Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Casa ecologica - ajuda

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Casa ecologica - ajuda Empty Casa ecologica - ajuda Dom Dez 14, 2014 11:23 pm

Convidado


Convidado

Boas Very Happy, à uns tempos andei pesquisando sobre casas ecológicas e fora da rede (esgotos eletricidade....), andei a estudar muitos temas diferêntes para tentar juntar tudo num modelo próprio para mim para o futuro.
Só que ainda estou para descobrir como resolver o problemas dos esgotos, já sei como fazer mas tenho o problemas dos resíduos químicos, pois queria aproveitar alguma da água gasta para ser tratada e ser usada na horta /jardim... , mas não poderia usar químicos por exemplo na retrete lol ou lavatório, e ainda pior no chuveiro, e se usa-se (que não vou usar de certeza XD) ai tinha de ter um deposito de resíduos que ai não ia ser muito amigo do ambiente.. enfim..
Vi vários sistemas de aproveitamento da água, como nas casas muito conhecidas como Earthship:

Casa ecologica - ajuda Earthship-water

entre outros...

Agora só queria resolver os problema dos químicos. Como viver sem químicos. Na higiene no champô; cremes; papel higiénico... mesmo na alimentação até...
Sei que existem alternativas mas não estou muito informado.
Ou seja como fazer as necessidades diárias sem contaminar a água, ai quer do banho, higiene pessoal, lavar a louça...lol ... enfim.. pois qualquer químico mesmo em cremes vai contaminar a água.  Depois os resíduos "orgânicos" e o resto isso pode-se resolver com plantas aquáticas, mas agora químicos não, e normalmente usamos diariamente uma grande quantidade, não seja apenas na alimentação...

Bem era só isso, queria só umas dicas para alternativas ao uso de produtos com químicos para que não cause problemas no ambiente, pois no sistema que estou a pensar é parecido com o da Earthship onde estou 100% fora da rede e onde a água é usada para a horta e para jardim..etc..

Abraço a todos Smile

2Casa ecologica - ajuda Empty Re: Casa ecologica - ajuda Seg Dez 15, 2014 2:53 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Galaico antes de mais quero felicitar-te por essa tua preocupação. Engraçado que tocaste no ponto dos meus desejos para o próximo ano: tornar-me ainda mais ecológica.

Essas tuas preocupações têm todas solução. Podes não acreditar mas não precisas de utilizar tantos químicos no dia a dia. Existem uma série de variedades diferentes de produtos de limpeza. Eu tenho um livro que se chama "1001 remédios naturais" de Laurel Vukovic que tem de tudo, desde sáude, beleza (como champô, pasta de dentes, gel de banho, exfoliantes), casa (liquido da loiça, limpeza da casa) e para cuidar de animais. Todas as receitas são sem químicos. Mas mesmo na net podes procurar receitas naturais para pasta de dentes, para champôs, para líquido da loiça... Por exemplo o vinagre é dos melhores desinfectantes que existem, misturado com um bocadinho de limão remove bem a gordura e tem um cheiro agradável. Isto para a questão dos químicos.

Para a questão do esgoto tens a possibilidade de contruir um casa de banho seca. Sei que parece muito estranho para quem não está familiarizado com o tema, mas acredita que funciona e resolver o grande problema do excesso de consumo de água para o esgoto. A casa de banho seca em vez de utilizar água utiliza por exemplo resina. Deve ter uma separação da urina e das fezes, porque é a humidade que causa o mau cheiro e a urina é muito importante para fertilizar o solo. Existe muita informação sobre este tema, mas vou deixar aqui apenas um site para teres uma ideia http://gen.ecovillage.org/images/stories/pdf/2012_compost_toilet_CasasDeBanhoDeCompostoOrganico.pdf

Talvez possas visitar uma ecoaldeia perto de ti que tenha uma casa de banho seca e tens logo uma ideia de como funciona.

No que toca à água precisamos urgentemente desenvolver outras formas de capatação de água em vez dos furos e utilizar água da rede a torto e a direito. Existe muitas possibilidade nesse campo também, tal como é descrito na imagem que tu colocas-te.

Existe muita coisa que se pode fazer, mas creio que estas dicas já possam ser uma boa ajuda. Eu aconselhava-te a começares por produzir os teus próprios produtos para experimentares como é, e aos poucos vais obtendo mais informação e mudas cada vez mais os teus hábitos.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

3Casa ecologica - ajuda Empty Re: Casa ecologica - ajuda Seg Dez 15, 2014 11:51 pm

Convidado


Convidado

Very Happy muito obrigado, era exatamente isso que procurava, já ouvi falar um pouco de alguns produtos e tal, mas nada demais e pensava que aqui ia ter ao sitio certo XD.
Eu vou sempre estudando e aprendendo para um dia mais tarde quando tiver ou fazer uma casa ter tudo já planeado XD. Realmente.. estava a pensar no sistema de esgotos..na retrete lol, tem que apenas faça um buraco e depois de tar cheio muda de sitio ah ah ah XD, mas realmente assim fica muito interessante e dá para ter o aproveitamento correto..enfim

Também tenho ideia de visitar ecoaldeias e assim, já fui algumas pesquisas procurando, ai penso que iria aprender muito mesmo. Até lá também vou ver se aprendo com os meus avós lol, vou mexendo na terra e ir aprendendo sobre a parte da comida e assim..

enfim. mais uma vez muito obrigado Very Happy, abraço.

4Casa ecologica - ajuda Empty Re: Casa ecologica - ajuda Ter Dez 16, 2014 11:59 am

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Pois é esqueci-me de falar da casa em si. Podes utilizar vários materias reciclados para a sua construção assim como adobe, que é feito com barro, areia e água (há quem utilize palha também). Mas realmente se visitares algumas ecoaldeias irás entender um pouco melhor. Porque não procuras uma perto de ti e te voluntarias de vez em quando. Eu tenho uma perto de casa e à 15 dias andamos a arranjar a casa com adobe e por reboco de cal e areia. Olha só:

[img]Casa ecologica - ajuda 2d8qaoh[/img]

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

5Casa ecologica - ajuda Empty Re: Casa ecologica - ajuda Qui Dez 25, 2014 12:43 am

Convidado


Convidado

Very Happy muito giro. Eu tenho a facilidade de poder usar umas boas toneladas de barro ah ah ah XD, se eu conseguir as transportar, sendo que são desperdicio... porque é barro já pneirado e deve dar para misturar com muita areia por ser tão concentrado. Só que depois para as paredes de fora deve ser preciso um isolamento para a chuva, ai até vejo por exemplo uma forma de fazer uma tela com peneu, nem que seja derretendo lol, mas tenho tempo, só daqui a uns 10 anos talvez, começe a fazer alguma coisa. Preocupame é a legalidade disso tudo, ser for legal .. o projeto.. as cenas de segurança todas... enfim. não tou a ver facilidades nisso.
Eu tive a ver foi em contentores, parece estranho mas era tenho tudo muito planeado e caso tenha problemas com a leu, posso mover a casa facilmente lol, mas não tem porque não quero nem eletricidade nem água nem nada da rede, só que tem o problema do correio das papeladas todas, tipo supostamente tenho de ter uma morada registrada para tratar disso tudo. depois internet por exemplo, tenho de ter uma morada ou então net movel. E depois tenho de ver outra coisa porque até quero a minha casa electromagneticamente usulada ah ah ah XD e se meter wireless e outros aparelhos é capaz de não resultar, por exemplo o telemovel não ter rede... XD, eu tenho cada ideia mais maluca XD

6Casa ecologica - ajuda Empty Re: Casa ecologica - ajuda Qui Dez 25, 2014 10:16 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Pois, em relação à legislação também não tenho certeza. Possivelmente precisas de uma licença e do projecto aprovado pelo arquiteto do conselho. Sei que as casas de banho secas precisam dessa licença, mais que isso não sei. Mas uma vez que não precisas de infraestruturas publicas, como os esgotos, electricidade, água,... deve ser facil obter a licença desde que a construção obedeça a certas regras de segurança. (digo eu).

Em relação a essa questão da morada, seu que esta quinta não tem morada, mas ela tem internet. Acho que ela usa aquelas pen's. Depois tem o telemóvel e pronto. A questão do correio podes sempre obter um apartado, acho eu. Mas isso é questão de te informares antes.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

7Casa ecologica - ajuda Empty Re: Casa ecologica - ajuda Dom Dez 28, 2014 1:03 am

Convidado


Convidado

pelo que andei a ver, só se considera habitação se tiver esgotos ou/e electricidade.. e tal e tal e claro que tendo alicerces tem de ter licença... eu tenho a ideia de fazer uma "patio", uma base quadrada onde depois é só colocar os modulos/contentores em cima, onde já tem os tubos para esgotos água e assim, depois coloco os contentores corto e isolo , depois telhado em relva.. painéis solares e talvez um eolica que ando a estudar... ou compro uma, estou a pensar numa vertical que consegue trabalhar com pouco vento... E sendo assim só trato disso que penso que não deve precisar de nada, só mais alguem ir la ver n sei.. pk tipo pagar por um pátio????? , penso que o problema é os tais alicerces que tem de ser vistos para não invadir o terreno do vizinho por exemplo...

8Casa ecologica - ajuda Empty Re: Casa ecologica - ajuda Qua Dez 31, 2014 7:11 pm

greenlove92

greenlove92

Quantos aos químicos, se te referes por exemplo a sabões e produtos de higiene corporal, podes lavar o cabelo com bicarbonato de sódio e vinagre de cidra.
Se quiseres "a receita", depois digo :p
Eu uso e garanto que tou limpinha. XD Até tenho menos borbulhas na cara e tudo.

http://paganismolivre.blogspot.pt

9Casa ecologica - ajuda Empty Re: Casa ecologica - ajuda Qui Jan 01, 2015 8:55 pm

Convidado


Convidado

humm era por ai sim... XD, eu tenho em casa, uso para os dentes, deixa os dentes branquinhos Smile. Depois manda a receita então se não te importares.

10Casa ecologica - ajuda Empty Re: Casa ecologica - ajuda Sex Jan 02, 2015 7:09 pm

greenlove92

greenlove92

Vou criar um post sobre isso à parte, pois acho que pode beneficiar mais pessoas :p E tens de dar a dica sobre lavar os dentes com vinagre!!

PS.: acabei por responder no tópico sobre benefícios do vinagre :p

http://paganismolivre.blogspot.pt

11Casa ecologica - ajuda Empty Re: Casa ecologica - ajuda Dom Jan 04, 2015 2:04 am

Convidado


Convidado

Por acaso nem disse o que era... eu lavo os dentes com bicarbonato de sódio, mas uso pasta de dentes na mesma, o que não me agrada muito porque acredito que o bendito fluor que criaram uma imagem muito bonitinha e tal... ele afeta o sistema nervoso. Já pensei ver se arranjava o pó que o dentífrico tem que acho que é pedra moída mesmo.. e talvez mais alguma coisa... nunca pesquisei a respeito mas deve existir algo...
Mas continuando.. lavo os dentes e depois so meto o pó e esfrego normalmente e os dentes ficam logo mais brancos, mesmo depois de serem limpos com o dentífrico, pelo menos eu noto a diferença, mas tenho os dentes muito amarelos XD

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos