Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️

Participe do fórum, é rápido e fácil

Forum Mundo Verde
Bem-vindo(a) ao fórum! ஃ Forum para amantes da Natureza, pagãos, wiccans e curiosos ஃ Participa! ☺️
Forum Mundo Verde
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Esbats e a lua

5 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Esbats e a lua Empty Esbats e a lua Qua Nov 21, 2012 2:58 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Ora já que o tema foi levantado noutro tópico porque não falar aqui um pouco sobre Esbats. Eu vou falar por conhecimento meu, por isso sintam-se à vontade para contestarem ou acrescentar mais informação.

Existem 13 Esbats por ano que correspondem às luas cheias. Enquanto que o Sabats estão ligados à roda do ano e mais voltados para o Deus, os Esbats são uma celebração mais voltada para a Deusa, que atinge o auge do seu poder nas luas cheias. Essa é um altura de veneração assim como de trabalhos mágicos já que a lua tem grande influênca nos feitiços. Existem um sem número de formas diferentes de celebrar os Esbats. Por exemplo, no caso da meditação pela paz faz sentido ser na lua cheia, uma vez que é na altura que a lua está mais poderosa e nos ajuda a atingir mais facilmente os nossos objectivos.

No entanto devemos estar atentos a todas as fases da lua pois ela nos ajuda e orienta no dia a dia.
A lua nova (quando a lua começa a crescer mas ainda não está em quarto crescente) é altura para inícios e novos projectos.
Quarto crescente é dedicado ao crescimento, de projectos, de relações...
Lua cheia é o auge, a maturidade, o máximo do poder da lua, que nos pode ajudar de várias formas com a sua imensa energia
Quarto minguante é uma altura de libertação, de fazer cortes com aquilo que já não nos ajuda, uma altura de limpeza
Lua negra (que corresponde aos três dias antes da lua nova) é uma fase de introspecção, assim como a lua que não mostra a sua face, nós devemos também olhar para dentro de nós, libertar o que ainda há para libertar e ponderar nos novos projectos que devem ser iniciados na lua nova.

Sendo a Lua um simbolo do feminino, algumas mulheres guiam-se pela sua menstruação e a fase da lua. Ou seja se a menstruação corresponder na fase do quarto crescente é porque estamos numa altura de crescimento, de fazer acontecer. Se por acaso for em quarto minguante é porque necessitamos de nos purificar, de nos livrar da nossa carga. Quando a menstruação calha com a lua cheia, é uma mistura explosiva, porque ao contrário do que é defendido em outras culturas, a menstruação é uma altura de grande poder feminino, logo conjugado com a altura de grande poder da lua já podem imaginar. Qualquer feitiço nessas circunstâncias tem uma grande probabilidade de funcionar.

A forma como a lua nos afecta sempre foi algo que me fascinou e é muito fácil pensar nas fases da lua com os ensinamentos dos antigos. Plantar em quarto crescente, podar em quarto minguante,... tudo isto tem a sua lógica e a sua ciência.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

2Esbats e a lua Empty Re: Esbats e a lua Qua Nov 21, 2012 6:10 pm

dadsani



Azar!!!!!! Logo hoje que deixei a pen em casa.... Tenho serca de 2-3 livros a falar da lua (não são completamente da lua, logico) era publicalos no mediafire e po-lo aqui! quando puder e se me lembrar porei!

3Esbats e a lua Empty Re: Esbats e a lua Qui Nov 22, 2012 10:04 am

Kwannon

Kwannon

E há ainda a Lua Azul! Segundo algumas opiniões, não é mais especial que qualquer outra Lua Cheia, segundo outras, é ainda mais mágica. A Lua Azul é quando existe uma segunda Lua Cheia no mesmo mês. Acaba por ser uma prova de como o nosso calendário está desajustado.

4Esbats e a lua Empty Re: Esbats e a lua Qui Nov 22, 2012 3:33 pm

Aredhel

Aredhel
Admin
Admin

Isso da menstruação e as fases da lua, deixou-me de boca aberta. Por acaso, cientificamente está mais que comprovado que a lua influencia a mulher sim e a sua menstruação. Mas este texto que criaste Sailor, deixou-me mais curiosa em relação aos Esbaths, vou ver se aprofundo ainda mais este tema.
Isso das plantas é bem verdade, fora as superstições que antigos diziam e que ainda hoje bate certo. A Lua influencia muito a vida no planeta terra

5Esbats e a lua Empty Re: Esbats e a lua Qui Nov 22, 2012 4:00 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Tens razão Kwannon, apenas não mencionei a lua azul porque é algo que acontece de 2 em 2 anos mais ou menos e não mensalmente. Se é mais poderosa ou não, não sei, apenas sei que fiz um ritual nesta ultima lua azul (que foi em Agosto) e que o resultado deixo-me de boca aberta. Mas possivelmente poderia ter funcinado da mesma forma noutra lua cheia.

@Kyoko sem dúvida que a lua influência-nos muitos. A questão das plantas faz bastante sentido e não é superstição. Por exemplo deve-se plantar no quarto crescente porque quando plantas uma semente ela precisa de luz para se desenvolver melhor, logo se plantas em quarto crescente durante o dia tens a luz do sol e à noite tens a lua que já tá a crescer logo com mais luz, e essa luz mantem-se até ao quarto minguante quando a semente já está em progresso. Quando cortas algo (como nas podas por exemplo) se o fazes em quarto minguante vais entrar num periodo mais escuro o que permite à planta não se desenvolver tanto e atrasar o crescimento que é o que se pretende com as podas.

Também dizem que o mesmo funciona para as unhas e cabelo. Se querem um crescimento mais rápido cortem em quarto crescente, se pelo contrário querem um crescimento mais lento, cortem em minguante. Posso dizer que realmente nas minhas unhas noto alguma diferença no tempo de crescimento, agora o meu cabelo é cortado uma vez por acaso e nem ligo a isso.

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

6Esbats e a lua Empty Re: Esbats e a lua Sáb Jul 27, 2013 1:18 am

Moacir N. B.



Kwannon escreveu:E há ainda a Lua Azul! Segundo algumas opiniões, não é mais especial que qualquer outra Lua Cheia, segundo outras, é ainda mais mágica. A Lua Azul é quando existe uma segunda Lua Cheia no mesmo mês. Acaba por ser uma prova de como o nosso calendário está desajustado.

ADOREI ESTE COMENTÁRIO, eu defendo que a Lua Cheia não é assim tão importante como as pessoas estão a querer fazer parecer agora

7Esbats e a lua Empty Re: Esbats e a lua Qui Ago 01, 2013 4:37 pm

Kwannon

Kwannon

Obrigada Moacir, mas eu não disse que a Lua Cheia não é importante, simplesmente mencionei que algumas pessoas não dão grande significado à Lua Azul, encarando-a simplesmente como uma Lua Cheia normal. A LUa Cheia é importante para mim do pornto de vista simbólico e também pela forma como se reflecte nos nossos corpos (se bem que isso acontece também com as outras fases da Lua, de diferentes maneiras).

8Esbats e a lua Empty Re: Esbats e a lua Qui Ago 01, 2013 9:38 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

Concordo contigo Kwannon, a lua cheia é extremamente importante pelo seu poder, sem dúvida. Agora se a lua azul tem poder extra ou não, bem sinceramente não sei. Lembro-me que celebrei a última lua azul com bastante vigor, mas creio que, como o Moacir disse, foi um pouco de influência do pessoal que andava todo a falar nisso. Ainda assim costume sempre celebrar a lua cheia, bem mais que os Sabbats.

O que sentem vocês? Acham que a lua azul tem energia extra ou a lua cheia já é por si só o máximo do poder feminino?

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

9Esbats e a lua Empty Re: Esbats e a lua Sex Ago 02, 2013 1:26 pm

Moacir N. B.



Peço desculpa mas foi erro meu xD eu queria dizer Lua Azul e não Lua Cheia naquele comentário

Eu não acho que a Lua Azul tenha mais poder '-'

10Esbats e a lua Empty Re: Esbats e a lua Sex Ago 02, 2013 4:39 pm

Kwannon

Kwannon

Ah ok. Nesse caso há muita gente a partilhar dessa opinião Wink

11Esbats e a lua Empty Re: Esbats e a lua Sex Ago 02, 2013 9:45 pm

Sailor Moon

Sailor Moon
Admin
Admin

LOL Moacir, tu escreveste lua cheia mas eu também li lua azul. Acho que estamos em sintonia de ideias. (6587) 

http://unicorniodadeusa.blogspot.co.uk/

12Esbats e a lua Empty Re: Esbats e a lua Seg Ago 05, 2013 1:07 pm

Kwannon

Kwannon

Por acaso eu pessoalmente não acho que a Lua Azul tenha algum poder extra pois, tal como disse da primeira vez, reflecte apenas um desajustamento do nosso calendário Wink

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos