Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Wicca - não discrimina

+4
Kwannon
Sailor Moon
Aredhel
dadsani
8 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Wicca - não discrimina Empty Wicca - não discrimina Ter Nov 06, 2012 6:38 pm

dadsani



A wicca como sabem é uma religião Politeista Dualista Xamanica ou seja, uma religião que acredita em vários deuses e deusas, dualista porque acredita que as deidades têm também seu lado "mau" quando é necessário e xamanica porque embora seja com raizes celtas tem muitas influencias xamanicas (introduzidas com a diaspora do norte da europa).
Mas muitos largam esta crença pois fala muito acerca de deusa, junção com o deus, fertilidade, até parece que discriminam os gay's e bi's, e eu como bisexual também me senti muito tocado com isso até que Sailor me falou que não tinha mal e era porcausa das raizes celtas, mas que já não importava, até que um dia um amigo meu (quem me mostrou este Caminho)me deu um link da wikipédia que dizia
"
Não existe nenhum dogma moral ou código ético universalmente seguido pelos wiccanos de todas as tradições, no entanto a maioria segue um código conhecido como a Wiccan Rede que afirma "sem ninguém prejudicar faz o que tu quiseres". Geralmente, essa frase é interpretada como uma declaração de liberdade para atuar na vida, juntamente com a necessidade de assumir a responsabilidade por aquilo que resulta de nossas ações e minimiza danos a si mesmo e aos outros.[84] Outro elemento típico da moralidade wiccana é a Lei Tríplice que diz que qualquer ação malévola ou benéfica retornará ao autor três vezes mais forte, ou com igual força a nível do corpo, da mente e do espírito.[85] Tanto a Rede como a Lei Tríplice foram introduzidas no Ofício por Gerald Gardner e posteriormente adotadas pelas outras tradições.

Muitos wiccanos também procuram cultivar um conjunto de oito virtudes mencionadas na Carga da Deusa de Doreen Valiente,[86] que são: alegria, reverência, honra, humildade, força, beleza, poder e compaixão. No poema de Valiente, eles são ordenados em pares de opostos complementares, reflectindo uma dualismo que é comum em toda a filosofia da Wicca. Quanto à sexualidade, embora Gerald Gardner tivesse demonstrado uma aversão à homossexualidade, alegando que ela derrubasse a "maldição da deusa",[87] agora ela é geralmente aceita em todas as tradições da Wicca, e até mesmo alguns grupos como a Irmandade Minoan elaboram sua filosofia em torno dela,[88] e certas figuras primordiais da Wicca, como Alex Sanders e Eddie Buczynski, sendo declaradamente homossexuais ou bissexuais.
"
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wicca#Moralidade´

E aí eu fiquei contente, não sei se os administradores gostarão de eu estar a postar tanto sem perguntar se posso, mas são temas que me estão a vir á cabeça logo não se importaram (sem contar que qualquer pagãp deve saber que todos somos humanos, não importa se somos ou não doutra sexualidade/dogma et cetera)

Espero que esteja esclarecido isto e que tudo neste forum seja feito por bem sem magoar ninguem, assim seja!

2Wicca - não discrimina Empty Re: Wicca - não discrimina Ter Nov 06, 2012 9:14 pm

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Olha David, o teu texto me comoveu. Que eu saiba, se alguém que se diz ser pagã / pagão, wicca ou que quer que seja e te tenha ofendido, por causa da tua orientação sexual, é um perfeito burro, idiota e preconceituoso, que não sabe do que está para ali a falar. A presença do deus está presente em todas as religiões, na celta (que é a que estou mais familiarizada) o deus cornífero é tão importante como a deusa. E acho piada, porque antigamente eram feitas inúmeras orgias e não importava para nada se era homem com homem ou mulher com homem.
Há uma deusa celta chamada Ianellus em que se faziam orgias à noite em honra dela, no dia 21 de dezembro. Sexo com homens, com mulheres, homens com homens, mulheres com mulheres.
Isso faz-me lembrar a lenga-lenga de que a mulher é que é boa, porque é que a que fica grávida. É tão estúpido e primitivo como estas religiões de hoje em dia, que mete a mulher abaixo do homem.
E olha, caga para o que dizem.
As pessoas deviam de dar menos importância à sexualidade dos outros e pensar mais em coisas realmente importantes para o bem da humanidade.

E sinceramente, eu admiro todas as orientações sexuais, é fantástico, a Natureza sabe o que faz. Há pessoas heteros que têm filhos e depois os abandonam, os homossexuais equilibram o planeta completamente. E os bissexuais é a orientação sexual mais natural que já vi neste planeta. Na natureza, vejo mais bissexualidade que homossexualidade e hetero.
E depois ainda acho piada aquelas pessoas que dizem que a homossexualidade e a bissexualidade é uma doença moderna e actual, quando até na Grécia antiga e em Roma a homossexualidade era venerada, era algo dos deuses. 2 corpos de homens unidos, era a arte e a perfeição. Enfim, viva ao amor livre e sem preconceitos. Amor é amor, seja homem com homem, mulher com mulher, mulher com homem. No fundo até somos todos bissexuais, sabe-se lá do que é de nós no futuro. Sabe-se lá se n nos apaixonaremos por alguém do mesmo sexo.
Nunca senti nenhuma atracção por mulheres, mas se conhecesse a Ellen Degeneres n sei n hihi lol! é sexy! xD

Aqui está a deusa celta que escrevi no texto, a que faziam orgias em nome dela : http://pt.wikipedia.org/wiki/Ianellus

E viva ao amor livre e sem preconceito! Assim emana esta Natureza linda, só mesmo o homem para julgar o homem por ter relações sexuais com o vizinho do mesmo sexo! Quando é um cãozinho a ir a outro cãozinho, ninguém quer saber.

Ai... as pessoas complicam demasiado aquilo que é mais simples e mais natural, o amor.

E depois inventam com arrogâncias e amarguras, essas pessoas sabem lá o que é paganismo.

3Wicca - não discrimina Empty Re: Wicca - não discrimina Qua Nov 07, 2012 12:14 am

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Este é um tema realmente muito forte e que gera muita polémica. Lembro-me de termos falado neste assunto e do teu receito de não ser aceite pela comunidade pagã devido à tua orientação, já que se falava tanto na união do Deus e Deusa como algo exclusivo. Fico feliz por te ter descansado sobre o assunto, mas como sabes e deves perceber não te posso proteger de todo o preconceito existente, até mesmo por pessoas que se denominam pagãs.

Ainda assim, e como Kyoko referiu e muito bem, existem vários rituais pagãos bastante antigos onde não existe este preconceito e onde tudo era encarado como natural (o que de facto o é). A propria religião pagã é aberta neste tema e aceita o Homem por aquilo que ele é, achando algo natural e humano o seu desejo sexual seja qual for o sexo do seu parceiro(s). Apenas ainda existem muitos preconceitos na sociedade, muitos deles graças à grande contribuição da igreja católica que demonizava este tipo de actos (e depois temos padres pedófilos, mas enfim), mas acredito que aos poucos a homossexualidade e a bissexualidade irão voltar a ser vistas como algo natural, como nunca devia ter deixado de ser.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

4Wicca - não discrimina Empty Re: Wicca - não discrimina Qua Nov 07, 2012 9:09 am

dadsani



As vossas respostas tocaram-me imenso!
TÊm ambas razão!
Agradeço pelo nome da deusa XD eu adoro saber nomes de deuses e deusas (mas não sei porque tenho grande afinidade com a mitologia egipcia)
Não sei quem é essa mulher kyoko, mas sei que tens bom gosto ^^
Quanto a proteção, tu ensinaste-me, agora eu formei minhas defesas, a proteção é boa mas junta com a minha defesa já nada me causa trantorno (acerca do assunto)

Agradeço, e para ser franco, até tive receio de postar pois não tinha falado acerca do assunto convosco mas pensei que era assunto muito importante, porque se desde o principio isto fosse esclarecido, muitas pessoas se sentiriam mais á vontade

5Wicca - não discrimina Empty Re: Wicca - não discrimina Qua Nov 07, 2012 10:53 am

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Às vezes, até acho que isso da deusa e do deus, não é no sentido "terra a terra" da coisa. Acho que poderá ter a ver com uma energia feminina e uma masculina, tipo isso? Ou um sentido metafórico da criação, mas nunca li nem vi nada que seja prejurativo para a homossexualidade e bissexualidade. Simplesmente fala na criação e nos ciclos de forma metafórica? Tal como a biblia ou qualquer outro livro religioso, se for interpretada de forma "letra a letra", irá haver preconceitos e regrinhas em todo o lado. E se existir reencarnação (por exemplo) deita abaixo qualquer pensamento contra-homossexualidade ou contra-bissexualidade e só faz dos pagãos que descriminam os outros, um pouco limitados e retrógados. Cada alma pode ter uma energia em maior abundância, quem sabe, masculina ou feminina. E na bissexualidade, até pode ter ambos, quem sabe. Limitarmo-nos a julgar o outro, sem saber a verdade das coisas, é arrogância pura.

Por isso força Dadsani, seja com mulheres ou com homens, sê é feliz. Duvido que qualquer entidade espiritual, ou deus ou deusa, se for realmente completa de bondade, vai querer é que toda a gente seja feliz e viva a vida de forma simples e natural.

6Wicca - não discrimina Empty Re: Wicca - não discrimina Qua Nov 07, 2012 2:08 pm

dadsani



Ty

7Wicca - não discrimina Empty Re: Wicca - não discrimina Qua Nov 07, 2012 2:41 pm

Kwannon

Kwannon

Eu gostei bastante do teu post e concordo com as observações que foram feitas a seguir. É suposto as mentalidades evoluírem e as pessoas deixarem de perder tempo com preconceitos.
Mas também gostei porque, apesar de ser wiccan há muito tempo, é sempre bom revermos tudo escrito direitinho como tu fizeste, sobre as dualidades, o Wiccan Rede e as oito virtudes. Nunca é demais relembrar Wink

8Wicca - não discrimina Empty Re: Wicca - não discrimina Qua Nov 07, 2012 2:43 pm

dadsani



Ty, ainda bem que gostaram, eu esforcei-me (como em tudo o que faço)

9Wicca - não discrimina Empty Re: Wicca - não discrimina Qua Nov 07, 2012 9:19 pm

Khaepryla

Khaepryla

E tambem sou bisexual dadsani. Os meus parabens pelo post, embora tenha uma critica construtiva a fazer: nao gosto muito de citar a wikipedia. Nao acho que seja "cientifico" ou objectivo o suficiente para se considerar uma boa fonte. Contudo eu sei do esforco que fizes te e qual foi a tua intencao. Infelizmente ja kardec fazia questao de amitir que havia dois tipos de espiritistas: os charlatoes e os que realmente se interessavam pela arte, pelo estudo. Ora e da minha opiniao que quem seja algo (pagao ou nao) devia ter a sabedoria para nem se quer fazer a figura estupida de diferenciar sexos. Apesar de teres citado wicca, ha muitas e muitas outras religioes e filosofias de vida que referem a dualidade. E e tao antigo como o ser humano comer e cagar (desculpem a linguagem mas irrita me o preconceito)

10Wicca - não discrimina Empty Re: Wicca - não discrimina Qua Nov 07, 2012 9:26 pm

LadyFeluryan

LadyFeluryan

Não sou bisexual mas também me irrita esses preconceitos das outras pessoas são idiotas simplesmente...

11Wicca - não discrimina Empty Re: Wicca - não discrimina Sex Nov 09, 2012 10:09 am

dadsani



Khaepryla : obrigado pela dica acerca da wikipédia, eu sei, mas na ausensia de tempo faço o que tenho a certeza que vai dar ou seja wiki....

mais uma coisa que hoje encontrei (andava á procura de quais as flautas que Sic Steve (omnia) toca e encontrei um blogue que falava acerca de várias coisas menos o que eu queria mas naveguei por lá um pouco e encontrei o seguinte:

http://bruxasevampyros.blogspot.pt/2012/05/antinoo-antinous-o-deus-dos-homosexuais.html

espero que gostem, ainda só li a primeira parte mas publico já antes que me esqueça, pois ando com má memória, sei que tinha de por aqui no forum algo e não me lembro do quê....

12Wicca - não discrimina Empty Re: Wicca - não discrimina Sáb Jul 27, 2013 12:28 am

MissElphie

MissElphie

Bem... dadsani, permite-me só corrigir uns erros no teu post inicial...

"A wicca como sabem é uma religião Politeista Dualista Xamanica ou seja, uma religião que acredita em vários deuses e deusas, dualista porque acredita que as deidades têm também seu lado "mau" quando é necessário e xamanica porque embora seja com raizes celtas tem muitas influencias xamanicas (introduzidas com a diaspora do norte da europa)."

A Wicca é uma religião duoteísta. Ou seja, possuí DUAS divindades principais, uma feminina e uma masculina.
E as suas influências xâmanicas e celtas, não são pelos motivos que afirmas. Vale recordar que a Wicca é uma religião criada nos anos 50 do século XX por Gardner, após este ter feito uma viagem pelo Mundo inteiro (nomeadamente Madeira, África, América do Sul, Ásia e pela Europa toda) e foi graças ao conhecimento que ele obteve em todas estas zonas que construiu a Wicca, associado ao conhecimento adquirido de grupos tradicionalistas que se encontravam na Inglaterra. A Wicca não tem, directamente, influências celtas nem nada do género. Tanto que, esse aspecto da Roda do Ano ser semelhante a práticas celtas, vem da Margaret Murray que, mais tarde, veio a saber-se que o seu estudo não era 100% correcto em termos históricos. Existe coincidências sim, mas não é certo dizer que a Wicca possui influências celtas (porque, como poderás constatar, nem todos os rituais da Roda do Ano, por exemplo, são de origem celta, pelo contrário).

--

Quanto ao tema do tópico, não existe nada na Wicca que impeça relações homossexuais. Existe, claro, tradições que não permitem relações sexuais homossexuais em ritos, mas isso é dentro das suas específicas tradições e covens, com as suas regras, como é o caso da Wicca Tradicional.

Mas enquanto relação pessoal, entre duas pessoas, não existe grande impedimento e quando este existe, parte dos Sacerdotes e Sacerdotisas existentes no coven (No campo da Wicca Tradicional, dado que esta é a mais rígida). Na Wicca Moderna não existe qualquer tipo de impedimento.

Agora...

Não vamos misturar alhos com bugalhos. A Wicca e o Paganismo são parecidos, mas não são a mesma coisa!

E digo isto porque estou a ver aqui algumas misturas.
A Wicca é um ramo específico do Paganismo.

Imaginem uma árvore. O Paganismo é o tronco e a Wicca é um dos milhares de ramos...

Não podemos generalizar, dizendo que os pagãos são todos wiccanos, porque, como é claro, isso não acontece. Vale sempre a pena reforçar este pensamento, para que não haja confusões. A Wicca possui um estrutura específica, não é uma "salada mística" como se costuma dizer. Mas, claro que, nesta estrutura não existe nada concreto que impeça as relações homossexuais, excepto em alguns covens mais fechados...

Espero não ter ofendido ninguém, caso o tenha feito, desde já as minhas desculpas.

#Edit - E como alguém já falou, a Wikipédia não é uma fonte credível. É necessário ter cuidado com as fontes que se consulta, dado que qualquer pessoa pode escrever algo na Internet. Sentido crítico é extremamente importante.

http://www.caminhomagico.net

13Wicca - não discrimina Empty Re: Wicca - não discrimina Sáb Jul 27, 2013 5:53 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

MissElphie é claro que não ofendeste ninguém a tua precisam dos factos é sempre bem vinda. Não sei se foi na minha resposta que sentiste essa mistura de Wicca e Paganismo, mas apenas para te dizer que concordo com o que disseste (eu mesma farto-me de dizer o mesmo em que a wicca é uma vertente do paganismo) mas por vezes assumo que isso já é facto adquirido e acabo por falar no geral, pois no que toca a este tema, tanto dá para a wicca, como para outras vertentes do paganismo.

Apenas para te alertar que é provável que encontres outras respostas do género porque acho que ninguém aqui esse conhecimento tão enraizado da wicca como tu, talvez porque nenhum de nós se considera 100% wicca e aqueles que se consideram estão muito no inicio. Desde já peço que tenhas paciência connosco nesse campo (missbone67)

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

14Wicca - não discrimina Empty Re: Wicca - não discrimina Sáb Jul 27, 2013 9:20 pm

MissElphie

MissElphie

Eu não tenho assim tanto conhecimento na Wicca quanto isso, apenas estudo à um bom tempo e prontos, vai-se conhecendo. Mas claro, não te preocupes ^.^ Estamos todos cá para aprender ora essa! Smile

http://www.caminhomagico.net

15Wicca - não discrimina Empty Re: Wicca - não discrimina Seg Jul 29, 2013 12:39 am

Moacir N. B.



NÃO SEJAS MODESTA MISS

16Wicca - não discrimina Empty Re: Wicca - não discrimina Seg Jul 29, 2013 1:10 am

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Lembro-me de me cruzar contigo quando comecei a minha prática (apesar de já conhecer a wicca à vários anos, mas não muito a fundo). Na altura percebi que eras muito estudiosa e que seguias a coisa à risca se é que me entendes. Eu acabei por seguir mais a intuição e geralmente quando falo, falo sobre a forma como vejo as coisas e não me preocupo muito com os factos históricos. Claro que tento sempre frisar isso, que os meus comentários têm por base a minha opinião e vale aquilo que vale. Por isso te disse para teres paciência, porque todos nós aqui no fórum temos um pouco de tendência para isso. (6587) 

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

17Wicca - não discrimina Empty Re: Wicca - não discrimina Ter Jul 30, 2013 2:02 am

MissElphie

MissElphie

Claro, eu compreendo perfeitamente. Eu foco-me muito na parte histórica e nos factos concretos porque já estive em muitas discussões e debates e isso acaba por ser importante (e como estudante de História, não se podia esperar outra coisa)... Smile

http://www.caminhomagico.net

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos