus LOL) O importante é realmente ser espontâneo, e o texto que escrevi foi mesmo uma sugestão, para modificares ao teu gosto ou ignorares. Smile Também acho que deva ser algo pessoal. Mas se precisares de ajuda para as rimas, podes mandar mensagem no Facebook Smile

http://paganismolivre.blogspot.pt

14Casamento Empty Re: Casamento Seg Abr 01, 2013 3:30 pm

LadyFeluryan

LadyFeluryan

Estou muito feliz por ti Ignis!!! (ctblk92)

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos