Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

yule 2013

+4
Kwannon
greenlove92
Enarta
Sailor Moon
8 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1yule 2013 Empty yule 2013 Qui Dez 12, 2013 5:46 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Olá pessoal!
Já sabem como vão celebrar o Yule este ano? Alguma sugestão?

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

2yule 2013 Empty Re: yule 2013 Sex Dez 13, 2013 1:37 am

Enarta

Enarta

Hummm, vou deixar que a inspiração me diga quando chegar o momento ^^

3yule 2013 Empty Re: yule 2013 Sex Dez 13, 2013 2:46 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Eu também ainda não sei, mas gostava de fazer alguma coisa. Talvez vá algum ritual daqui, apenas por que sim. Depende da minha disponibilidade e da minha carteira também.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

4yule 2013 Empty Re: yule 2013 Sáb Dez 14, 2013 3:22 pm

greenlove92

greenlove92

Como de costume, não celebro Yule xD Vou celebrar o Natal cristão com os meus pais, com direito a missa e tudo x.x

http://paganismolivre.blogspot.pt

5yule 2013 Empty Re: yule 2013 Dom Dez 15, 2013 6:32 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Oh greenlove não te sintas mal, existe um lado bem pagão no natal como a árvore, a troca de presentes entre outras coisas. Se celebras com a família acabas por estar dentro do espírito apesar de tudo.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

6yule 2013 Empty Re: yule 2013 Seg Dez 16, 2013 10:40 am

Kwannon

Kwannon

Eu faço um misto: no meu íntimo estou embuída do espírito de Yule porque, como disse a Sailor Moon, a árvore e os presentes têm um lado bem pagão. Mas como vou estar em família, sei que o resto das pessoas está a celebrar o Natal, mas não me importo nada com isso, até porque respeito que cada um tenha a sua tradição. Este ano com a barriguita grande não vou procurar fazer grandes rituais e vou centrar-me mesmo no convívio Smile

7yule 2013 Empty Re: yule 2013 Seg Dez 16, 2013 4:15 pm

dadsani



natal dia 25 yule dia 21 ^_^

Vou passar ambos na covilhã. Lá no natal não sei que vai acontecer, depende dos meus pais, mas como nem eles nem eu gostamos do natal, devido a alturas passadas, em que havia sempre pratos a voar feitos frisbie, não deve ser algo muito penosso.

Quanto ao yule, estou a pensar em fazer só uma meditação acerca da época, e fazer uma libação com um chá que hei-de inventar mas que se apropie á data.

8yule 2013 Empty Re: yule 2013 Ter Dez 17, 2013 3:19 pm

Nyam

Nyam

Mas o Natal é pagão, os cristãos é que roubaram-nos a festa, assim como a Pascoa e etc, ou seja, os cristãos fazem e comemoram coisas pagãs sem se aperceberem. A festa de Inverno é Universal, pode haver uma máscara cristã mas é uma festividade e comemoração pagã.  

No outro dia enfeitei um ramo de pinheirinho, há uns anos que não fazia árvore. Ficou giro. O Solstício é dia 21  Smile

9yule 2013 Empty Re: yule 2013 Ter Dez 17, 2013 3:44 pm

dadsani



o natal não é pagão, yule sim. Natal é uma festa roubada/inspirada em várias festividades pagãs, para sobre por o cristianismo, é diferente.

Se formos a falar de roubar, podemos dizer que horus, tal como muitos outros deuses, nasceram dia 25/12

10yule 2013 Empty Re: yule 2013 Ter Dez 17, 2013 7:17 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Oi pessoal, sim natal ou yule o espírito acaba por ser o mesmo. Aliás para quem tiver curiosidade e ainda não tenha visto no filme do Zeitgeist que está num tópico nas conversas geris, está uma explicação do porquê do natal ser a dia 25 e as origens pagãs disso mesmo. Cada um interpreta da forma que mais se identifica.

Dadsani eu também tenho histórias complicadas na época natalícia. Os meus pais separaram-se precisamente na véspera de natal quando eu tinha 7 anos, por isso podes ver. No entanto sempre adorei o natal e a sua árvore (por curiosidade nunca achei piada ao presépio, afinal somos aquilo que somos). Mas isso não me impede de celebrar e sentir a energia e espírito da época. E já que os católicos andam na mesma nessa onda (mesmo não sabendo a origem da sua celebração) porque não aproveitar e estarmos todos em sintonia?

Aliás a maioria dos católicos que conheço são católicos não praticantes (seja lá o que isso quer dizer) por isso celebram o natal porque sim e nem o associam a grande coisa propriamente a não ser a prendas e comida.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

11yule 2013 Empty Re: yule 2013 Sex Dez 20, 2013 2:07 am

Enarta

Enarta

Eu curtia o prepépio mas era por causa da caça ao musgo pelo pinhal alheio adentro ao entardecer ^^

12yule 2013 Empty Re: yule 2013 Sex Dez 20, 2013 10:32 am

hugo quer aprender

hugo quer aprender

pergunta rápida
Como vossos disseram, a troca de prendas e a árvore, são de festividades pagãs, então será que é por isso que os padres e as catequistas dizem, que no natal isso não importa, ou algo desse género?

13yule 2013 Empty Re: yule 2013 Sex Dez 20, 2013 11:13 am

beatrizg



Ola, eu vou celebrar ambos em portugal com a minha familia, sempre adorei esta época  Very Happy Very Happy 

14yule 2013 Empty Re: yule 2013 Sáb Dez 21, 2013 9:14 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Não tenho a certeza Hugo, mas é bem possível. Por exemplo em Espanha existe grande polémica sobre a árvore de natal por causa da sua origem pagã, acho que em Portugal as pessoas nem se apercebem muito bem disso, fazem porque já é hábito e pronto. Houve um Bispo em Portugal (não me perguntes qual que não sei) que incentivou os cristãos a trocarem a árvore de natal por aqueles panos que se põem na janela com a imagem do menino Jesus, mas não explicou o porquê.

Em relação às prendas não sei se é por isso ou se para incentivar as pessoas a pensarem no significado da época e darem menos valor ao consumismo. Visto bem, em Espanha as prendas são trocadas no dia de reis, pois foi quando os reis magos presentearam o menino Jesus. A minha avó sempre se questionou porque é que trocamos prendas no dia de natal e não o fazemos no dia de reis como os espanhóis, porque para ela isso faria mais sentido.

Aliás eu sempre que perguntava o porquê da árvore de natal ninguém me sabia responder, mas era sempre o que eu mais gostava de fazer nesta época.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

15yule 2013 Empty Re: yule 2013 Dom Jan 26, 2014 7:49 pm

Nyam

Nyam

Pessoalmente acho esses pagos que alguns catolicos metem à janela, horrorosos! A árvore é muuuuito mais bonita ^_^

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos semelhantes

-

» Samhain 2013
» Yule
» Ritual de Yule!
» Receita Yule
» Sopa Yule (canja)

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos