Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Handfasting

5 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Handfasting Empty Handfasting Ter Out 22, 2013 11:20 pm

Devin Delamare

Devin Delamare

Não sei se estou propriamente a postar no sítio certo, mas como é uma pergunta, presumo que sim.
Estava a falar com o meu namorado (cristão) sobre casamentos, não porque me pense casar daqui a 2 segundos, mas porque surgiu este tema na minha turma hoje, na universidade. Ele gostava de ter um casamento na igreja, mas como aquilo não me diz nada, tentamos arranjar meio termo. Tendo em conta a psicologia mais básica, nesta situação hipotética, haveria 2 hipóteses:

-Ou o casamento seria feito no registo civil, sem qualquer presença de religião;
-Ou haveria dois casamentos, um de cada religião.

Depois surgiu a dúvida de: pode-se fazer os 2? E em caso de resposta positiva, haverá quem faça handfastings num país como Portugal? No Brasil (ou Inglaterra, ou América, can't remember), acho que sim, mas não tou a ver pessoas a imigrar para casarem, ainda mais se a crise durar mais uns bons anos.

Há alguém que faça o grande obséquio de me explicar isto? Very Happy

http://emonika.blogs.sapo.pt

2Handfasting Empty Re: Handfasting Qua Out 23, 2013 10:16 am

Kwannon

Kwannon

Bem, posso dar o meu contributo/experiência própria Wink
No meu caso e do meu marido, eu sou pagã seguindo mais a vertente da Wicca e Druidismo e o meu marido é...nem sei bem o quê LOL Ele já andou interessado numa vertente que se chama Racionalismo Cristão mas basicamente vai seguindo ideias da cabeça dele que não correspondem bem a nenhuma religião. A minha família é toda católica. Eu parti do princípio que nunca faria uma cerimónia católica e comuniquei isso à minha família (custou um bocadinho a engolirem, mas correu melhor do que pensei). Casámos numa quinta com o conservador do Registo Civil a fazer a "cerimónia", que basicamente foi ler artigos da lei portuguesa e confesso que por culpa de quem o fez aquilo não teve piada nenhuma, mas isso é outra conversa. Assim não melindramos ninguém, ninguém se sentiu ofendido, foi completamente neutro e legal.
Não acho bem nem justo que uma pessoa não-cristã-católica deva fazer a cerimónia cristã. Basicamente têm que se fazer várias "promessas" veladas ou não, do ponto de vista cristão e até os padres podem ser bastante picuinhas. Para mim seria o mesmo que estar a fazer uma jura que à partida já sabia que não ia cumprir. Claro que essa é a minha opinião. O casmaento católico facilita algumas papeladas junto da parte civil, por isso fica mesmo registado. Por estes mesmos motivos, fazer um handfasting ou outra cerimónia pagã quando um dos cônjugues não o é, também não acho justo para a outra parte, pois estaríamos a impôr o nosso ponto de vista. Claro que tive muita pena de não fazer um handfasting mas, quem sabe, se um dia o meu marido resolver embarcar pelo caminho pagão, julgo que o podemos fazer a qualquer altura.
Depois põe-se o facto de quem estaria disposto a celebrar uma cerimónia destas. Sinceramente não sei, mas acho que também varia consoante a corrente do paganismo que a pessoa segue. Se for mais flexível, julgo que um amigo pagão de confiança que saiba o que está a fazer pode celebrá-la, visto que no paganismo em geral as pessoas não são "ordenadas" como os padres cristãos. Provavelmente se seguirem a corrente do Druidismo poderiam perguntar junto da OBOD se alguém estaria disponível para o fazer.

Espero ter ajudado com esta conversa toda! Razz

3Handfasting Empty Re: Handfasting Qua Out 23, 2013 6:50 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Concordo plenamente com a Kwannon e a minha experiência foi bastante idêntica.

Como foi uma cerimónia ao ar livre foi muita mais significativa para mim do que casar numa igreja fria e impessoal.

Claro que podes fazer como a maioria das pessoas faz que casam na igreja mas que nunca vão à missa, apena o fazem porque é tradição ou porque a família quer. No lado pagão pode ser visto como brincadeira pelo teu futuro marido. Digo isto porque o meu marido via um pouco assim no início, uma vez partiu-se a rir em pleno ritual de Samhain o que me irritou à brava. Agora já se comporta e apenas no Samhain que celebramos juntos. Mas isso tudo depende

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

4Handfasting Empty Re: Handfasting Qua Out 23, 2013 8:45 pm

Devin Delamare

Devin Delamare

Acho que seria realmente melhor o casamento pelo registo, sem influencia de religião nenhuma, mas, por exemplo, o meu namorado disse logo que se assim fosse, levava uma imagem de Cristo e escarrapachava-a a nossa frente, coisa que também não acho justo. É bastante complicado este género de coisas. Por exemplo, hoje veio a baila o assunto da educação dos filhos quando os pais são de religiões diferentes. Nesse aspecto tenho a opinião bem assente. Não se ensina nada (ensinar duas teologias diferentes ia confundir a criaturinha, que na volta na altura nem sabe quanto é 2+2, quanto mais coisas deste género), e mais tarde "escolhe".

http://emonika.blogs.sapo.pt

5Handfasting Empty Re: Handfasting Qui Out 24, 2013 3:58 pm

dadsani



Saltando respostas - que perdão peço - mas estou atrasado

Não há problema nenhum nos dois casamentos, desde que haja respeito.
A questão é que vais ter de pensar em umas quantas coisas que eu não pensei quando me casei, visto que meu marido é ateu...

1 - Qual a cerimonia que será realizada primeiro? e porquê? porque não ao contrário? (eu deixaria o pagão para ultimo, visto que (se fosse mulher) o casamento é muito mais significativo do que para homens, (embora não deixe de ter significado! não me entrepretem mal!)

2 - qual o padre e qual o Sacerdote/sacerdotiza? queres mesmo uma sacerdote(iza) ou pode ser uma pessoa com que te des bem e seja wiccan? Queres fazer tu a cerimónia pagã, sendo tu mesma a sacerdotiza? Qual a deusa e o Deus do casamento (aqueles que serão mais evocados e invocados durante o casamento)? e porque não chamar só uma deusa, visto que já têem o cristão (seguindo a linha de raciocinio que muitos wiccan acreditam --> "todos os deuses são um deus e todas as deusas a Deusa")?

3 - como os convidados reagiriam?

4- e o copo de água? seria cristão ou pagã? (isso tem a ver tambem com o orçamento hihihihihhihi Razz )

e como disse estou com pressa... qualquer coisa escreve ou manda msg no facebook, pois como já me casei posso tentar ajudar com mais alguma duvida que tenhas! ou mete aqui mesmo ^-^

Sith, Soillsen agud Gràdh
Ignis Morfran Veneficus

6Handfasting Empty Re: Handfasting Qui Out 24, 2013 8:22 pm

Devin Delamare

Devin Delamare

Isto foi uma situação hipotética dadsani XD mas, como falaste em copo de agua, num casamento pagão, teria mais lógica o copo de água ser pagão também. Eu não teria problemas de ser uma pessoa wiccan com que me desse bem a realizar o handfasting, mas teria de ser alguém com quem tivesse confiança. Os convidados, lamento imenso, e isto é a minha opinião, (porque eu nesse aspecto sou um bocado pão-pão, queijo-queijo, não me interpretes mal XD), se eles gostam realmente de mim, não é pela diferença religiosa que deixariam de ir. Por exemplo, a minha melhor amiga é Testemunha de Jeová, e ela não deixaria de ir ao handfasting a mesma, por saber que seria importante para mim. A cerimónia primeiro, isso logo se veria XD

Caredo, parece mesmo que me vou casar XD isto é hipotético gente XD

http://emonika.blogs.sapo.pt

7Handfasting Empty Re: Handfasting Seg Out 28, 2013 5:24 pm

dadsani



Se era hipotético ou não, sei que se te lembras-te do assunto é porque queres casar, logo vai em frante mulher! Razz

E acho que, se fores fazer os dois casamentos, deves ter cuidado no copo de água, ou fazer uma junção dos dois! tipo: metes alguma comida e isso (como no cirstão) mas os convidados tambem levavam um pequeno bolo e sumo/vinho, como no pagão!

e sim, acho que se gostam mesmo de ti, iam ^-^

Sith, Soilssen agus Gràdh
David Amaro

8Handfasting Empty Re: Handfasting Seg Out 28, 2013 6:30 pm

Devin Delamare

Devin Delamare

Homem, o assunto surgiu numa aula na universidade XD quem sabe um dia me caso, mas de certeza não é agora XD não depois da confusão que foi (e ainda é) a minha vida, e não sem ter certezas que devo XD

http://emonika.blogs.sapo.pt

9Handfasting Empty Re: Handfasting Ter Out 29, 2013 5:16 pm

dadsani



rsrsrsr pensei que depois de ter surgido tu tinhas falado com ele para se casarem rsrssrs

10Handfasting Empty Re: Handfasting Qua Out 30, 2013 8:03 pm

Devin Delamare

Devin Delamare

Não XD falei do género "como seria se" XD porque, já se sabe, religiões diferentes é complicado...mas ele, apesar de cristão, tem uma visão um bocado própria sobre o que está acima de nós, e isso facilita =)

http://emonika.blogs.sapo.pt

11Handfasting Empty Re: Handfasting Sáb Ago 09, 2014 11:46 am

Hugin&Munin

Hugin&Munin

Eu estou num problema semelhante e o que já originou alguns problemas, mesmo antes de ser pagão era ateísta, mas agora que encontrei o paganismo nórdico os problemas voltaram com mais força, a minha namorada que é cristã gostaria de casar pela igreja, claro que a quero ver feliz por isso desde o principio aceitei, mas ela não acha que essa assim tão simples pois eu não acredito no Deus dela.

Em parte percebo a sua preocupação, mas a minha maneira de ver é que ao olhos do Deus dela estou a prometer proteger, cuidar e ama-la tal como o fazemos quando pedimos a mão de uma filha ao seu pai, não são promessas vazias, porque na minha vertente pagã promessas vazias é a pior desonra que alguém pode dar a si mesmo.

Contudo, aceitamos casar pelo registo, e quem sabe talvez um dia pela igreja

12Handfasting Empty Re: Handfasting Sáb Ago 09, 2014 9:53 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Percebo o teu ponto Hugin&Munin, aliás para mim não existe propriamente um Deus pagão, um Deus católico, um Deus muçulmano, são tudo variantes do Grande Espírito. E claro, deves prometer aquilo que sentes realmente, porque se assim não for não tem fundamento. Daí a minha irritação com os casamentos católicos uma vez que exigem um conjunto de regras que ninguém cumpre: casar virgem, não usar contraceptivos, ter relações apenas para procriar. Ora se ninguém o faz, porque vão lá fazer os seus votos? Acaba por ser uma questão delicada.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos